Saiba os recursos disponíveis do Google Analytics para o seu negócio

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, nela é possível fazer a integração da ferramenta com o seu site e obter relatórios detalhados, em tempo real.

O que voc√™ ver√° nesse conte√ļdo:

O que é Google Analytics?

√Č um sistema gratuito de monitoramento de tr√°fego que tem como objetivo saber quantos usu√°rios acessam o seu site.¬†¬†O objetivo principal do google analytics n√£o √© apenas saber quantos usu√°rios acessam o seu site e sim, de que forma esses usu√°rios se comportam ao navegar por esse site.¬†O monitoramento do tr√°fego √© uma das principais fun√ß√Ķes de qualquer atividade online e indispens√°vel para a gest√£o de neg√≥cios nesse segmento.

Recursos disponíveis para o seu negócio

Os recursos do google analytics parecem ser infinitos. Veja alguma das informa√ß√Ķes que ele fornece:

      • N√ļmero total de visitantes, visitante √ļnico e visitantes que retornam ao site
      • Origens de tr√°fego –¬† De onde est√£o vindo os acessos que chegam no site
      • Metas – Quais as metas tra√ßadas para o site foram atingidas¬†
      • Resultados de E-commerce – como anda o desempenho de sua loja virtual
      • Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam resultados
      • M√≠dias Sociais – Quais de suas a√ß√Ķes em redes sociais lhe trazem mais acessos.¬†

As op√ß√Ķes de monitoramento

¬†Em detalhes, al√©m de monitorar os acessos de um site, funciona como ferramente de tomada de decis√Ķes gerenciais.

Google Analytics no Marketing Digital 

Um outro uso para o Analytics é no monitoramento de campanhas de marketing digital. As vantagens do marketing online sobre o marketing convencional é o fato de podermos mensurar exatamente o resultado da campanha. Qual foi o retorno que aquela campanha trouxe em termos de faturamento e qualquer outro critério de conversão que seja estabelecido.

Google Analytics no E-commerce

Para o com√©rcio eletr√īnico, funciona como um term√īmetro de resultados, atrav√©s das informa√ß√Ķes √© poss√≠vel analisar o desempenho das vendas.¬†Mais do que isso, √© poss√≠vel saber que tipo de a√ß√£o de marketing est√° proporcionando o melhor resultado.

O que acompanhar no Google Analytics?

Para responder essa pergunta a primeira coisa que sua equipe deve fazer √© entender quais s√£o os objetivos de cada canal usado.¬†Por exemplo, uma estrat√©gia de produ√ß√£o de conte√ļdo para SEO, que tem como objetivo gerar tr√°fego no site, deve acompanhar m√©tricas de aquisi√ß√£o como n√ļmero de novos visitantes que este material gerou.

Caso seu objetivo final seja convers√£o de um visitante em lead, acompanhar quais p√°ginas geraram maior convers√£o √© uma m√©trica valiosa.¬†De maneira geral, podemos listar algumas informa√ß√Ķes que podem ser retiradas do Google Analytics:¬†¬†

      • Conhe√ßa os canais que geram maior tr√°fego

¬†Essa √© uma informa√ß√£o valiosa que demonstra bem o que √© Google Analytics e seu papel na estrutura de sua estrat√©gia.¬†Entenda quais a√ß√Ķes de marketing est√£o gerando mais tr√°fego no seu site, pode te ajudar a entender:¬†

      • quais os canais s√£o mais valiosos, logo merecem mais investimentos;¬†
      • quais os canais que n√£o atendem a esse objetivo (ou atendem abaixo do n√≠vel esperado);

Dica: As redes sociais, por exemplo, podem gerar menos tráfego, mas são importantes para a relação de sua empresa com seus clientes.  

      • Acompanhe os resultados de suas campanhas de an√ļncios pagos¬†

Voc√™ n√£o quer perder dinheiro com an√ļncios que n√£o geram convers√Ķes, correto?¬†

O significado de convers√Ķes varia de acordo com o objetivo de campanha e geralmente est√° ligado com a gera√ß√£o de leads ou vendas.¬†Estabele√ßa o significado que ela tem para a sua campanha e fa√ßa o acompanhamento pelo Google Analytics.

Dica: O relat√≥rio ‚ÄúCampanhas‚ÄĚ mostra o desempenho das campanhas pagas e como elas se comparam a outras iniciativas de como conseguir tr√°fego para o seu site.¬†

      • Entenda como o usu√°rio interage com a sua p√°gina¬†

Acompanhar o comportamento do usuário dentro do site da empresa também é importante para medir a qualidade de cada página.

As páginas de pagamento estão com problemas de carregamento? 

As informa√ß√Ķes apresentadas est√£o deixando d√ļvidas?¬†

O check out é muito longo?

Compreender o desempenho individual de cada página ajudará você a identificar quais precisam ser otimizadas para gerarem um resultado mais satisfatório. 

Com esse objetivo é importante acompanhar outras métricas como a taxa de rejeição.

Para entender mais como essa ferramenta funciona, acesse nosso conte√ļdo sobre Google Ads e fique por dentro de todo o assunto. Boa leitura!

Resumo

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