Coronavírus: saiba como reduzir o impacto do COVID-19 em sua rede de franquias

É de conhecimento geral o impacto que o novo Coronavírus – nomeado cientificamente como COVID-19 – no mundo todo. Dados atualizados do dia de hoje (16) já apontam para cerca de 6.500 mortes causadas pela infecção, no mundo todo. 

No âmbito dos negócios, o impacto também tem sido significativo. Na Europa, países como Itália, Espanha e França declararam estado de emergência, estabelecendo situação de isolamento

No entanto, diante de tanta informação sobre a pandemia no globo, diversas informações falsas e sensacionalistas têm circulado no meio digital. O alarmismo produzido nas redes tem feito com que diversos suplementos estejam em falta nos mercados e estabelecimentos comerciais. 

No entanto, unidades comerciais, empresas e fábricas têm reduzido sua atuação, procurando prevenir uma maior proliferação. Nós preparamos este conteúdo com algumas dicas que irão te ajudar a reduzir o impacto desta crise no seu negócio. 

Qual é o impacto do Coronavírus nos negócios? 

Desde o dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o COVID-19 como pandemia. Os casos de infecção têm afetado a economia mundial em diversos setores. 

A Associação Internacional de Transporte Aéreo declarou que a estimativa de perda em receita no setor deve ficar entre US$ 63 bilhões e US$ 113 bilhões. O surto da doença pode provocar o menor crescimento da economia global desde 2009, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

A OCDE têm uma previsão de desaceleração do crescimento do PIB mundial em relação ao ano de 2019, devido ao impacto da proliferação do Coronavírus. Em novembro de 2019, a previsão de crescimento para o ano de 2020 era de 2,9% e agora é de 2,4%. Além do mais, se o surto durar mais do que o esperado, essa taxa pode cair para até 1,5% de crescimento no ano. Confira o gráfico feito pela instituição que compara crescimento do ano passado e a previsão para este ano.

 

Como a pandemia do Coronavírus pode impactar no franchising?

No mercado de franquias, a expectativa também não é muito positiva. Já há medidas de prevenção sendo aplicadas por instituições do setor. 

A Associação Brasileira de Franchising divulgou, em comunicado oficial, que pretende restringir algumas atividades promovidas para o mercado conforme a progressão. Uma das medidas tomadas pela ABF foi suspender todos os eventos promovidos pela organização nas próximas semanas. Um dos eventos cancelados foi o Jantar de Cerimônia de Entrega do Selo de Excelência em Franchising, que ocorreria no dia 24 de abril. 

Confira abaixo alguns fatores que podem ser afetados pela crise do COVID-19 nos próximos dias.

Feira de Franquias

Uma das principais recomendações dos órgãos oficiais de saúde para prevenção da contaminação é evitar aglomeração de pessoas. Por conta disto, há possibilidades de que as Feiras de Franquias 2020 sejam afetadas. Convenções como Franchising 4U, Franquia Xperience, que têm data marcada para os próximos dias, podem ser adiadas ou até mesmo canceladas. Por enquanto não há comunicados para estes eventos, a não ser os promovidos pela ABF

Queda nas vendas

Há uma grande possibilidade de os números do setor serem atingidos pela onda do Coronavírus. Devido ao maior isolamento das pessoas e diminuição da aglomeração, os principais pontos que reúnem unidades de franquias – como shoppings – tendem a receber menor movimento de pessoas. Consequentemente, o consumo deve diminuir, afetando grandemente as vendas das redes.  

Problemas de abastecimento

Seguindo recomendações, muitos fornecedores podem paralisar ou diminuir o ritmo de suas atividades. Em consequência disso, diversas unidades podem ter atraso na entrega de insumos e material necessários para suas atividades. Portanto, o abastecimento pode ser diretamente prejudicado, o que consequentemente, pode resultar em diminuição de estoques, falta de insumos para venda de produtos e etc. 

Comunicação com franqueados 

Um problema já enfrentado em redes de franquias é a falta de uma boa comunicação entre os colaboradores. Isto pode contemplar entre franqueadores e franqueados, problemas com marketing para alcançar clientes e etc. Portanto, reuniões realizadas entre franqueadores e seus franqueados, treinamentos, workshops tendem a ter uma diminuição de realizações. A comunicação com fornecedores também entra neste quesito, como já citado. Devido à uma possível diminuição das atividades de fábricas fornecedoras, a comunicação pode aumentar os ruídos entre unidades e seus abastecedores. 

