A qualificação e homologação de fornecedores de insumos e matérias-primas para as unidades de uma franquias é uma das principais tarefas na gestão da rede. O controle do abastecimento das lojas é uma das formas encontradas para garantir a manutenção da qualidade da marca. Saiba mais sobre esse processo e descubra o que fazer para otimizá-lo.
Qualificação e homologação de fornecedores
Como é determinada a qualidade de uma marca no mercado? São muitas as empresas que proporcionam boas possibilidades de compra ao consumidor. A competitividade é grande no mercado. Bons produtos e serviços estão em oferta. Mas a real qualidade, aquela que conquista e fideliza clientes, é um diferencial obtido apenas pelas marcas que preocupam-se com os processos básicos de produção.
Definitivamente, os melhores produtos são aqueles feitos com os melhores insumos. A melhor forma de garantir sempre a oferta das melhores matérias-primas é por meio da qualificação e homologação dos fornecedores.
Fornecedores homologados: franquias
Quando falamos de franquias, a preocupação em ter bons fornecedores é ainda maior. Estamos considerando empresas que utilizam das mesmas matérias-primas e insumos em diversas unidades pelo Brasil e, em alguns casos, pelo mundo. Logo, abastecê-las de forma padronizada é o que irá definir o controle de qualidade da rede.
O franqueador, quando transforma seu negócio em uma franquia, já deve ter seus fornecedores estruturados. Pois foram com aqueles produtos que rede cresceu e pode se tornar uma franquia. E são aqueles produtos que manterão a qualidade das demais unidades.
O funcionamento das lojas depende da entrega dos fornecedores. No entanto, muitas vezes o trabalho pode ser dificultado devido a distância entre as lojas e à demanda intensa de envios. Otimizar a forma como são feitas as entregas é algo essencial para que o abastecimento das lojas seja eficiente e ágil.
Para isso, é tarefa da equipe da franqueadora qualificar o trabalho dos fornecedores. É assim que a produção das unidades é assegurada e que a experiência ideal de compra dos clientes é garantida.
Homologação de fornecedores: como funciona?
Na homologação, os fornecedores estarão sendo escolhidos de acordo com os padrões estabelecidos pelo franqueador na formatação da rede. Afinal de contas, para que se expanda, a empresa precisa oferecer os mesmos produtos e serviços, com a mesma qualidade, em todas as suas novas unidades.
Para isso, a rede precisa garantir que a compra de matéria-prima e de insumos esteja de acordo com o que é necessário para a confecção dos produtos oferecidos pela marca.
Homologar é ter o primeiro contato com possíveis fornecedores. É a primeira análise. Ao homologar, o franqueador e sua equipe devem ter uma noção exata do que precisam para a produção da rede em suas unidades.
Homologação de fornecedores: objetivos
O objetivo dessa prática é contratar alguém que, além de qualidade, proporciona confiança e segurança no fornecimento de matérias-primas. Portanto, a homologação não envolve apenas a análise dos insumos oferecidos, mas também o perfil do fornecedor.
Como saber se o seu perfil é o ideal para trabalhar em uma rede? É importante traçar uma lista de qualificações e de características que devem ser compatíveis com o que a rede precisa. Por exemplo:
- Qualificações técnicas dos produtos oferecidos;
- Localidade da produção das matérias-primas e insumos e meio de entrega;
- Regularidade fiscal e habilitação jurídica do fornecedor;
- Situação financeira da empresa a ser contratada.
Esses fatores devem ser analisados a fim de que a contratação do fornecedor seja certeira. Até porque a realização do abastecimento é importante para a sobrevivência de toda a rede. Um franqueador instável ou que esteja em má situação financeira pode fechar repentinamente e deixar a rede sem suprimentos.
Esses ou qualquer outro problemas eventuais poderão deixar a empresa inteira na mão. Prazos de entrega cumpridos e pedidos enviados de forma correta são o mínimo que os fornecedores devem fazer. Imprevistos devem ser raros. Por isso fique muito atento sobre quem você irá contratar para trabalhar com sua rede.
Qualificação de fornecedores: otimizando seu trabalho em rede
Qualificar fornecedores é um trabalho constante em meio à gestão de redes de franquias. Isso porque a qualificação consiste na análise da realização do fornecimento com o passar do tempo. Aqui, algumas questões são levantadas, entre elas:
- O contrato segue como planejado?
- Ele continua sendo vantajoso em relação ao custo-benefício?
- As entregas estão sendo feitas no prazo?
- A qualidade das matérias-primas e insumos continua a mesma?
- Todas as unidades estão sendo abastecidas adequadamente?
Ao serem homologados, os fornecedores devem estar em um contínuo processo de qualificação. Em cada fornecimento realizado, a franqueadora e o franqueado devem estar atentos observar se o contrato está sendo cumprido. Qualificar é cobrar pontualidade, bons preços, entregas e serviços adequados, apoio técnico e também exigir exatamente o que foi especificado no pedido.
Dica: Canais rápidos e diretos de comunicação entre as unidades, a rede e os fornecedores podem fazer a diferença na forma como os produtos são entregues nas unidades de franquia. Eles possibilitam a conversa entre franqueados e os profissionais contratados. A Central do Franqueado dispõe de uma plataforma para chat e acompanhamento do status dos pedidos realizados.
Por que prestar atenção na homologação e qualificação de fornecedores?
A homologação de fornecedores e sua constante qualificação são dois fatores fundamentais. Ela serve não apenas para manter a qualidade da marca, mas para o controle das unidades.
Desta forma, é possível que a experiência dos consumidores seja equivalente em todas as lojas visitadas. Evitando que, por causa de uma unidade, toda a rede seja prejudicada.
Problemas na entrega de produtos e serviços podem acarretar na insatisfação de clientes, o que é prejudicial para a imagem da rede toda. Logo, fazer um bom trabalho de homologação e qualificação é um uma forma de prevenir problemas futuros e manter a padronização, algo primordial no meio do franchising.
Garantir a confiabilidade e a segurança nos fornecimentos através de um relacionamento mais próximo entre a franquia e os terceiros é também poupar eventuais gastos com inspeções ou problemas de matéria-prima.
Dica importante
Não esqueça que nem sempre o menor valor de fornecimento é a melhor saída para a sua rede, pois muitas vezes, pagar um pouco mais caro e ter mais qualidade na entrega é muito mais vantajoso.
Independentemente do tamanho da rede ou do segmento de mercado, toda franquia necessita de uma gestão organizada e eficiente para ter sucesso. Para isso, a empresa e os fornecedores precisam ter uma relação de interdependência, na qual um beneficia o outro através do comprometimento.
Apesar de ser necessário um controle periódico, nenhum franqueador tem tempo para acompanhar de perto cada passo do fornecedor. Esse é mais um motivo para contratar bons profissionais – a confiança no trabalho precisa existir.
Seguindo os princípios do Sistema de Gestão da Qualidade, implantado pela NBR ISO 9000, os objetivos organizacionais são alcançados. A política do SGQ envolve, principalmente, o foco no consumidor e o envolvimento das pessoas e dos stakeholders.
Esse relacionamento, que gera uma boa gestão, produz maior rentabilidade no negócio. Nisso, voltamos para a importância da homologação e da qualificação de fornecedores, que nada mais é do que estreitar relações profissionais.
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