Guia definitivo para abrir a sua Hamburgueria

Andou pensando em investir em uma franquia e tem prefer√™ncia pelo segmento de alimenta√ß√£o? √Č chegado em uma Hamburgueria? Ent√£o confere nosso guia com tudo o que voc√™ precisa saber para se dar bem.

Em todas as listas de melhores opção de investimento no varejo, a alimentação consta como um dos segmentos mais atrativos. Essa tendência não é exclusividade do Brasil, ela ocorre por todo o mundo. Mas isso não é difícil de perceber. Está duvidando? Então saia de casa e dê uma olhada na sua rua. Olhe bem as lojas que encontrar e veja quantas são do ramo alimentício.

Pelo menos metade, não? Além disso, a maioria são de lanches e comidas rápidas. Vamos entender mais sobre o assunto e ver como você pode encontrar o seu diferencial dentro deste segmento tão ativo.

Neste guia você vai encontrar os seguintes tópicos:

A hora certa de investir

Por incr√≠vel que pare√ßa, ap√≥s um breve per√≠odo de recess√£o, o PIB brasileiro teve seu segundo ano consecutivo de resultados positivos. Novos tempos est√£o vindo para investidores que estavam atr√°s de um pouco de f√īlego.¬†Ao perceber os novos ares, os empres√°rios se mostram prontos para agir, elevando o indicador de confian√ßa para o maior √≠ndice em anos.

Dentro do mercado de franchising, os n√ļmeros foram ainda maiores. O faturamento aumentou 7,1% em 2018 e, nos √ļltimos quatro anos, teve um crescimento geral de aproximadamente 25%.

Vejamos como anda os comércios de alimentação neste cenário.

Motivos para investir em comida

Entendemos que nem todos que resolvem abrir um restaurante sonharam um dia em ser grandes chefs. A maioria apenas está atrás de um negócio próprio que forneça algum tipo de investimento seguro. Por isso vamos falar por que o ramo alimentício pode ser o seu futuro ramo.

  • Imunidade √† crise:

Dentre todos as idéias de negócios possíveis, entrar no ramo da alimentação provavelmente é uma das mais seguras. Em tempos de crise continuará vendendo e fora dela venderá ainda mais.

Segundo relat√≥rios da ABIA (Associa√ß√£o Brasileira das Ind√ļstrias de Alimenta√ß√£o), o setor est√° vendo o seu faturamento crescer ano ap√≥s ano. Mesmo em¬†2016, no auge da crise econ√īmica, o aumento em rela√ß√£o ao ano anterior foi de 9,3%¬†.

  • Pre√ßo acess√≠vel

A comida tamb√©m pode estar entre os investimentos mais baratos. √Č claro que se a ideia for abrir um local de luxo, essa informa√ß√£o n√£o ser√° verdade, mas via de regra o custo √© pequeno.

Isso acontece porque restaurantes necessitam de pouco maquinário se comparados a outros negócios. Entretanto, são bastante trabalhosos e exigem grande dedicação.

Dentro do segmento, lanchonetes conseguem ainda se destacar por sua praticidade. Não estamos dizendo que é fácil, todo empreendimento exige esforço e trabalho, e esse não será diferente.

  • Alta lucratividade

Como o anterior, este t√≥pico tamb√©m pode variar, mas¬†em geral restaurantes t√™m boas margens de lucro.¬†No mercado de franchising, os n√ļmeros foram ainda mais positivos: o faturamento chega a¬†cerca de 250% sobre o produto. Algumas vezes estes n√ļmeros alcan√ßam outra propor√ß√£o e s√£o realmente exorbitantes, podendo chegar a 500%.

Imagine ter um restaurante italiano, por exemplo, cobrar altos preços por um produto de qualidade, mas cuja produção é barata. Dependendo do prato, a taxa de lucro pode chegar a valores até maiores do que os anteriores.

  • Diversas possibilidades

Comida pode ser mais que apenas sobrevivência e nutrição. 

Um estabelecimento que vende produtos org√Ęnicos, por exemplo, possui uma identidade que agrupa pessoas atr√°s de um estilo de vida espec√≠fico. J√° fast foods s√£o locais de passagem r√°pida que recebem muitos grupos de amigos e colegas de trabalho.

Cabe ao empreendedor achar o nicho em que quer trabalhar. O que falamos aqui deve ser levado em conta, como renda e lucro, mas não esqueça de você e de seu gosto pessoal.

Planeje bem tudo o que vai fazer. Faça um plano de negócio, construa metas, objetivos e pesquise sempre novas idéias para continuar inovando.

