Você sabe como utilizar de indicadores de qualidade para melhorar sua franquia?

É imprescritível saber o nível da qualidade do que está oferecendo, não é mesmo?! E para saber sobre isso, é preciso uma boa análise de todo um processo, desde a criação até as vendas. Para te ajudar nesse aspecto, hoje iremos falar sobre Indicadores de Qualidade!

O que você irá encontrar neste artigo:

O que são indicadores de qualidade?

Conhecido no ramo empresarial, os indicadores de qualidade são instrumentos de acompanhamento e medição. Conhecidos por deixar evidente o desempenho de uma organização, e de forma simples, eles servem para apresentar como estão os resultados de uma instituição ou produto. Vale ressaltar que os indicadores de qualidade são chamados de KPIS (Key Performance Indicator). 

Seu papel é muito importante para qualquer empresa, pois é extremamente relevante saber como está a qualidade do que você está oferecendo para o público. Desta forma, o negócio poderá analisar como está sua situação e saber as melhores formas de seguir em frente, indiferente de haver problemas ou não.

A função dos indicadores de qualidade é aprofundar-se sobre algo e analisar diversos aspectos dele. Por exemplo, com ele será possível compreender todo o trajeto de um processo de expansão, apontando onde estão as falhas, as dúvidas que dos possíveis compradores, entre outros. Isso tudo ocasionando numa facilidade de entendimento para os empresários, que irão passar a pensar em novas formas de otimização do ciclo.

Como são produtos com inúmeras funções, os indicadores de qualidade conseguem apresentar diversos resultados positivos. Assim como, também podem ser utilizados em qualquer setor ou segmento de uma empresa. Veja algumas de suas principais funções:

  • Apresentar o que é um crítico;
  • Determinar o que precisará ser medido;
  • Identificar e apontar problemas;
  • Acompanhar resultados;
  • Otimizar nas ações que serão tomadas.

Essas são apenas algumas funções dos indicadores de qualidade, e de modo mais simples, eles buscam ajudar além do encontro dos problemas, nas soluções.

Conheça 5 indicadores de qualidade para sua franquia

Existem muitos indicadores de qualidade que podem ser utilizados dentro de um negócio, e buscando apresentar o melhor para você, nós separamos uma lista com 5 deles:

1 – Indicador de Eficácia

Começando pelo indicador de eficácia, ele possui a missão de explicar se houve ou não sucesso no que estava sendo almejado como objetivo. Medindo o resultado que a produção obteve, contudo, não foca na questão de gastos, e sim no produto e resultados. 

Basicamente, sua principal observação é a satisfação dos clientes com o oferecido. Levando-se em conta fatores como, reclamações, feedbacks positivos, tempo de duração do produto, entre outros. Uma boa opção é também aplicar pesquisas de satisfação.

2 – Indicador de Eficiência

Responsável por medir a produtividade, este indicador de qualidade busca medir como está a utilização dos recursos da empresa para produção dos produtos. Analisa então, o nível de produção dos colaboradores responsáveis, e todos os demais aspectos ligados a mão de obra.

Esse indicador afeta diretamente o resultado, já que durante o processo já será identificado problemas, quais serão trabalhados para mudar o resultado final sem causar gastos. Além que eles focam principalmente na redução de danos para a instituição.

3 – Indicador de Efetividade

Basicamente, ele irá ser o responsável por medir se as metas do produto foram alcançadas, baseando inclusive nos resultados dos indicadores eficácia e eficiência.  De forma resumida, ele irá responder sobre questões ligadas os benefícios obtidos.

Ele irá revelar dentre os seus resultados itens como: o produto gerou lucro? o projeto resultou no aumento da produção dos colaboradores? o cliente está satisfeito com o que foi lhe entregue?

4 – Indicador de Atendimento

Saber como está o atendimento do seu negócio diante do público é essencial para as vendas, você concorda? Então, é preciso medir como ele está sendo feito também. Utilizando do indicador de atendimento, é possível descobrir como está esse aspecto tão importante. Além de perceber a satisfação dos clientes, e as chances dele divulgar e recomendar sua empresa.

5 – Indicador de Segurança

Considerado um dos mais relevantes, o indicador de segurança possui como missão averiguar se o produto apresenta possíveis riscos à saúde ou integridade do cliente.

Para isso, são feitos inúmeros procedimentos antes da disponibilização do produto, medindo a existência de problemas em seu torno. E normalmente, esses testes levam em conta questões como: o produto está dentro das normas de segurança exigidas? Quais os possíveis riscos que ele causar em crianças, entre outros.

Como inserir indicadores de qualidade na sua franquia

Para ter qualidade dentro de uma empresa, é preciso trabalhar e prestar atenção em todos os processos de produção. Por tanto, para aplicação de indicadores de qualidade na sua franquia, é necessária grande dedicação! Primeiramente, você terá que escolher quais os indicadores que serão utilizados para medição da qualidade, a partir disso, você vai analisar quais são os objetivos de sua franquia em geral e escolher quais indicadores podem ser aplicados.

Por exemplo, você quer vender uma sandália com durabilidade. Logo,  seu foco deve ser medir a produção, dando atenção aos materiais, custos, entre outros fatores. Indicadores de qualidade podem ser utilizados em todos os setores de sua franquia, então, é sempre ótimo para solução de problemas.  Algumas recomendações para uma boa funcionalidade deles, são:

  • A empresa precisa ter objetivos específicos para sua utilização; assim como devem ser do conhecimento de todos;
  • Utilização com cautela, deste modo, será realmente mais eficaz identificar os problemas nos processos. 
  •  Seus apontamentos devem ser levados em conta pela direção na tomada de decisões;
  • Ser visto como algo relevante em todos os setores da franquia, e ser de facilidade de entendimento para todos.

Viu só?! Existem inúmeras vantagens em utilizar de indicadores de qualidade na sua franquia. Então, corre e converse com sua equipe e aplique os que mais se encaixam no seu negócio, quanto antes!

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Resumo

💬 O que são indicadores de qualidade?

São ferramentas que servem para acompanhar e medir processos. Através de seu uso é possível encontrar gargalos em processos, organizar funções e também analisar resultados.

✔️ Quais os melhores indicadores de qualidade?

Não existe uma lista com os melhores indicadores de qualidade para todos os negócios, pois para cada empresa  conta com necessidades próprias para analisar. Então, é interessante ver quais são os mais utilizados por ramo de atuação e necessidades.

➡️ Como implantar indicadores de qualidade em um negócio?

Para incorporar indicadores de qualidade dentro de uma empresa é preciso dedicação, apenas através dela é possível garantir eficácia do mesmo para analisar processos e ações.

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