Saiba os recursos disponíveis do Google Analytics para o seu negócio

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, nela é possível fazer a integração da ferramenta com o seu site e obter relatórios detalhados, em tempo real.

O que você verá nesse conteúdo:

O que é Google Analytics?

É um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que tem como objetivo saber quantos usuários acessam o seu site.  O objetivo principal do google analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar por esse site. O monitoramento do tráfego é uma das principais funções de qualquer atividade online e indispensável para a gestão de negócios nesse segmento.

Recursos disponíveis no Google Analytics para o seu negócio

Os recursos do google analytics parecem ser infinitos. Veja alguma das informações que ele fornece:

      • Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site
      • Origens de tráfego –  De onde estão vindo os acessos que chegam no site
      • Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas 
      • Resultados de E-commerce – como anda o desempenho de sua loja virtual
      • Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam resultados
      • Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem mais acessos. 

As opções de monitoramento

 Em detalhes, além de monitorar os acessos de um site, funciona como ferramente de tomada de decisões gerenciais.

Google Analytics no Marketing Digital 

Um outro uso para o Analytics é no monitoramento de campanhas de marketing digital. As vantagens do marketing online sobre o marketing convencional é o fato de podermos mensurar exatamente o resultado da campanha. Qual foi o retorno que aquela campanha trouxe em termos de faturamento e qualquer outro critério de conversão que seja estabelecido.

Google Analytics no E-commerce

Para o comércio eletrônico, funciona como um termômetro de resultados, através das informações é possível analisar o desempenho das vendas. Mais do que isso, é possível saber que tipo de ação de marketing está proporcionando o melhor resultado.

O que acompanhar no Google Analytics?

Para responder essa pergunta a primeira coisa que sua equipe deve fazer é entender quais são os objetivos de cada canal usado. Por exemplo, uma estratégia de produção de conteúdo para SEO, que tem como objetivo gerar tráfego no site, deve acompanhar métricas de aquisição como número de novos visitantes que este material gerou.

Caso seu objetivo final seja conversão de um visitante em lead, acompanhar quais páginas geraram maior conversão é uma métrica valiosa. De maneira geral, podemos listar algumas informações que podem ser retiradas do Google Analytics:  

      • Conheça os canais que geram maior tráfego

 Essa é uma informação valiosa que demonstra bem o que é Google Analytics e seu papel na estrutura de sua estratégia. Entenda quais ações de marketing estão gerando mais tráfego no seu site, pode te ajudar a entender: 

      • quais os canais são mais valiosos, logo merecem mais investimentos; 
      • quais os canais que não atendem a esse objetivo (ou atendem abaixo do nível esperado);

Dica: As redes sociais, por exemplo, podem gerar menos tráfego, mas são importantes para a relação de sua empresa com seus clientes.  

      • Acompanhe os resultados de suas campanhas de anúncios pagos 

Você não quer perder dinheiro com anúncios que não geram conversões, correto? 

O significado de conversões varia de acordo com o objetivo de campanha e geralmente está ligado com a geração de leads ou vendas. Estabeleça o significado que ela tem para a sua campanha e faça o acompanhamento pelo Google Analytics.

Dica: O relatório “Campanhas” mostra o desempenho das campanhas pagas e como elas se comparam a outras iniciativas de como conseguir tráfego para o seu site. 

      • Entenda como o usuário interage com a sua página 

Acompanhar o comportamento do usuário dentro do site da empresa também é importante para medir a qualidade de cada página.

As páginas de pagamento estão com problemas de carregamento? 

As informações apresentadas estão deixando dúvidas? 

O check out é muito longo?

Compreender o desempenho individual de cada página ajudará você a identificar quais precisam ser otimizadas para gerarem um resultado mais satisfatório. 

Com esse objetivo é importante acompanhar outras métricas como a taxa de rejeição.

Para entender mais como essa ferramenta funciona, acesse nosso conteúdo sobre Google Ads e fique por dentro de todo o assunto. Boa leitura!

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