Guia completo do franqueador: alcance o sucesso no mercado que cresce constantemente no mundo dos negócios

Se você chegou neste post, você provavelmente está buscando no mercado de franchising uma oportunidade de crescimento. Preparamos o material em seguida para que você sane suas dúvidas e opte, com segurança, por esse investimento. Como montar uma franquia? Como é o trabalho de um franqueador? Qual o know-how que devo adquirir para franquear e como montar um planejamento estratégico em rede? O que represento como gestor de rede?

Neste guia você vai conferir as melhores informações sobre como se tornar um franqueador de sucesso. Confira:

O que lhe faz empreender?

Você já pensou na resposta para essa pergunta? Muitos responderiam que sonham em gerir um negócio de sucesso. Entre esses, os mais sensatos, reconhecem que para seguir por este caminho precisam de três coisas essencialmente: ousadia, persistência e sorte. 

Ter dinheiro suficiente para manter um projeto ideal, mas se encontrar em um cenário de instabilidade econômica, é o que, por fim, desanima muitos a apostarem no empreendedorismo. Alguns tentam, mas desistem no meio do caminho. 

No entanto, os que acreditam que realmente têm vocação para empreender e confiam no potencial do seu negócio encontram novos caminhos para buscar o sucesso do seu empreendimento. O franchising é um desses caminhos.

É possível empreender sendo um franqueador?

Apesar das movimentações do mercado brasileiro nos últimos anos, o franchising vem crescendo continuamente. O fato é este: as redes de franquias estão por toda parte. E em cada uma, um franqueado reproduz o modelo de um negócio que um dia já foi pequeno. Os franqueados obtêm de sua unidade de franquia o retorno financeiro que almejam. O franqueador, ao confiar o direito de uso de sua marca, garante a lucratividade da rede e sucesso em sua expansão.

O franchising é um modelo prático, seguro e lucrativo de negócio por variados motivos. Mas, apesar de suas vantagens, ele demanda dos franqueadores e franqueados uma dedicação especial. Além do domínio do know-how de gestão em franquias, o trabalho em equipe é o grande diferencial para o sucesso. 

Por isso, franquear é assumir uma grande responsabilidade. Esse compromisso não é apenas atuar como gestor, mas também, como um profissional exemplar para os franqueados de suas unidade. O bom franqueador é aquele que transpassa sua visão a todos os franqueados, convencendo-os a vestir a camisa da rede.

Neste post, queremos que você entenda o que é, de fato, uma franquia e qual é o papel de um franqueador. Mas, mais do que isso, queremos mostrar que franquear o seu negócio pode ser a melhor maneira para fazê-lo crescer. 

Ao final desse texto, reflita: você está pronto para embarcar nessa empreitada? Se sentir que não está, mas ainda assim mantiver o interesse na ideia, continue buscando conhecimento sobre esse modelo de negócio. Pois, deste modo, quando sentir-se preparado, terá informações suficientes para se sentir seguro e dar o primeiro passo. 

O que significa montar um negócio através de franquias?

De modo geral, você já deve ter ideia do que é uma rede de franquias. É muito comum que existam, principalmente em cidades de grande porte, diversas lojas de uma mesma marca. Podemos garantir que a maioria desses estabelecimentos funcionam no formato de franchising.

Isso, porque no formato em questão, cada unidade comercial da empresa é gerida por um franqueado. O franqueado é uma espécie de gerente, o qual, partindo do seu investimento, fecha um acordo com o franqueador da rede. A partir disso, o proprietário da franquia lhe concede o direito de uso da marca em uma nova loja. Logo, o primeiro fator que o dono de um negócio deve reconhecer, ao considerar abrir uma rede, é de que assumirá o papel de franqueador da empresa. 

Além disso, o franqueador licenciará a utilização da imagem e da expertise de sua marca a investidores terceiros, que serão seus franqueados.

Parece estranho pensar em permitir o uso de uma marca, que um dia já foi pequena, a pessoas que não faziam parte da gestão. Mas, o fato de que as franquias estão por toda parte comprova que tal parceria funciona. O formato é legítimo. Mas, por que ele é tão considerado por empreendedores? Por que as franquias dão certo?

Por que, então, franquear?

Existem vantagens que apenas o franchising pode proporcionar. O formato de gestão deu suas caras nos Estados Unidos a partir da segunda metade do século passado. O método utilizou o melhor da tecnologia para que realmente se demonstrasse como uma alternativa para o crescimento de empresas. A evolução dos meios de comunicação, essencialmente, possibilitou conexões em rede que antes não existiam. 

