Confira as melhores dicas de franquias home office

Descubra as vantagens e as desvantagens das franquias home office e confira 16 dicas de negócios altamente promissores.

Graças à tecnologia, o mercado vive em uma revolução constante. As inovações surgem a cada momento e em todos os lugares – inclusive dentro de casa. Empreender a partir do conforto do lar é um possibilidade que também faz parte do franchising. Para isso, existem as microfranquias no estilo home-office, que fazem da residência do franqueado a sua sede. Quem saber um pouco mais sobre elas? Então confira o nosso conteúdo.

O que é uma franquia home office?

Em tradução livre, o termo inglês home office significa “escritório em casa”. No mundo dos negócios, diz respeito às empresas sediadas na residência do empreendedor. No caso das redes de franquias, a situação não é diferente. 

Na maioria das vezes enquadrada na categoria de microfranquias – modelo cujo investimento inicial não ultrapassa os R$ 90 mil -, as unidades home office são instaladas na residência dos franqueados.

Por tratar-se de unidades de pequeno porte, esses modelos demandam investimentos menores por parte do operador. E sim: os mais variados segmentos do franchising possuem franquias home office. Da alimentação (normalmente organizada no formato de delivery), à estética, passando pelo turismo e praticamente todo o setor formatado em agências.

O resto é praticamente tudo igual: ainda existem os programas de treinamento, o franqueador ainda tem o dever de prestar suporte e os contratos e taxas devem ser respeitados pelo franqueado que trabalha em casa.

Assim como em qualquer modelo de negócio, existem vantagens e desvantagens em gerir uma franquia home office. Caberá ao interessado buscar redes franqueadoras que permitem essa possibilidade. A optar por esse modelo, entre outros fatores, é preciso levar em consideração o capital disponível.

Vantagens

1) Economia de investimento e manutenção: gastos de aluguel não são necessários e a manutenção, por ser no ambiente caseiro, fica mais barata. Essas características acabam deixando o empreendimento bem mais viável para investidores que não possuem muito dinheiro;

2) Menos funcionários, menos salários a serem pagos: normalmente, franquias home office não exigem a contratação de muitos profissionais. Afinal de contas, são negócios menores e possuem menos demanda.

3) Maior facilidade no controle de qualidade: por ser um modelo reduzido, é muito mais fácil manter uma padronização nos processos e na entrega de serviços e produtos. As auditorias também são realizadas mais facilmente.

4) Os custos mais baixos do franchising: levando tudo isso em consideração, franquias home-based pesam menos no bolso do franqueado e do franqueador, que também deve exercer algumas responsabilidades, como o suporte ao operador. Muitas vezes, o investimento do franqueado, ao todo, não chega nem a R$ 10 mil.

Desvantagens

1) Dificuldade de adaptação de alguns formatos: por mais que os mais variados setores consigam funcionar em home-based, alguns negócios específicos jamais dariam certo, por exigirem maior estrutura para produção e atendimento aos consumidores. É por isso que a maioria das franquias nesse modelo realizam seus serviços através do delivery.

2) Maior controle do franqueador sobre o franqueado: trabalhar em casa é uma tentação que pode prejudicar a produtividade do profissional. Além disso, essa praticidade toda pode fazer com que alguns franqueados não cumpram com suas obrigações contratuais.

O franqueador deve encontrar uma forma de avaliar constantemente a atividade do operador e manter uma comunicação fluida. A plataforma da Central com certeza é bastante útil para tudo isso!

Interessante, não? Está afim de conhecer algumas franquias que oferecem a opção home office e conferir os investimentos necessários para a instalação? Então confira as 16 dicas que nós preparamos para você!

16 Dicas de franquias home office

* Se você estiver acessando pelo celular, coloque a tela na posição horizontal para ver as tabelas abaixo. Boa leitura!

CI

  • Investimento: R$ 3.300,00
  • Retorno de Investimento: 1 mês
  • Fundação: 1988
  • Franchising: 1992
  • Unidades: 124
  • Sede: São Paulo

TRUST INTERCÂMBIO

  • Investimento: R$ 3.500
  • Retorno de Investimento: 3 meses
  • Fundação: 2009
  • Franchising: 2015
  • Unidades: 23
  • Sede: São Paulo

IE INTERCÂMBIO

  • Investimento: R$ 4.000,00
  • Retorno de Investimento: 12 a 24 meses
  • Fundação: 1998
  • Franchising: 2005
  • Unidades: 70
  • Sede: São Paulo

AMAZE TRAVEL

  • Investimento: R$ 4.500,00
  • Retorno de Investimento: 3 a 24 meses
  • Fundação: 2012
  • Franchising: 2015
  • Unidades: 8
  • Sede: São Paulo

EM CONEXÃO SISTEMAS

  • Investimento: R$ 4.500,00
  • Retorno de Investimento: 6 a 18 meses
  • Fundação: 2010
  • Franchising: 2016
  • Unidades: 2
  • Sede: Sergipe

CEBRALOG

  • Investimento: R$ 4.500,00
  • Retorno de Investimento: 2 a 5 meses
  • Fundação: 2011
  • Franchising: 2016
  • Unidades: 4
  • Sede: São Paulo
SMS DIGITAL

  • Investimento: R$ 4.990,00
  • Retorno de Investimento: 6 a 12 meses
  • Fundação: 2006
  • Franchising: 2012
  • Unidades: 57
  • Sede: São Paulo

TZ VIAGENS

  • Investimento: R$ 4.990,00
  • Retorno de Investimento: 1 mês
  • Fundação: 1986
  • Franchising: 2012
  • Unidades: 67
  • Sede: São Paulo

CLUBE TURISMO

  • Investimento: R$ 5.900,00
  • Retorno de Investimento: 4 meses
  • Fundação: 2003
  • Franchising: 2009
  • Unidades: 483
  • Sede: Paraíba

CEOFOOD

  • Investimento: R$ 6.000,00
  • Retorno de Investimento: 6 a 12 meses
  • Fundação: 2017
  • Franchising: 2018
  • Unidades: 128
  • Sede: São Paulo

ACQIO

  • Investimento: R$ 7.900,00
  • Retorno de Investimento: 6 a 12 meses
  • Fundação: 2013
  • Franchising: 2015
  • Unidades: 1531
  • Sede: São Paulo

MÍDIA DO PÃO

  • Investimento: R$ 7.900,00
  • Retorno de Investimento: 3 a 6 meses
  • Fundação: 2013
  • Franchising: 2013
  • Unidades: 154
  • Sede: São Paulo

RHF TALENTOS

  • Investimento: R$ 9.900,00
  • Retorno de Investimento: 3 a 6 meses
  • Fundação: 2007
  • Franchising: 2007
  • Unidades: 71
  • Sede: Paraná

BARELA

  • Investimento: R$ 10.000,00
  • Retorno de Investimento: 6 a 12 meses
  • Fundação: 1995
  • Franchising: 2017
  • Unidades: 60
  • Sede: São Paulo

HUB IN TOUCH

  • Investimento: R$ 14.800,00
  • Retorno de Investimento: 10 a 15 meses
  • Fundação: 2016
  • Franchising: 2018
  • Unidades: 6
  • Sede: São Paulo

DR FAZ TUDO

  • Investimento: R$ 25.000,00
  • Retorno de Investimento: 12 a 18 meses
  • Fundação: 2008
  • Franchising: 2009
  • Unidades: 15
  • Sede: São Paulo

 

 

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!