Expanda sua rede de franquia com Google Meu Negócio

Vivemos em um mundo digital e isso não tem mais volta. Atualmente, se uma empresa quer obter sucesso e ingressar de maneira consistente em um nicho de mercado, ela deve estar presente nas plataformas de busca da internet. Neste conteúdo, iremos apresentar as principais funcionalidades da ferramenta Google Meu Negócio. Descubra de que forma ela pode lhe ajudar a conquistar cada vez mais clientes para o seu franchising.

O Google se tornou uma ferramenta tão presente na vida das pessoas que dispensa maiores apresentações. Estamos falando do maior site de buscas do mundo que recebe cerca de 100 bilhões de pesquisas mensais.

Boa parte destas pesquisas são realizadas por consumidores quando querem encontrar algum produto ou serviço pense em quantas vezes você utilizou a ferramenta para encontrar algo do gênero só na última semana.

Portanto, se você tem uma franquia e atua no setor de varejo, estar presente no Google é quase uma obrigação. Afinal de contas, a última coisa que você quer é perder espaço para a concorrência pelo fato de seus potenciais clientes não saberem que você existe, não é mesmo?

Como aparecer no Google?

Existem três formas de fazer sua franquia aparecer no Google:

  • Google Ads: ferramenta paga. Anunciando pelo Google Ads, sua empresa aparece nas primeiras colocações sempre que alguém pesquisar algo relacionado ao seu campo de atuação (nome marca, de concorrentes, produtos/serviços);
  • Busca Orgânica: resultado que é mostrado sempre alguém pesquisa algo no Google, sem necessidade de qualquer tipo de pagamento. Existem técnicas de otimização para melhorar a posição do seu site no ranking dos resultados orgânicos do Google. No entanto, o trabalho é complexo e só gera resultados no médio e longo prazo;
  • Google Meu Negócio: ferramenta gratuita na qual você pode cadastrar a sua empresa para que ela apareça nas buscas do Google.

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Na imagem acima, você pode conferir os resultados do Google para pesquisa com a palavra-chave “Central do Franqueado”. No quadro imediatamente inferior à caixa de pesquisa está o resultado obtido por meio do Google Ads; logo abaixo, está o resultado orgânico; à direita, o resultado do Google Meu Negócio.

Google Meu Negócio

Como dissemos anteriormente, trata-se de uma ferramenta gratuita na qual você pode cadastrar a sua franquia para que ela apareça em todas as buscas do Google realizadas próximo ao local da sua empresa. No Google Meu Negócio, é possível gerenciar diversas informações sobre a sua unidade, tais como:

  • descrição dos produtos/serviços oferecidos
  • telefone;
  • localização;
  • horário de funcionamento;

A ferramenta também permite o upload de fotos do estabelecimento e dos produtos que ele oferece. E o melhor de tudo é que, para aderir, você não precisa nem mesmo ter um site corporativo. O Google Meu Negócio é voltado para empreendimentos de todos os portes.

Como cadastrar minha empresa no Google Meu Negócio?

Conforme mencionamos anteriormente, para fazer um perfil no Google Meu Negócio, a única coisa que você precisa ter é uma empresa. O primeiro passo é acessar o site e preencher os formulários com os dados solicitados.

A ferramenta irá lhe pedir uma série de informações, tais como nome da empresa, localização, quais serviços presta ou produtos oferece, como ela atua no mercado, etc. Após preencher todos os campos e confirmar, você terá que esperar o recebimento de um código de acesso no endereço da sua sede para confirmar as informações

A chave é encaminhada pelos Correios e costuma demorar de 10 a 20 dias para chegar no endereço fornecido. Somente após a verificação do código de acesso que sua empresa ficará disponível no Google.

Vantagens do Google Meu Negócio

Com o Google Meu Negócio, sua unidade vai estar presente sempre que alguém fizer alguma busca pelo nome da marca, produto ou serviço oferecido. A ferramenta oferece diversas vantagens. Confira algumas delas:

  • Maior visibilidade: garanta que seu negócio seja encontrado pelos seus clientes na pesquisa do Google, no Google Maps e no Google+;
  • Interação com consumidores: construa relações duradouras compartilhando novidades e respondendo prontamente ao feedback dos clientes;
  • Facilitar o gerenciamento: tenha tudo o que o Google pode fazer para ajudar no sucesso de sua unidade de franquia em um só local;

E aí, gostou do conteúdo? Então fique atento ao nosso blog e confira diversas outras informações a respeito do universo do franchising.

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