O crescimento em rede de franquias se dá pela expansão da empresa em diversas localidades. Hoje, é possível manter o contato entre várias lojas através de canais práticos e ágeis de comunicação. É assim que franqueadores e franqueados se comunicam e alinham a padronização da rede, mesmo estando em locais distantes. E é a partir disso que o franchising se garante como forma de expansão para empresas.

Optar por franquear é dar um passo importante para o crescimento do seu negócio. Através do franchising, territórios que não seriam alcançados por um formato convencional de gestão são contemplados. É por um plano de expansão que uma empresa amplia seus horizontes e encontra franqueados para atuarem em localidades estrategicamente pensadas. Instaladas as unidades, elas fazem parte da rede da empresa, oferecendo o mesmo padrão qualidade para públicos diferentes.

Franquear é isso: é obter lucratividade através da acessibilidade. Acessibilidade não apenas ao público consumidor, mas também, ao empreendedor que busca por uma alternativa viável para investir. O modelo de loja de uma rede de franquias comprovadamente funciona. Sendo assim, disponibilizar o uso da marca é atrair investidores que ao tornarem-se franqueados, farão disso o seu trabalho. 

Em tempos de crise, a ideia de apostar em algo que funciona é ainda mais interessante. Logo, franquear um negócio que possui potencial é algo vantajoso tanto para o franqueador, que quer expandir sua empresa, quanto para investidores que prezam por segurança em investir.

5 coisas que você precisa saber para se tornar um franqueador de sucesso:

É claro que a expansão por meio do franchising não acontece magicamente a qualquer empresa. Para tomar esse passo, é preciso muita organização, visão de mercado e também, potencial de sucesso. O dono de um negócio reconhece quando seu empreendimento está dando certo. Conquistar um público fiel, em um mercado cada vez mais concorrido, não é fácil.  Se você gerencia um negócio, reflita sobre isso. Caso esteja convicto de que é a hora de expandir por meio do franchising, coloque sua empresa em análise e a formate. 

Para iniciar este processo, você deve, essencialmente, seguir os seguintes passos: 

1. Faça uma análise de franqueabilidade

Colocar seu negócio em análise é, literalmente, conferir o quão “franqueável” ele é. Na análise de franqueabilidade, você, como empreendedor, põe à prova a situação financeira e estrutural do seu negócio. Além do mais, você avalia seus diferenciais e, a partir disso, encontra as brechas para inserir sua empresa no mercado. É nessa etapa que você poderá rever o que está funcionando e o que não está funcionando na sua empresa. Desse modo, você terá noção do que pode ser mantido no formato de franquias e o que deve ser adaptado. 

DICA: para fazer uma análise de franqueabilidade, conte com a ajuda de consultorias especializadas.

2. Formate a sua franquia e determine um plano de expansão.

É a partir da certeza de que seu negócio está preparado para passar pela transformação de se tornar uma rede que se pensa na formatação da franquia. Aqui é quando o modelo de franquia é preparado para ser vendido para futuros franqueados. Isso implica não apenas na organização do padrão das lojas, mas também, no estabelecimento de uma Circular de Oferta de Franquia (COF) e de outras questões legais. É importante também, desde o início, determinar um plano de expansão. Com isso, você poderá definir quais localidades serão exploradas primeiramente pela rede, com um objetivo em mente. 

DICA: os trâmites judiciais podem ser confusos e o mercado da sua empresa pode ser acirrado. Por essas e outras, conte com uma consultoria de formatação de franquias. Essas contam com o trabalho de profissionais que possuem o conhecimento e a visão de mercado necessárias para auxiliar o franqueador iniciante.

Saiba mais sobre como expandir uma rede de franquias.

3. Busque por franqueados para implantar unidades.

Seguir um plano de expansão bem definido é a melhor forma de implantar unidades de franquia. Mas, não existe rede sem o apoio de franqueados. Afinal, são estes quem entram com o investimento necessário para a instalação das lojas nos locais planejados. 

Portanto, para iniciar de vez o processo de expansão, a franqueadora deve atingir empreendedores potencialmente interessados em investir na marca. Tal trabalho pode ser feito através do direcionamento de estratégias de marketing para os territórios que fazem parte do plano de expansão. O mais importante de tudo, entretanto, é o processo seletivo dos futuros franqueados, que devem ter perfil profissional compatível com as demandas e políticas da empresa.

Quer saber mais sobre como passar por esse processo de transição?