Uma coisa é certa: restaurantes estão enraizados em nossa cultura. São o destino de toda a família em datas especiais e podem representar, além de um estilo de vida, uma grande oportunidade.

Vale Ler:  Selo da ABF: como obter excel√™ncia no franchising

Ainda por cima, o ramo da alimenta√ß√£o vem inovando. Al√©m dos j√° citados org√Ęnicos, temos outros g√™neros de cozinha, como a estrangeira, e tamb√©m novos m√©todos de entrega atrav√©s de aplicativos. Abre-se um leque de op√ß√Ķes.

Por que uma Hamburgueria?

Como dissemos antes, lanchonetes se destacam por serem pr√°ticas, mas este n√£o √© o nosso √ļnico motivo. Vamos entender melhor como funciona esse ramo e porque ele pode ser a melhor escolha.

  • Acessibilidade:

Lanchonetes são realmente fáceis de abrir. Com cerca de R$ 10 mil você já pode adquirir os equipamentos básicos.

Além disso, não é necessário muito espaço. Um ambiente pequeno, quando bem utilizado, pode ser até mesmo um fator ao seu favor. Você pode criar uma atmosfera aconchegante e até cobrar mais por refeição.

  • Estrutura simples:

Segundo o SEBRAE, s√£o poucas as estruturas necess√°rias, o que facilita bastante o processo. √Č preciso ter cozinha, dep√≥sito, sanit√°rios e √°rea de atendimento ao cliente.

Outros espaços também são possíveis de implementar e ficam a critério do empresário, como uma área externa, por exemplo. Entretanto não são realmente necessários para o dia a dia da empresa e representam apenas um diferencial.

  • Pouca exig√™ncia de pessoal:

Uma hamburgueria simples não necessita de grande mão de obra. Basta a presença de um gerente, caixa, atendente, cozinheiro, copeiro e serviços gerais.

Conforme sua marca crescer, serão necessários mais profissionais. No início os citados acima são mais do que o suficiente.

  • Mercado:

A maioria do consumo ocorre durante a semana. No dia a dia é comum buscarmos por locais que oferecem serviço rápido e, se possível, barato. 

Lanchonetes e hamburguerias podem oferecer exatamente isso. Adicione a essa conta marketing e promo√ß√Ķes e voc√™ ter√° nas m√£os sua receita do sucesso.

Hora da decis√£o

Então você gostou da ideia e agora quer saber como prosseguir? Basicamente daqui para frente temos dois caminhos  para escolher, que depois se ramificam em várias possibilidades.

1) O primeiro dos caminhos √© abrir uma marca pr√≥pria. Com certeza √© o mais trabalhoso e arriscado das duas escolhas, mas o custo inicial pode se mostrar menor. Al√©m disso, por raz√Ķes √≥bvias, a possibilidade de lucro tamb√©m poder√° ser maior do que a de um modelo de franquia.

Entretanto tudo dependerá de você. Criar uma marca do zero, com uma identidade bem estabelecida e um produto eficiente, pode se mostrar uma grande dificuldade. Fique tranquilo, logo vamos aprofundar mais no assunto e daremos algumas dicas essenciais.

2) Do outro lado temos a oportunidade de abrir uma franquia. Neste caso, existe a vantagem de j√° se possuir uma identidade, um produto e nicho bem estabelecidos.

√Č a op√ß√£o mais segura e n√£o precisa ser a mais cara. Existem diversas franquias com valores diferentes. D√™ uma olhada na nossa lista que voc√™ pode encontrar uma que caiba perfeitamente no seu bolso.

 7 Dicas para abrir sua Hamburgueria

Se você decidiu começar uma marca própria. Confira nossas dicas para montar um restaurante de sucesso.

  • Planeje:¬†

Muitas coisas vão ir evoluindo com o percurso, não é necessário ter toda a decoração planejada no primeiro dia, por exemplo. Mas tudo o que puder, planeje.

Vale Ler:  Crescimento sustent√°vel e seguro de franquias: como atingir o sucesso

Decida espaços, cardápios e valores previamente. Para escolher as receitas, a internet é uma grande amiga. Procure dicas no Google ou no Youtube, tente algumas vezes e logo um cardápio estará estabelecido.

Ao escolher um cardápio, não tente economizar. Escolha bem as fontes e entre em sites como o Canva para produzir um design legal com baixo custo. Se bem feito, irá agregar bastante à apresentação da sua marca.  

