Como utilizar o Inbound Marketing para expandir sua rede de franquia

Para que tenha sucesso, a expansão de uma rede de franquias demanda visão de mercado por parte do franqueador e sua equipe. As coisas ficam mais fáceis com o auxílio da Internet. Por meio dela, diversas oportunidades podem ser encontradas. Saiba mais sobre Inbound Marketing e entenda como potenciais investidores podem ser atingidos por esse tipo de estratégia.

O marketing digital é, com certeza, a forma de comunicação do momento para empresas de todos os tamanhos. A Internet proporciona conexões instantâneas e diretas entre uma marca e potenciais interessados.

Quando pensamos em redes de franquias, o público alvo pode ser dividido em dois grupos distintos:

  • Clientes: consumidores finais que farão uso dos produtos e serviços oferecidos pela marca;
  • Investidores: empreendedores com interesse em se tornarem franqueados da rede;

Os dois alvos são fundamentais para franquias, mas são os investidores que possibilitam a sua expansão. Logo, novos franqueados são encontrados mais facilmente pela uso direcionado da Internet – mais precisamente, por estratégias de Inbound Marketing.

Fazer Inbound Marketing não é apenas colocar produtos ou serviços à venda, mas sim, captar usuários que irão se interessar pela marca.

Ao serem atraídos pela comunicação de uma empresa, os investidores acabam se identificando com a sua proposta e desenvolvendo vínculos. Essas estratégias atraem o interesse de estranhos, que posteriormente se tornam os chamados leads. Para franquias, eles podem se tornar novos investidores.

Por ser uma maneira direcionada de se fazer comunicação online, o Inbound Marketing é capaz de alcançar novos franqueados que se encaixam com o perfil da empresa. As táticas de relacionamento com os leads servem para aproximar o interessado e a rede.

Com o conteúdo certo, no momento certo, candidatos a franqueados podem ser selecionados com mais possibilidade de acerto. Isso é fundamental para que haja sucesso na expansão da empresa.

Inbound Marketing: encontrando caminhos para a expansão em rede

Também chamado de “Marketing de Atração”, o Inbound Marketing se preocupa, principalmente, com o relacionamento da marca com seu público de interesse. As ferramentas de comunicação são utilizadas com os seguintes objetivos:

  • Evoluir recursos em marketing e vendas, através da captação de leads (interessados);
  • Ter conteúdo para gerar interesse e nutrir os leads, criando um relacionamento;
  • Atingir pessoas que ainda não conhecem o potencial do seu negócio;
  • Construir uma marca forte e ser referência na área, a partir do relacionamento;
  • Mudar as estratégias de comunicação da empresa, ampliando resultados através de um planejamento completo.

Não é à toa que o Inbound Marketing é um conceito que surge em paralelo com a ascensão do marketing digital. As redes sociais, websites, listas de e-mail e todo tipo de ferramenta online são muito eficientes na captação de leads, pois rastreiam usuários com perfil de interesse. Para empresas, a aproximação com clientes nunca foi tão viável. Para redes de franquias, além disso, o encontro de potenciais novos franqueados nunca foi tão bem direcionado.

No franchising, o Inbound Marketing tem grande utilidade para o mapeamento de regiões de inserção de novas unidades de franquia, por encontrar bons candidatos a investidores em determinadas localidades.Portanto, se bem utilizado, facilita o processo de expansão em rede.

1) Mapeando mercados para inserção da franquia

Investir em táticas de atração de leads possibilita uma análise minuciosa do perfil dos interessados na franquia. Assim, é possível diagnosticar as regiões onde se encontram as aglomerações de consumidores e investidores que têm afinidade pela marca.

A partir dos dados obtidos, é possível aprimorar o planejamento estratégico para a expansão da rede, envolvendo mercados de inserção para a franquia.

A localização é um aspecto essencial quando o assunto é instalação de novas unidades de franquia. É fundamental que a empresa mapeie possíveis locais de expansão e rastreie o interesse de potenciais investidores para a abertura e gestão de novas lojas da rede.

Através do Inbound Marketing, são facilitadas a pesquisa e a análise de mercados. Onde abrir novas lojas? O público da região estaria interessado nos lançamentos da marca? E os investidores, estariam aptos a venderem os serviços nesses determinados lugares?

2) Filtrando os melhores candidatos a novos franqueados

A importância de mapear os mercados para a expansão da rede está em encontrar e filtrar investidores nessas regiões. Afinal de contas, é o investimento de novos franqueados que possibilita a instalação de unidades de franquia. Mas isso implica em algumas coisas.

Investir em uma franquia é algo sério e que demanda uma quantidade considerável de capital do empreendedor. O franqueador também deve ter a certeza de que estará contando com a gestão de um profissional com perfil certo para administrar uma loja da marca.

Fechar o contrato de franquia é uma decisão que parte da certeza de ambas as partes. O franqueador não deve vendê-la a qualquer empreendedor interessado no negócio. Os gestores de rede precisam conhecer com profundidade o potencial franqueado. Eles devem identificar suas qualidades, estudando seu histórico de atuação e conhecendo os seus objetivos.

O interessado, por sua vez, deve avaliar a empresa a qual está se envolvendo, observando prós, contras, concorrentes e o mercado no qual estará entrando.

O Inbound Marketing é uma maneira de pré-selecionar candidatos a partir de suas características. Ao gerir leads, filtra de forma precisa as pessoas que possuem o perfil de gestão da marca. Com as táticas certas de comunicação, a franquia conquista os interessados – os quais, inclusive, podem ser empreendedores iniciantes, mas com bom potencial.

Como elaborar estratégias de Inbound Marketing em franquias?

Estratégias de atração de leads em franquias são fundamentais para que as decisões certas quanto a expansão da rede sejam tomadas. Mas, em meio a imensidão da Internet, como saber quais são as melhores ferramentas para a empresa?

Fazer uso do marketing digital é um requisito para qualquer gestor de negócios. Mas é importante ficar atento, pois as informações em rede, se mal direcionadas, podem se perder na enxurrada de conteúdo que é produzido diariamente.

O segredo em elaborar estratégias de Inbound Marketing é pensar no que é relevante para o usuário interessado na marca. A partir do reconhecimento de interesses, é possível produzir conteúdos com linguagens escrita e visual adequadas. O envio de mensagens e a interação, também, devem ser feitos de forma cuidadosa. Isso pode acontecer pela:

  • Divulgação de ads em mecanismos de busca, com palavras-chave selecionadas;
  • Interação da marca com os usuários em suas redes sociais;
  • Envio de mensagens interessantes, como promoções, por listas de e-mail;
  • Entre outras coisas!

Para colocar a mão na massa e fazer o Inbound Marketing acontecer com boas ferramentas, é importante que o franqueador conte com profissionais especializados. Um time próprio de marketing, ou uma agência de comunicação digital podem fazer toda a diferença na captação de leads em franquias – tanto consumidores, quanto investidores.

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