Leia também: Como tornar o meu negócio uma franquia?

4. Conheça a legislação referente a franquias.

Ao adequar sua empresa ao formato de franquia, o franqueador passa a arcar com as chamadas Lei de Franquias. A lei determina que o acordo feito entre franqueador e franqueado deve estar detalhado na Circular de Oferta de Franquia (COF).  Este documento explana os direitos e deveres de ambas as partes. 

É imprescindível que o franqueador determine legalmente a sua empresa como uma rede de franquias. Isso deve ser feito com a formação da COF, a qual deve ser fundamentada pela Lei de Franquia. Também, a marca precisa ser devidamente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI.

Procure a ajuda de consultorias especializadas na formatação de franquias para não deixar nenhum detalhe jurídico escapar. A legalização da sua empresa como rede é o que permite que sua marca atue em diversas territórios.

Para saber um pouco mais sobre isso, acesse este post.

5. Selecione e capacite seus futuros franqueados.

Selecionar os franqueados ideais para gerirem unidades da rede é algo que define o futuro da empresa. A responsabilidade de gerenciar uma loja de uma marca já conhecida no mercado é muito grande. Além de possuir vocação empreendedora, o franqueado deve vestir a camisa da empresa e entender que, inicialmente, o retorno financeiro talvez não seja tão grande. É por isso que durante o processo seletivo, o franqueador deve estar atento aos candidatos que possuem o perfil mais adequado.

É fundamental que não aconteçam somente entrevistas com os candidatos. Elas são importantíssimas para conferir o perfil profissional e financeiro do possível franqueado. No entanto, também é necessário realizar atividades que avaliem o know-how dos interessados. Várias redes realizam um período “Test Drive” em lojas já em atividade, para pôr à prova a capacidade dos futuros franqueados.

Ao tomar a decisão de fechar contrato com um novo franqueado, o franqueador tem a responsabilidade de o oferecer um programa de treinamento. Este programa deve capacitá-lo a gerir corretamente esta nova unidade

Não somente, é imprescindível que o franqueador também mantenha contato com o franqueado. A troca de informações deve existir desde a inserção do iniciante à rede. Tal relação profissional é fundamental para o funcionamento em sincronia das lojas e para o alinhamento de interesses.

Saiba mais sobre como selecionar franqueados para sua rede

Quais as minhas responsabilidades como franqueador?

Da parte do franqueador, um de seus principais deveres é proporcionar know-how e suporte ao franqueado. Já o investidor, terá a obrigação de pagar devidamente as taxas de franquia, como os royalties mensais, para garantir o uso da marca. Todos esses detalhes estarão determinados no Contrato de Franquia, que oficializa a parceria entre o franqueador e o franqueado. Este contrato determina os direitos e os deveres tanto da parte do franqueado, quanto do franqueador. Nele, algumas cláusulas dizem respeito a deveres específicos do franqueador, os quais devem receber a devida atenção. 

As responsabilidades a seguir fazem parte do papel de qualquer franqueador na gestão de uma rede. É a partir delas que a empresa ganha corpo como franquia.

1. Proporcionar um completo programa de treinamento

Talvez a etapa mais decisiva para o sucesso de um franqueado seja o treinamento inicial para sua atuação na rede. Esse processo é algo que deve ser cuidadosamente planejado pelo franqueador e sua equipe. Nele, deve ser contemplado tudo o que é necessário para o franqueado. Com isso, ele conseguirá fazer sua unidade produzir e vender o produto da rede com o padrão de qualidade da marca para o consumidor.

O treinamento deve ocorrer de forma otimizada, para que o know-how da empresa seja transmitido ao franqueado com sucesso. É importante que o franqueador não economize nessa parte, por mais que alguns materiais e algumas aulas possam ter um custo maior.

DICA: uma forma de economizar na organização do treinamento e de torná-lo mais prático e viável a grandes redes de franquia é através de aulas EAD (ensino à distância). Ao serem feitas online, não demandam deslocamento. Portanto, podem ser acessadas a qualquer horário e possibilitam o armazenamento de arquivos que podem ser consultados de forma ilimitada.

Entenda mais sobre criar matrizes de transmissão de know-how.

2. Estar disponível para prestar o suporte necessário.

Toda unidade de franquia está sujeita a passar por problemas. Infelizmente, nem todos os problemas serão resolvidos pelo franqueado e pelos funcionários. Algumas vezes, o operador não tem conhecimento para lidar com a situação. Em outras, a questão ultrapassa o seu poder de resolução. 