  • Pe√ßa uma licen√ßa:

Este item faz parte do anterior e est√° separado por import√Ęncia. Se voc√™ est√° pensando em vender bebidas alco√≥licas no restaurante, pe√ßa a licen√ßa necess√°ria para os √≥rg√£os de fiscaliza√ß√£o o quanto antes.¬†

Tenha em mente que adquiri-la pode ser trabalhoso e demorado. Cada Estado possui seu órgão responsável, então se informe e vá atrás. Vender bebidas pode ser uma grande adição à renda.

  • Escolha de local:

Escolher um bom ponto é crucial para o sucesso da marca. Não precisa ser o melhor lugar da cidade, precisa apenas agregar ao que você quer atingir.

Uma lanchonete comum cabe em qualquer espaço urbano. Já uma especializada depende dos arredores para construir uma identidade. 

Se sua hamburgueria for menos acess√≠vel, com um conceito ‚Äúgourmet‚ÄĚ, por exemplo, tente encontrar um local bo√™mio na cidade. Essa ideia √© simples, pense no que voc√™ pode alcan√ßar com algum planejamento e pesquisa.

  • Observe:

Fique atento às mudanças de mercado e de seus concorrentes. Nada de copiar, apenas se adapte e mude elementos quando for preciso. Tudo isso sem esquecer sua premissa original.

  • Identidade da marca:

Monte um conceito de hamburgueria e se atenha a ele. Não largue de mão sua ideia facilmente. Construa um espaço com design e pratos que façam jus ao que você planeja.

Uma identidade bem estabelecida vai trazer clareza sobre quais atitudes tomar e em qual o tipo de marketing que é melhor apostar.

A escolha do nome da marca √© uma das decis√Ķes mais importantes e dif√≠ceis de se tomar. √Č aconselh√°vel procurar algo diferente para se destacar. Se voc√™ puder, escolha um nome que possa receber um apelido, como ‚ÄúMcDonald‚Äôs‚ÄĚ, ou algum nome curto, como ‚ÄúApple‚ÄĚ. Ir√° facilitar bastante que a marca seja lembrada e reconhecida.

  • N√£o contrate qualquer um:

Pode parecer óbvio, mas na hora do aperto é fácil de acabar escolhendo qualquer um para preencher um espaço. Não é fácil de achar um bom atendente ou caixa. Escolha bem quem você vai botar na frente do seu estabelecimento.

N√£o contrate amigos s√≥ por voc√™ gostar deles. Lembre-se que, em primeiras impress√Ķes, apar√™ncias infelizmente valem muito. Ent√£o escolha um time que entenda isso, cause boa impress√£o e lide da melhor forma poss√≠vel com as pessoas.¬†

  • N√£o compre qualquer equipamento:

Acredite nisso: equipamentos mais caros e resistentes vão poupar muito dinheiro. Restaurantes possuem um fluxo acelerado de movimento principalmente em horários de pico. Qualquer prato ou talher de baixa qualidade irá logo ceder sob uso constante.

Al√©m do fator resist√™ncia, ainda √© importante pensar no conceito do ambiente. Em uma hamburgueria, pratos r√ļsticos, como os feitos de madeira, caem muito bem.

6 Franquias para investir

Gostou da ideia de abrir uma franquia? Confere aqui que escolhemos algumas para você dar uma olhada.

  • Tico‚Äôs Burger

A Tico‚Äôs Burger trouxe o padr√£o americano de hamburgueria para o interior de S√£o Paulo. Seu ambiente aconchegante e pratos variados fizeram o sucesso que hoje se espalha atrav√©s do sistema de franquias. Atualmente possui um faturamento m√©dio anual de R$ 1,5 milh√Ķes.

  • Investimento m√≠nimo estimado: R$ 250.000,00.
  • Taxa de Franquia: R$ 40.000,00.
  • Capital de Instala√ß√£o: R$ 260.000,00 at√© R$ 420.000,00.
  • Retorno de 18 a 30 meses.
  • Royalties: 5% do faturamento bruto.
  • Taxa de propaganda: 2% do faturamento bruto.

Quer saber mais?

  • BURGER+

Vale Ler:  Treinamento de franqueados: 7 dicas essenciais

A BURGER+ tem um card√°pio moderno que consiste em dois pedidos b√°sicos: cachorro quente e hamb√ļrguer. S√£o apenas duas escolhas poss√≠veis, mas al√©m delas h√° op√ß√Ķes de recheios adicionais sem custo extra.

Todos podem montar seu lanche como quiserem. Um projeto inovador e lucrativo.

