Inadimplência em franquias: entenda tudo aqui

Engana-se quem pensa que comprar uma franquia é só pagar a taxa inicial  e pronto. Muitos valores estão por trás desse modelo e, caso não sejam pagos periodicamente, resultam na inadimplência do franqueado. Entenda isso e muito mais no conteúdo abaixo!

O que significa inadimplência?

Em poucas palavras, inadimplência é estar em dívida com o pagamento de uma conta.

Sendo assim, o ato de dever é o mesmo que estar inadimplente. Desse modo, alguém que está inadimplente com uma loja, rede ou pessoa, está devendo dinheiro a ela.

No caso das franquias, o não pagamento da taxa de publicidade ou dos royalties pode acarretar na inadimplência do franqueado.

A Circular de oferta de franquia

Quando o empreendedor demonstra interesse em abrir uma franquia, existem diversos passos até a finalização do negócio.

Entre eles, conhecer bem a franquia e seu perfil empreendedor. 

Após esse primeiro passo, vem realmente o início da empreitada, com a entrevista na empresa e a Circular de oferta de franquia – COF.

A COF inclui exatamente tudo que o empreendedor precisa saber sobre a franquia.

Isto é, as taxas e os valores que precisarão ser pagos ao franqueador, portanto, estarão expostos na COF.

A Circular de Oferta de Franquias deve ser entregue ao candidato a franqueado no mínimo 10 dias antes da assinatura do contrato, ou do pagamento de qualquer taxa, para que haja tempo suficiente de análise.

É importantíssimo que o interessado em abrir uma franquia leia e estude a COF. Também é válido dar uma olhada na lei das franquias.

Além disso, conversar com franqueados que já atuam na rede de franquia pode ser uma boa opção.

As taxas que englobam uma franquia

Antes de falarmos sobre todas as taxas que englobam uma franquia, é importante deixarmos claro por que elas são cobradas. Como mencionamos, o franchising nada mais é do que a concessão do direito de exploração de um modelo de negócio que deu certo.

Entretanto, este sucesso nem sempre é obtido de forma simples.

Para formatarem seu modelo de negócio, as franqueadores acabam tendo que investir muito para que o empreendedor não precise, em coisas como know-how sobre RH, marketing, o próprio gerenciamento correto do negócio etc. Todas essas informações vem como uma espécie de “pacote” quando a franquia é adquirida – isso é o know-how. E claro, isso tudo custa dinheiro do franqueador. É justamente por deter este conhecimento que elas cobram encargos dos seus franqueados.

Vamos conhecer quais são eles? Vamos lá!

Taxa de franquia

A Taxa de Franquia é uma tarifa única paga pelo novo franqueado logo após a assinatura do contrato de franquia. É ela que dará ao empreendedor o direito de fazer parte da rede e de utilizar a sua imagem para a implantação de uma nova unidade.

Essa taxa não deve gerar inadimplência ao franqueado, uma vez que, para ele conseguir acesso a rede ela precisa ser paga inicialmente.

Royaties

Os Royalties são as taxas mensais cobradas para a utilização da marca e do know-how do franqueador e são exigidas durante toda a vigência do contrato. Desse modo, o franqueado não possui o direito de parar de pagar royalties enquanto o contrato estiver ativo. 

Caso ele pare, por qualquer razão, ele ficará inadimplente com a rede e poderá vir a sofrer penalidades jurídicas dependendo da situação e do tempo que permanecer.

Fundo de propaganda

O empreendedor que adquirir uma franquia também deve contribuir para os investimentos de publicidade da marca.

O Fundo de Propaganda trata de um valor arrecadado pelo franqueador para investir em ações institucionais que promovam a empresa, seus produtos e marketing em geral.

Essa taxa também é obrigatória e não deve deixar de ser paga.

Como podemos ver, a inadimplência, no meio do franchising, prejudica não só o franqueado, como o franqueador e os demais franqueados que a rede possuir.

Isso gera problemas na propaganda da rede e até em seu funcionamento.

Se você, franqueador, estiver passando por situações de atraso de pagamento por parte de seus franqueados, busque entender o motivo que está levando eles a atrasar.

Esteja aberto para conversar e busque uma forma boa para que o pagamento seja efetuado brevemente. 

E então, gostou desse conteúdo? Se quiser conhecer ainda mais sobre como abrir uma franquia de sucesso, clique aqui.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!