Inauguração de lojas: como ter sucesso na adaptação de formatos

Ao decidir ingressar no mercado de franchising, um dos momentos mais difíceis enfrentados pelo empreendedor ocorre antes da nova unidade entrar em operação. Neste momento, o investidor tem que tomar uma série de decisões e cumprir vários procedimentos. Neste conteúdo, você irá receber algumas dicas sobre inauguração de lojas. Saiba o que fazer para deixar sua franquia alinhada e começar operando sem nenhuma complicação. Confira!

O grande diferencial de uma rede de franquias bem-sucedida está na maneira como é pensado seu plano de expansão. Afinal de contas, nenhuma empresa se mantém no franchising sem o crescimento e o fortalecimento da marca em novos mercados.

Crescer e se tornar forte no mercado das franquias é um desafio que exige cautela. Todas as decisões devem ser tomadas a partir de uma sólida visão de mercado. Nisso, está a escolha dos pontos comerciais, os quais receberão a inauguração de novas unidades da empresa.

As áreas determinadas devem ser analisadas previamente e de forma minuciosa. Desta forma, pode-se garantir uma vantajosa instalação no novo mercado a ser adentrado.

Por estes e outros motivos, a inauguração de lojas de franquia é sempre um assunto delicado. Ela abrange à sua concepção e instalação, até a posterior abertura.

A rede de franquias deve estabelecer o perfil do público-alvo, conhecendo suas necessidades e vontades. Além disso, deve estar preparada para que o funcionamento da unidade esteja nos conformes, mantendo o padrão de qualidade da empresa.

Neste post, apresentaremos algumas medidas preventivas para que você, empreendedor, saiba exatamente como garantir que a inauguração de lojas de sua franquia seja um sucesso e traga o melhor retorno para a marca. Vamos lá?

Inauguração de lojas: encontrando o lugar ideal

Antes de qualquer coisa, é fundamental que a inauguração das novas unidades esteja de acordo com o plano de expansão. O projeto consiste em uma análise detalhada sobre possíveis mercados a serem adentrados e públicos-alvo a serem atingidos.

É importante que a franqueadora tenha objetivos claros de crescimento e estratégias de expansão bem determinadas. Desta forma, as metas da empresa poderão ser alcançadas neste processo.

Sendo assim, a demarcação de territórios para a inauguração de novas lojas acaba seguindo uma lógica que envolve o perfil do mercado em questão e as características dos consumidores que vivem na localidade.

Para que o local pretendido esteja de acordo com o plano de expansão, é necessário que haja pesquisa. Nisso, entra a consultoria da empresa, que terá o trabalho de avaliar o comportamento da população em relação ao consumo. Ela também fará observações sobre a dinâmica do respectivo mercado.

Tal análise pode ser feita de diversas formas: desde entrevistas de guerrilha até observações a respeito da concorrência. Assim, é possível concluir se vale a pena instalar uma unidade de franquia na cidade.

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Inauguração de lojas: qualificando franqueados e funcionários

Decidido o local de instalação, é hora de capacitar os profissionais responsáveis pelo funcionamento da futura loja. Trata-se de uma parte decisiva, pois é aqui que o valor da marca será expandido, por meio do controle de qualidade e da padronização de processos.

O treinamento oferecido para a introdução do empreendedor à rede é extremamente importante. É ele que proporciona a base de conhecimento para a gestão da unidade. A transferência do know-how da franqueadora possibilita que o franqueado conheça todos os detalhes sobre o negócio. Por meio dela, o empreendedor também tem acesso às nuances operacionais da rede em que está ingressando.

Inauguração de lojas: fornecedores para as unidades

Se você empreende em franquias, não inaugure uma loja que ainda não está cem por cento instalada e abastecida. Isso pode ser um tiro no pé para a imagem da empresa, ao menos na região.

Para a inauguração, a nova loja deve surpreender. É isso o que fará os clientes satisfeitos, o que inclusive proporcionará divulgação espontânea entre as pessoas. Uma recepção negativa pode dificultar e muito o sucesso da unidade, pois afastará as pessoas.

Enfim, os cuidados envolvem a instalação de toda a estrutura da loja, desde a tecnologia para produção até o espaço destinado aos clientes.

É importante que revisões sejam feitas, principalmente em relação às máquinas, pois muitas vezes, com o hype, o movimento na unidade durante seus primeiros dias de funcionamento é maior do que o normal. A empresa deve estar pronta para atender essa demanda.

E então, com isso também entra o abastecimento de matéria-prima para a produção do que será oferecido aos consumidores. Esse é um trabalho que é feito juntamente aos fornecedores previamente contratados. É fundamental que eles entreguem os produtos no prazo correto e de acordo com o padrão de qualidade da empresa.

Não vale a pena optar por fornecedores com preços mais acessíveis se os produtos forem de qualidade duvidosa. Aqui, entra a relação custo-benefício e a confiança.

Inauguração de lojas: estratégias de marketing

É chegado o momento de inauguração da loja e está na hora de fazer o público se interessar por ela. Aqui, começa o trabalho de marketing, que pode ser feito pela própria empresa, ou por uma agência de comunicação terceirizada.

Muitas redes optam por essa segunda opção durante os processos de expansão, pois a agência pode ser bastante útil no que diz respeito ao conhecimento do público-alvo de territórios específicos. Juntar a visão do empreendedor com a do comunicador é sempre interessante. De qualquer forma, é indispensável a elaboração de uma campanha de lançamento da unidade, que deverá ser direcionada para o novo público-alvo.

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Hoje em dia, com o marketing digital nas redes sociais e nos mecanismos de busca, tal direcionamento é mais prático, acessível e barato. Posts e ads podem ser impulsionados exatamente na região de inauguração. O essencial é que a identidade da marca seja mantida em todas as peças de comunicação e na estrutura da loja. Afinal de contas, é isso o que transmitirá o posicionamento da marca para os novos mercados.

A ideia de realizar um evento de lançamento para a unidade é mais abrangente do que parece, pois não existe simplesmente pelo fato de reunir consumidores interessados em um evento especial. Essa possibilidade proporciona diversos caminhos para que o marketing continue além da inauguração.

“O objetivo é manter um bom relacionamento com as pessoas interessadas.”

A contratação de uma assessoria de imprensa é útil para fazer a empresa estar na mídia, por exemplo. Porém, mais importante do que isso é a oportunidade de contato que a rede terá com o cliente em potencial.

Um evento é a porta de entrada para o lead nurturing, através da coleta de contatos das pessoas presentes – sempre oferecendo algo em troca, como promoções especiais e outras vantagens. O objetivo é manter um bom relacionamento com as pessoas interessadas, em busca de uma forma de fidelização. E o início disso é ainda mais possível se for feito de forma pessoal, em um evento.

Estes são alguns insights a respeito da inauguração de lojas em uma rede de franquias. O denominador comum de todos é a organização e o respeito a um plano de expansão. Não esqueça de realizar reuniões para determinar periodicamente os objetivos da empresa, a fim de que os tiros sejam certeiros.

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