Descubra as vantagens e as desvantagens das franquias home office e confira 16 dicas de negócios altamente promissores.
Graças à tecnologia, o mercado vive em uma revolução constante. As inovações surgem a cada momento e em todos os lugares – inclusive dentro de casa. Empreender a partir do conforto do lar é um possibilidade que também faz parte do franchising. Para isso, existem as microfranquias no estilo home-office, que fazem da residência do franqueado a sua sede. Quem saber um pouco mais sobre elas? Então confira o nosso conteúdo.
O que é uma franquia home office?
Em tradução livre, o termo inglês home office significa “escritório em casa”. No mundo dos negócios, diz respeito às empresas sediadas na residência do empreendedor. No caso das redes de franquias, a situação não é diferente.
Na maioria das vezes enquadrada na categoria de microfranquias – modelo cujo investimento inicial não ultrapassa os R$ 90 mil -, as unidades home office são instaladas na residência dos franqueados.
Por tratar-se de unidades de pequeno porte, esses modelos demandam investimentos menores por parte do operador. E sim: os mais variados segmentos do franchising possuem franquias home office. Da alimentação (normalmente organizada no formato de delivery), à estética, passando pelo turismo e praticamente todo o setor formatado em agências.
O resto é praticamente tudo igual: ainda existem os programas de treinamento, o franqueador ainda tem o dever de prestar suporte e os contratos e taxas devem ser respeitados pelo franqueado que trabalha em casa.
Assim como em qualquer modelo de negócio, existem vantagens e desvantagens em gerir uma franquia home office. Caberá ao interessado buscar redes franqueadoras que permitem essa possibilidade. A optar por esse modelo, entre outros fatores, é preciso levar em consideração o capital disponível.
Vantagens
1) Economia de investimento e manutenção: gastos de aluguel não são necessários e a manutenção, por ser no ambiente caseiro, fica mais barata. Essas características acabam deixando o empreendimento bem mais viável para investidores que não possuem muito dinheiro;
2) Menos funcionários, menos salários a serem pagos: normalmente, franquias home office não exigem a contratação de muitos profissionais. Afinal de contas, são negócios menores e possuem menos demanda.
3) Maior facilidade no controle de qualidade: por ser um modelo reduzido, é muito mais fácil manter uma padronização nos processos e na entrega de serviços e produtos. As auditorias também são realizadas mais facilmente.
4) Os custos mais baixos do franchising: levando tudo isso em consideração, franquias home-based pesam menos no bolso do franqueado e do franqueador, que também deve exercer algumas responsabilidades, como o suporte ao operador. Muitas vezes, o investimento do franqueado, ao todo, não chega nem a R$ 10 mil.
Desvantagens
1) Dificuldade de adaptação de alguns formatos: por mais que os mais variados setores consigam funcionar em home-based, alguns negócios específicos jamais dariam certo, por exigirem maior estrutura para produção e atendimento aos consumidores. É por isso que a maioria das franquias nesse modelo realizam seus serviços através do delivery.
2) Maior controle do franqueador sobre o franqueado: trabalhar em casa é uma tentação que pode prejudicar a produtividade do profissional. Além disso, essa praticidade toda pode fazer com que alguns franqueados não cumpram com suas obrigações contratuais.
O franqueador deve encontrar uma forma de avaliar constantemente a atividade do operador e manter uma comunicação fluida. A plataforma da Central com certeza é bastante útil para tudo isso!
Interessante, não? Está afim de conhecer algumas franquias que oferecem a opção home office e conferir os investimentos necessários para a instalação? Então confira as 16 dicas que nós preparamos para você!
16 Dicas de franquias home office
* Se você estiver acessando pelo celular, coloque a tela na posição horizontal para ver as tabelas abaixo. Boa leitura!
CI
|
TRUST INTERCÂMBIO
|
DR FAZ TUDO
|
AMAZE TRAVEL
|
EM CONEXÃO SISTEMAS
|
CEBRALOG
|
SMS DIGITAL
|
TZ VIAGENS
|
CLUBE TURISMO
|
CEOFOOD
|
ACQIO
|
MÍDIA DO PÃO
|
RHF TALENTOS
|
BARELA
|
HUB IN TOUCH
|