Independentemente do caso, o papel do franqueador como prestador de suporte é essencial. Nisso, o franqueador deve estar sempre disponível. Afinal, a falta de suporte é extremamente prejudicial para o funcionamento das unidades da rede. Este tipo de problema afeta diretamente no controle de qualidade da empresa. Para o público, isso definitivamente não pega bem.

DICA: é humanamente impossível estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. O próprio franqueador não é o único responsável por prestar o suporte de uma rede. Mesmo assim, é preciso que a empresa encontre meios para contatar de forma rápida e precisa as unidades que estão com problemas. Plataformas online suprem essa necessidade – e a Central do Franqueado é uma delas. Temos um módulo voltado especialmente para o suporte ao franqueado. 

3. Manter comunicação fluida com os franqueados

Dar importância ao vínculo profissional entre franqueador e franqueado é algo que passa batido em muitas empresas. Poucos entendem realmente o diferencial que isso proporciona ao trabalho em equipe de uma franquia. Mas, no final das contas, é a comunicação que mais previne e soluciona problemas. É extremamente positivo não apenas para primar pela melhor qualidade da rede, mas também, para tornar o ambiente da empresa o melhor possível para se trabalhar.

DICA: a própria Central do Franqueado, em sua plataforma online, oferece um espaço programado para a comunicação acessível entre o franqueador e as unidades de franquia. Lá, inclusive, existe a possibilidade de agendar reuniões, as quais acontecendo periodicamente, fazem toda a diferença para deixar a atividade da empresa nos conformes.

Quer saber mais sobre a importância da comunicação no negócio de franquias? Confira nosso conteúdo com algumas dicas para melhorar o contato entre franqueador e franqueado.

O que fazer para manter a padronização do negócio em rede?

Essa pergunta já foi praticamente respondida nos tópicos anteriores. Para manter a padronização da rede e, por consequência, seu controle de qualidade – oferecendo o mesmo para todos os públicos, independentemente da unidade visitada – o franqueador também deve fazer sua parte, preocupando-se com:

  • a) O treinamento dos franqueados;
  • b) O suporte a eles;
  • c) A comunicação com eles.

Claro que, para que haja padronização, também é preciso que os franqueados se engajem. De vez em quando, é necessário realizar um tipo de avaliação nas unidades, para conferir se tudo está correndo do jeito certo. As auditorias, feitas por consultores de campo que visitam as lojas, são importantes nesse quesito. Através de checklists, colocam à mesa o que está indo bem e o que precisa ser melhorado.

Leia mais: auditoria em franquias e o seu impacto na padronização.

Aprenda como franquear o seu negócio

Se você tem um negócio e pensa em como expandir de uma forma mais segura e prática, por que não escolher o franchising? Porém, sabemos que não é uma tarefa tão fácil e exige algum conhecimento de como funciona o sistema de franquias.

Para isso, indicamos o curso “Formatação de franquia – Segredos da Franquia“, ministrado pelo especialista em franchising, Erlon Labatut. Erlon é diretor do site Franqueador.com, especializado em consultoria para franquias e sócio-fundador da rede de franquias Nuv-Nuv.

Com mais de 16 anos de atuação com consultoria e treinamentos, sendo os últimos seis anos focados no mercado de franquias, Erlon oferece uma oportunidade única para empreendedores que buscam expandir seu negócio. O curso irá detalhar todo o processo necessário para tornar o seu negócio em uma franquia.

Dividido em seis módulos, o curso oferece um aprendizado de tudo que é necessário para franquear e ingressar no mercado de franquias. Os módulos contemplam desde a definição do modelo da sua franquia, auxiliando a estruturar seu planejamento financeiro e mostrando detalhadamente como montar a estrutura da rede, como prestar suporte ao franqueado, disponibilizar manuais, até as questões jurídicas para operar como franquia.

Se interessou? Então não perca a oportunidade de aprender com quem entende o sistema de franquias e saiba como estruturar o seu negócio da maneira correta para operar como franquia. Para saber preços e mais informações do curso, clique na imagem abaixo.

Esperamos que, através desse conteúdo, você tenha entendido um pouco mais sobre o que é franquear um negócio e o que é ser franqueador de uma rede. 

Caso esteja mais seguro para franquear agora, siga em frente! Estamos dispostos a ajudar você caso tenha dúvidas sobre o sistema de franchising. Aproveite também mais conteúdos do nosso blog e conheça mais sobre o mercado de franquias. Até a próxima!

Resumo

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