 

Como diminuir o impacto do Coronavírus em minha franquia?

Diante de todo esse cenário, é possível enxergar a importância de informar e buscar uma união coletiva em busca da prevenção. O impacto no mundo dos negócios pode ser diminuído se a conscientização da necessidade preventiva de todos seja efetiva. 

Portanto, queremos reforçar algumas medidas a serem tomadas em busca da prevenção eficaz. É importante que lideranças empresariais, gestores e empreendedores estejam dispostos a encabeçar medidas cabíveis que irão impactar positivamente na saúde física e financeira da população brasileira. 

Sendo assim, passaremos algumas dicas para você diminuir o impacto da proliferação do COVID-19 em seu empreendimento, reforçando sempre a importância da necessidade de atitudes vindas de líderes e grupos. 

 Procure alternativas de atuação

Uma das principais medidas contra a proliferação do Coronavírus é evitar o acúmulo de pessoas em um mesmo espaço. Autoridades do mundo todo têm recomendado alternativas para que haja diminuição do contato humano

O Home Office pode ser uma boa opção neste cenário na gestão da sua rede. Pense maneiras de promover a prática entre os colaboradores da sua rede, pegando como modelo outras organizações que tomaram isso como medida. Com um planejamento e engajamento entre a equipe da sua rede, geri-la à distância pode promover sucesso diante das condições. 

Outra ação possível para evitar aglomerações, é adotar outras opções para possíveis reuniões, treinamentos e palestras em sua rede. Graças à transformação digital, é possível utilizar ferramentas de contato online que permitem o contato e a comunicação à distância. 

Portanto, procure diminuir a quantidade de pessoas reunidas. Tenha somente o contato necessário e incentive seus colaboradores a tomarem atitudes em prol deste objetivo. 

Otimize seus recursos

É muito importante realizar uma análise e planejar os recursos financeiros da sua rede neste momento. Devido à recessão enfrentada, é essencial que você tenha noção do que você tem a sua disposição para enfrentar este período. 

Procure rever o seu caixa, e analise se tem o suficiente para passar por possíveis quedas de faturamento, vendas e etc. Se você não obtém uma segurança financeira para este tipo de caso,  busque utilizar alternativas disponíveis. Recursos como captação de capital, empréstimos, devido à redução da taxa de juros, quitação de dívidas e compromissos que a um curto prazo podem prejudicar seu funcionamento, podem ser recorridos. 

Contate seus fornecedores

Uma possível quebra no fornecimento de materiais para sua rede pode ser muito prejudicial aos seus compromissos. Portanto, mantenha contato com seus fornecedores e certifique de que você poderá ser abastecido pelos mesmos. 

Em caso de não ser possível prever o abastecimento de suas unidades, busque reforçar seus estoques. Tendo um melhor aproveitamento dos estoques das unidades, sua rede garante a curto prazo o suprimento eficaz e preventivo.  

Reajuste suas metas

A queda em suas vendas é um fator a ser considerado em meio à atual crise. Portanto, para não ser pego de surpresa, reveja o planejamento de vendas da sua rede. 

Simule cenários de diminuição brusca em suas vendas e analise o efeito disso em sua receita. Assim, você estará preparado para tomar as atitudes corretas quanto ao faturamento. 

Administre seus colaboradores

É importante ter controle sobre o capital humano da sua franquia. Um momento como esses não é o mais adequado para contratações e altos investimentos em infraestrutura e experimentos. 

Sendo assim, é aconselhável ter uma boa gestão de pessoas dentro da sua rede, para que os colaboradores ativos estejam engajados e dispostos a passar pelo momento. Priorize a manutenção dos seus recursos sem sofrer muito impacto. Deixe investimentos para depois e utilize o que é necessário, apenas. 

Mantenha sua estabilidade

Depois de tantas dicas e informações para você, é natural perceber um nervosismo e ansiedade no seu negócio. No entanto, o mais importante é manter a calma neste momento. Esta não é a primeira e não será a última pandemia no globo. 

Saiba administrar seus recursos a curto prazo, pois este será o efeito da crise. A longo prazo, seu planejamento deve continuar o mesmo, tendo consciência de que períodos de crise não são raros. 

A Central do Franqueado estará atuando ativamente para a melhoria do cenário atual e esperamos contribuir para sua motivação. Criamos um guia completo para que você saiba como operar no Franchising pós-quarentena. Confira e prepare sua rede. 

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!