COMPRAS

São raríssimas as empresas que independem de terceiros para produzirem seus produtos. Ou, será mesmo que elas existem? Não há produção sem matéria-prima, da mais básica que seja. Portanto, ao formatar seu negócio, todo empreendedor que prima pela qualidade deve encontrar os melhores fornecedores para a elaboração de seus produtos. Claro, sempre levando em conta seu orçamento e calculando o investimento que será feito para o abastecimento da(s) loja(s). A premissa é o custo-benefício.

Esse é o trabalho do gestor de compras: homologar os melhores fornecedores e garantir que as entregas sejam feitas sempre em tempo, para que a empresa esteja sempre abastecida. No franchising, tal trabalho é primordial e mais desafiador. As unidades de uma rede de franquias devem receber a mesma qualidade em matéria, para que os padrões dos produtos sejam mantidos. A distância entre elas pode dificultar a logística de entrega dos fornecedores.

Mas, se tantas redes existem por aí, você pode ter certeza de que esse trabalho não é impossível. Com os devidos cuidados de Gestão de Compras, franquias conseguem se manter e se expandir sem nenhum problema. É a respeito disso que se dá esta seção do blog.