Além disso a marca carrega a ideia de trazer produtos frescos. As campanhas de marketing da empresa falam de carnes artesanais, livres de conservantes e outros aditivos.

  • Modelos de loja: Food truck, Corporativo, Shopping, Centro Comercial, Faculdades, Express, Loja dupla.
  • Faturamento m√≠nimo estimado: R$ 130.000,00.
  • Investimento m√≠nimo estimado: R$ 250.000,00.
  • Taxa de Franquia: a partir de R$ 60.000,00.
  • Capital de Instala√ß√£o de loja padr√£o: a partir de R$ 250.000,00.
  • Retorno a partir de 24 meses.
  • Royalties: 6% do faturamento bruto.
  • Taxa de propaganda: 2% do faturamento bruto.

Mais informa√ß√Ķes aqui.

  • Bob‚Äôs

São 66 anos de história dessa lanchonete que com certeza todos já ouvimos falar. Neste tempo não são poucos os prêmios que ganharam. Entre todos, os que mais se destacam são os 22 selos de excelência consecutivos pela ABF.

Existem diversos modelos de franquia Bob’s com suas particularidades e diferentes acessibilidades. Todos são explicados no site da marca.

  • Modelos de loja: Loja de rua, pra√ßa de alimenta√ß√£o, drive-thru, espa√ßo compartilhado, quiosque.
  • Faturamento m√©dio mensal: a partir de R$ 40.000,00 para quiosque, R$ 160.000,00 para lojas.¬†
  • Investimento m√≠nimo estimado: a partir de R$ 185.000,00 para quiosques, R$ 700.000,00 para lojas.
  • Taxa de franquia: a partir de R$ 30 mil para quiosques, R$ 80.000,00 para lojas.
  • Retorno de 20 a 48 meses.
  • Royalties: 6% do faturamento bruto para quiosques, 4% para lojas.
  • Taxa de propaganda: 4% do faturamento bruto.
  • tioB√°k

A empresa come√ßou em Goi√Ęnia, como uma das primeiras a vender hamb√ļrgueres 100% artesanais. Trouxeram uma ideia inusitada que logo fez sucesso: Franguitos. S√£o basicamente tiras de frango que servem de acompanhamento para seus lanches.

Como franquia, trabalham com um sistema que baseia-se na transfer√™ncia total do padr√£o administrativo e operacional da matriz. Mais informa√ß√Ķes no¬†link.

  • Investimento da franquia: A partir de R$ 120.000,00.
  • Taxa de franquia: R$ 45.000,00.
  • Taxa de royalties: 5% do faturamento bruto.
  • Fundo de Marketing: 1,5% do faturamento bruto.
  • Let‚Äôs Eat

A Let‚Äôs Eat n√£o se contenta em fazer apenas deliciosos hamb√ļrgueres, faz tamb√©m Steaks (carnes) e comida mexicana. Seu card√°pio variado possui mais de 70 itens inspirados nas viagens do criador da rede.

Segundo a marca: ‚Äúa Let‚Äôs Eat est√° oferecendo uma parceria real de ‚Äúneg√≥cio‚ÄĚe n√£o apenas a divis√£o ou participa√ß√£o de uma marca de sucesso‚ÄĚ. Desde 2013, quando a empresa come√ßou, a rede j√° somou 12 unidades.

Isso e os valores acessíveis tornam a empresa uma ótima opção de negócio. Veja mais no site.

  • Investimento: A partir de R$ 380.000.
  • Taxa de franquia: R$ 60.000,00.
  • Previs√£o de retorno: de 18 a 36 meses.
  • Royalties: 5% do faturamento bruto.
  • H3

A H3 oferece um servi√ßo diferenciado com um card√°pio que possui duas op√ß√Ķes para cada item. Uma √© dentro do p√£o e na outra o recheio vem “empratado”. Tamb√©m h√° outros itens, acompanhamentos como arroz, saladas e batatas.

O blog da empresa é extremamente informativo. Nele você vai encontrar uma variedade de gráficos e exemplos para quem tem interesse na marca.

  • √Ārea: a partir de 35 m¬≤.
  • Taxa de Franquia: R$ 60.000,00.
  • Capital de Instala√ß√£o: a partir de R$ 650.000,00.
  • Capital de giro: R$ 38.000,00.
  • Investimento total: a partir de R$ 750.000,00.
  • Faturamento m√©dio mensal: R$ 150.000,00.
  • Retorno: a partir de 36 meses.
  • Taxa de royalties: 8% do faturamento bruto.

Gostou do conte√ļdo? Ent√£o continue navegando no nosso blog e confira diversos outros.

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