Conheça as vantagens e desvantagens de ter uma franquia home-based

Graças a tecnologia, o mercado vive em uma revolução constante. As inovações surgem a cada momento e em todos os lugares – inclusive dentro de casa. O franchising também tem possibilidades para quem quer empreender no conforto do lar. Para isso, existem as microfranquias no estilo home-based, que fazem da residência do franqueado a sua sede. Quer saber um pouco mais sobre elas? Então continua lendo!

O que é home-based?

O termo inglês home-based, em tradução livresignifica “baseado em casa”. No mundo dos negócios, diz respeito as empresas que possuem sua sede na residência do empreendedor. No caso das redes de franquias, a situação não é diferente. Enquadradas na categoria de micro ou nanofranquias, as unidades são instaladas nas residências dos franqueados.

Por se tratarem de unidades de pequeno porte, esses modelos demandam investimentos menores por parte do operador. E o melhor: os mais variados segmentos do franchising possuem franquias home-based. Da alimentação (normalmente organizada no formato de delivery), à estética, ao turismo e todo setor formatado em agências.

O resto é praticamente tudo igual: ainda existem os programas de treinamento, o franqueador ainda tem o dever de prestar suporte e os contratos e taxas devem ser respeitados pelo franqueado que trabalha em casa.

Assim como em qualquer modelo de negócio, existem vantagens e desvantagens em gerir uma franquia home-based. Caberá ao interessado buscar redes franqueadoras que ofereçam essa possibilidade. A optar por esse modelo, entre outros fatores, é preciso levar em consideração o capital disponível.

Vantagens das franquias home-based

1) Menor capital necessário: o investimento inicial costuma ser mais baixo e gastos com a manutenção também. Você não precisará se preocupar com gastos de aluguel e a manutenção, por ser apenas um ambiente, fica mais barata. Essas características acabam deixando o empreendimento bem mais viável para investidores que não possuem tanto capital;

2) Menos funcionários, menos salários a serem pagos: normalmente, franquias home-based não exigem a contratação de muitos profissionais. Afinal de contas, são negócios “menores” e possuem menos demanda.

3) Maior facilidade no controle de qualidade: por ser um modelo reduzido, é muito mais fácil manter uma padronização nos processos e na entrega de serviços e produtos. As auditorias também são realizadas mais facilmente.

4) Os custos mais baixos do franchising: levando tudo isso em consideração, franquias home-based pesam menos no bolso do franqueado e do franqueador, que também deve exercer algumas responsabilidades, como o suporte ao operador. Muitas vezes, o investimento total do franqueado não chega a R$ 10 mil.

Desvantagens das franquias home-based

1) Dificuldade de adaptação: mesmo que os mais variados setores consigam funcionar em home-based, alguns negócios específicos tem dificuldades de adaptação para o formato home-based. Esses específicos talvez jamais dessem certo, pois exigem maior estrutura para produção e atendimento aos consumidores. É por isso que a maioria das franquias que se aproximam desse modelo, optam por realizar seus serviços através do delivery.

2) Necessidade de disciplina: trabalhar em casa é uma tentação que pode prejudicar a produtividade do profissional. É preciso manter o foco e ter disciplina. Além disso, existe menor controle do franqueador sobre o franqueado, e essa praticidade toda pode fazer com que alguns franqueados não cumpram com suas obrigações contratuais.

O franqueador deve encontrar uma forma de avaliar constantemente a atividade do operador e manter uma comunicação fluida. A plataforma da Central com certeza é bastante útil para tudo isso!

Quer conhecer algumas franquias que oferecem a opção home-based e conferir os investimentos necessários para a instalação? Seguem 6 dicas que nós preparamos para você!

6 dicas de franquias home-based

CI

Com 30 anos atuando no mercado – 27 deles como franqueadora – a CI é uma das maiores empresas de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Atualmente conta com mais de 90 unidades espalhadas pelo país e já recebeu o  Selo de Excelência em Franchising da ABF em sete oportunidades.

  • Investimento: R$ 3,3 mil;

SMS Digital

Empresa especializada em comunicação via SMS corporativo. Entre as 5 maiores empresas homologadas do segmento no Brasil, a SMS Digital atende mais de 400 cidades e conta com 57 unidades.

  • Investimento: R$ 5 mil;

Acqio

A Acqio é uma empresa brasileira que trabalha com a venda de maquininhas para pagamento por meio de cartão de crédito. No mercado desde 2014, a rede já conta com mais de 1.700 franqueados espalhados por todo o país.

  • Investimento: R$ 6,9 mil;

Mídia do Pão

Rede especializada na comercialização de espaços publicitários em embalagens ecológicas de pães, pizzas, farmácias, pipocas, lanches e sacolas diversas. Fundada em 2012, a Mídia do Pão tem 46 unidades espalhadas pelo país.

  • Investimento: R$ 7,9 mil;

Só Multas

Criada em 2014, a Só Multas oferece soluções para habilitados e proprietários de veículos em problemas relacionados a multas de trânsito e suas sanções: defesas administrativas por excesso de pontos na cnh, defesas e recursos de multas.

  • Investimento: R$ 15 mil;

Echosis

Criada em 2010, a Echosis oferece serviços específicos como E-mail Marketing, Social Media, Geração de Conteúdo, Google Adwords, Otimização SEO, Remarketing, Google Shopping, entre outros. A franquia é voltada para profissionais de marketing e afins, mas não é necessário conhecimentos específicos, pois são disponibilizados cursos e treinamentos.

  • Investimento: R$ 20 mil;

Gostou do conteúdo? Então acesse nosso blog e confira diversos outros materiais sobre o universo do franchising.

Software para Franquias - Peça sua Demonstração agora!