Passo a passo da inauguração de loja de uma franquia

Conheça um pouco mais sobre como realizar um inauguração de loja.

A organização de um evento pode arrancar os cabelos de qualquer um. Até para quem já está acostumado, este processo se torna corrido devido aos inúmeros detalhes. Quando o assunto é o comércio, as primeiras impressões somam um muito no processo de conquista da clientela. E na inauguração de uma loja de franquia não é diferente.

Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas que poderão lhe ajudar com esta importante tarefa. Confira!

Passo a passo da inauguração de loja de uma franquia

A inauguração de uma unidade de franquia é um ponto muito importante para atrair olhares de possíveis clientes. Uma boa sugestão para este momento é realizar um evento que acolha o público ou, ainda, uma promoção. Isso certamente irá chamar a atenção de eventuais consumidores para a sua loja.

Não deixe de usar as redes sociais para divulgar o seu negócio para o público. Mas não foque apenas no ambiente digital. Veja outros pontos relevantes para a inauguração de loja de uma franquia.

Identifique o público-alvo

Identificar o público-alvo será o primeiro item de qualquer passo a passo que envolva a sua loja. É sempre bom verificar quais são as pessoas que você quer atingir. Isso é importante pois todos os outros aspectos da inauguração de loja irão variar de acordo com o perfil que foi mapeado.

Escolha da data

Depois de identificar o seu público-alvo, se preocupe com a data da inauguração da sua loja. Cuidado para não marcar em uma véspera de feriado ou em algum dia de jogo de futebol. Datas como este irão tirar a atenção da sua inauguração e isso ninguém quer.

Avalie com cuidado e escolha um dia de bastante movimento na cidade. Assim, um grande número de clientes conseguirá comparecer. Um sábado de sol, por exemplo, é um ótima escolha. A maioria das pessoas está livre e o clima também colabora.

Tipo de evento

Definir o tipo de evento também vai depender do público que você quer atingir e, claro, do seu orçamento. Nesta hora, é preciso escolher será a inauguração de loja será aberta ao público ou realizada apenas para convidados. Isso irá depender de como você idealiza tudo isso.

Tente fazer uma avaliação de perfis dos convidados que sejam influentes para o seu negócio. Por fim, invista em uma divulgação forte. Assim as chances de haver um grande público no seu evento será bem maior.

Ofereça algo

Todo mundo gosta de receber algo. Independente do tipo de negócio, o cliente sempre vai esperar alguma coisa. Ofereça algo como uma promoção ou um brinde no evento de inauguração de loja de uma franquia. Esses tipo de coisa conquista muito o cliente.

Invista no que for atrativo, use a imaginação e crie coisas novas. E lembre-se: divulgue muito bem isso.

Os detalhes

Os detalhes farão toda a diferença na hora de fazer a inauguração de loja de uma franquia. Por isso, treine muito bem seus funcionários. Um bom atendimento fará seu negócio crescer e tornará o evento impecável.

Outra dica é registrar tudo e colocar nas redes sociais da loja. É uma outra forma de atrair olhares e divulgar ainda mais o estabelecimento. Além disso, uma boa decoração será um fator determinante. Tudo que for bem arrumado e aconchegante vai causar uma boa primeira impressão.

Qual a melhor época para a inauguração de loja de uma franquia?

No Brasil, o final do ano é sempre o ideal para fazer a inauguração de loja de uma franquia. E o motivo disso é simples: é próximo do Natal. Esta é a época que mais movimenta o comércio. Portanto, se conseguir inaugurar nesta época, irá garantir bons lucros.

Parece coisa de filmes, mas é no Natal de todo mundo fica determinado a gastar dinheiro com presente. Então, uma inauguração de loja, ainda mais de franquia, é muito propícia perto dessa data.

Começar bem é determinante para sobreviver. Nos últimos anos, algumas lojas e franquias têm fechado as portas. Por isso, a dica é sempre fazer uma  inauguração de loja com pelo menos um mês de antecedência de qualquer data festiva.

E claro, faça um bom planejamento de tudo. Guarde capital, pesquisa um bom local, contrate uma equipe capacitada e assim terá sucesso.

Conteúdo produzido pela equipe do portal da Saipos

Vale Ler:  Como evitar a perda de clientes em uma rede de franquias