VENDAS

Vender é o combustível de todo negócio. A empresa que não vende o suficiente em detrimento de seus gastos, ou que vende muito menos do que a concorrência, não sobrevive. Por isso, a tarefa mais importante na gestão de uma empresa – que, para ser realizada, envolve organização em todos os seus setores – é a tarefa de encontrar meios para que a empresa efetivamente venda. Na concepção do produto, à imagem da marca, à forma como a empresa se comunica com os consumidores, tudo isso deve estar em constante avaliação e reformulação, a fim de que o processo de venda seja otimizado.

Para isso, todo negócio deve dispor de um time de marketing, encarregado de estabelecer estratégias certeiras para que o consumidor chegue ao produto final e o compre. Em redes de franquias, a responsabilidade do marketing alcança outros patamares: desenvolver a publicidade da marca de forma padronizada em todas as localidades de atuação, assim como vender a própria marca, como empreendimento, a investidores interessados a se tornarem franqueados.

Claramente, é necessário muito estudo de mercado para que a Gestão de Vendas de uma rede de franquias tenha resultados realmente positivos. Nessa seção, leia sobre as tendências do marketing no franchising e sobre como ele funciona em empresas nesse formato.