Conheça tudo sobre a rede de franquias Imaginarium

A Central do Franqueado vai falar um pouco sobre a maior rede brasileira de presentes criativos. Descubra os segredos que transformaram a Imaginarium em um dos maiores exemplos de franquias de sucesso do Brasil.

Neste conteúdo você vai conferir os seguintes tópicos:

Segmento: franquia de presentes criativos

Provavelmente você já deve ter passado por esta situação: é dia dos namorados, das mães ou dos pais, alguém muito importante na sua vida está de aniversário ou simplesmente comemorando uma data especial. Presenteá-las nessas ocasiões é quase que uma obrigação.

Mas eis que chega o dia e, para o seu completo desespero, você simplesmente esquece de comprar uma lembrança para essa pessoa. A situação embaraçosa  pode ser facilmente contornada se houver uma Imaginarium na sua cidade. Na loja, você irá encontrar diversas opções presentes divertidos e criativos. Aliás, é bem provável que você saia de lá com algo a mais, para você.

Franquia Imaginarium

Como dito anteriormente, a Imaginarium é uma das maiores redes de artigos criativos e inovadores do mercado brasileiro. A marca também é reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes em geral. 

Uma das principais qualidades da marca é a inovação. Por ano, cerca de 400 itens novos são lançados no mercado. A busca constante por estar sempre surpreendendo os consumidores é uma das principais receitas de sucesso da rede. Nós duvidamos que você conheça alguém que não tenha gostado de receber um presente da Imaginarium. 

A Imaginarium foi fundada em 1987 e desde 1993 é associada à ABF. Ao longo dos últimos 21 anos, recebeu 20 Selos de Excelência em Franchising. De 1999 para cá, só não obteve a distinção em uma oportunidade, em 2005. Atualmente, a rede possui mais de 250 unidades espalhadas pelo Brasil. 

Vantagens e diferenciais

Conforme mencionado acima, a Imaginarium é uma rede consolidada no mercado, reconhecida pelos franqueados como uma boa opção de negócio, que atua em um segmento sólido e que investe muito em inovação. Além do selo da ABF, que leva em consideração a avaliação dos franqueados, a rede já recebeu diversos outros prêmios e reconhecimentos concedidos a partir do reconhecimento do público.

A Imaginarium também é classificada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios como uma franquia 5 estrelas. Mas não é só isso. Confira abaixo outros diferenciais oferecidos pela marca:

  • Equipe exclusiva de criação e desenvolvimento de produtos;
  • Lançamento de coleções sazonais para datas do varejo;
  • projeto arquitetônico moderno e arrojado;
  • Visual Merchandising na exposição dos produtos em loja;
  • 13 vitrines temáticas durante o ano;
  • campanhas de marketing nacionais e regionais;

Perfil do franqueado

Além da óbvia identificação com a marca, as principais características que o franqueado Imaginarium deve possuir são a capacidade de liderança e gerenciamento de equipes, comprometimento com a qualidade e com a adoção de processos de melhoria contínua e o dinamismo.

Também é essencial que os candidatos não possuam restritivos financeiros ou jurídicos e possuam capacitação técnica para a operação. Este último ponto não foi informado de forma objetiva, de forma que será avaliado apenas durante o treinamento do interessado.

Tenho o perfil e quero investir

Se você tem o perfil do franqueado Imaginarium e quer fazer parte do negócio, terá que cumprir algumas etapas. O primeiro passo é preencher o cadastro de pré-qualificação no site da empresa.

Após esta etapa, a rede irá suceder tais procedimento:

  • verificação do ponto comercial;
  • análise de viabilidade do negócio;
  • avaliação do perfil do interessado (contato direto com a marca);
  • avaliação financeira;

Opção de Investimento e Margem de Lucro

Ficou interessado e está pensando em se tornar um franqueado Imaginarium? Então confira abaixo as opções de investimento existentes e veja se elas se enquadram no seu orçamento:

Imaginarium Master

Modelo direcionado a shoppings e área que contem com alto fluxo de circulação de público de perfil A e B.

    • Investimento Total: R$ 370 mil (não incluído o ponto comercial e o capital de giro);
    • Área construída: 40 a 60m²;
    • Faturamento Mensal: R$ 120 mil;

Imaginarium Compact

Modelo direcionado a praças medianas, como lojas de rua ou shoppings de cidades com mais de 200 mil habitantes. O perfil do público alvo é aquele cuja a renda é maior que a média nacional, porém um pouco abaixo do referido na opção Master.

    • Investimento Total: R$ 250 mil (não incluído o ponto comercial e o capital de giro);
    • Área construída: 30 a 40m²;
    • Faturamento Mensal: R$ 70 mil;

Imaginarium Fit

Modelo direcionado a praças menores que as anteriores, com população acima de 100 mil habitantes. Lojas de rua e pontos comerciais que já possuam estrutura remanescente (piso, iluminação e mezanino) são ótimas opções para este formato.

    • Investimento Total: R$ 129 mil (não incluído o ponto comercial e o capital de giro);
    • Área construída: 25 a 35m²;
    • Faturamento Mensal: R$ 45 mil;

Por que investir no franchising?

Caso você ainda não conheça, o franchising consiste na concessão de um direito de uso, fornecida por uma franqueadora, para que o franqueado possa replicar em outras localidades um formato reconhecido e bem sucedido de negócio.

Ou seja, ao aderir a uma franquia, em vez de realizar todos os procedimentos necessários para pôr o estabelecimento em funcionamento, gerir a imagem da marca, contratar e treinar colaboradores, negociar o fornecimento de matérias-primas, além de cuidar da parte administrativa, você se associa a um modelo de negócio pronto e que comprovadamente deu certo.

Após a assinatura do contrato de adesão, você recebe todo o suporte necessário para implementar e gerir o seu negócio. A transmissão de know-how abrange desde as tarefas operacionais até o que diz respeito a questões contábeis e administrativas.

É, sem sombra de dúvidas, uma ótima opção para quem está recém entrando agora no mundo dos negócios, quer obter resultados de forma rápida, mas tem pouca experiência em gestão.

Melhores segmentos

Se você chegou até aqui, é porque deve estar realmente interessado ser dono do próprio negócio. Mas antes de escolher a melhor oportunidade de investimento, lembre-se de que você deve dar preferência aos modelos com os quais você se identifica. Afinal de contas, boa parte do seu tempo terá que ser dedicado ao negócio.

Outra sugestão importante é buscar um segmento que esteja apresentando resultados positivos. Abaixo, você pode conferir quais obtiveram os maiores faturamentos em 2018, no comparativo com 2017, e verificar quais os que mais cresceram.

* em bilhões de reais

SEGMENTO 2018* 2017* CRESCIMENTO
Alimentação 45,827 42,816 7%
Saúde, Beleza e Bem Estar 31,907 30,021 6,3%
Serviços e Outros Negócios 24,924 22,921 8,7%
Moda 22,931 21,868 4,9%
Hotelaria e Turismo 12,632 11,251 12,3%
Serviços Educacionais 11,400 10,839 5,2%
Casa e Construção 10,020 9,228 8,6%
Serviços Automotivos 5,894 5,756 2,4%
Comunicação, Informática e Eletrônicos 5,485 5,103 7,5%
Entretenimento e Lazer 2,437 2,162 12,7%
Limpeza e Conservação 1,386 1,354 2,4%

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então acesse o nosso artigo com todos os detalhes sobre a franquia O Boticário.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!