7 dicas para garantir a excelência na Gestão Organizacional de sua rede de franquias

A Gestão Organizacional surge pela necessidade de garantir excelência nas dezenas de processos do cotidiano de um negócio. No Franchising, essa carência é ainda maior pela quantidade de elementos envolvidos. Para te ajudar a conhecer mais sobre o conceito, preparamos esse guia completo sobre a Gestão Organizacional em redes de franquias. Confira!

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O que é a gestão organizacional?

Em qualquer empresa, organizar os processos do cotidiano é essencial para o bom andamento e crescimento do negócio. Em uma rede de franquias, isso se potencializa ainda mais. Por conta da quantidade de gerentes e funcionários em toda a cadeia de unidades, tudo deve estar muito bem definido e claro para todos os envolvidos.

E que processos são esses? Praticar o franchising torna fundamental uma série de outras atividades que precisamos estar atentos no dia a dia, como o suporte ao franqueado, promoção de manuais e treinamentos, etc. Além, é claro, de questões usuais em qualquer segmento, como gestão de estoque e pessoas, planos de marketing, vendas e muito mais. 

Por isso, ao buscar um aumento na organização geral da franquia, você precisa de um longo planejamento para não obter resultados opostos aos esperados. Nesse sentido, surgiu a Gestão Organizacional. No franchising, o conceito é justamente todo esse planejamento e execução de boas práticas de gestão previamente estabelecidas pelo líder da franquia. 

Todo esse esforço tem em vista atingir metas e objetivos da rede, da forma mais rápida e menos custosa possível. E, assim como toda tentativa de otimização de processos em franquias, são necessários diversos passos para atingir a excelência esperada. Para te ajudar, preparamos um conteúdo que mostrará como aplicar esse conceito em sua rede. 

Qual a importância de gerir bem uma franquia?

Tudo no Franchising tem um grau a mais de complexidade. Você, que vive o modelo, sabe disso mais do que ninguém. Assim, gerir uma rede de franquias se torna ainda mais difícil do que gerir um negócio qualquer. Você precisa de pulso firme, espírito de liderança, sabedoria e o mais importante: planejamento.

É durante esse planejamento que você vai encontrar erros. Sim, erros. São esses problemas encontrados que permitirão uma estruturação de qualidade dos processos da rede. Apenas estudando a fundo seu negócio que será possível desmantelar esses gargalos que podem atrapalhar o funcionamento da rede.

Porém, levando mais para o lado de benefícios práticos e que pesam no seu bolso: é fato que o objetivo final de todo franqueador é expandir cada vez mais sua rede. Afinal, foi por isso que o modelo foi adotado em primeiro lugar. A única forma de potencializar esse processo, é mostrando ser uma franquia de confiança, que apresenta metodologias eficientes e bem planejadas.

Com uma Gestão Organizacional de qualidade, ainda mais no atual mercado competitivo que vivemos, você vai dar um grande passo em frente à concorrência. Além disso, existe outro fator que vai fazer a diferença no fim do mês e que todo brasileiro gosta: economizar dinheiro. 

Se os processos de gestão de sua franquia forem os mais eficientes possíveis, isso contribui para que tanto o franqueador quanto os franqueados economizem tempo e dinheiro. Assim, todos usufruirão de uma maior agilidade e um serviço definitivamente mais lucrativo. 

Agora você com certeza quer saber como chegar a esse ponto, certo? Vamos conferir!

7 dicas para garantir a excelência na Gestão Organizacional em franquias

Implante uma cultura organizacional

A cultura organizacional é um conjunto de crenças e ideais compartilhados pelos colaboradores de uma empresa. Uma boa gestão organizacional deve implantar essas práticas, valores e políticas que orientam a empresa e devem ser seguidas sem exceções por todos os elementos da franquia.

A cultura organizacional dá alma a um negócio. Ao adotar em sua rede, vai promover o engajamento de seus colaboradores em um único ideal. Tudo o que compõe o negócio terá esta essência definida. Fazendo isso, a gestão organizacional da empresa será facilitada por conta desse alinhamento cultural estabelecido.

Estude seus processos a fundo

Se você quer começar a gestão organizacional da sua franquia otimizando processos considerados com problemas, o primeiro passo é estudar a fundo seus processos para identificar esses problemas, custos e responsáveis atuais.

Se você tem uma rede de franquias, deve saber da quantidade de processos que vivenciamos no dia a dia. Pois, além de lidar com o cliente final, temos outro tipo de cliente que precisa de sua atenção, o franqueado.

Quais são os processos atuais que ocorrem em sua rede de franquias? Essa é a pergunta que você deve fazer. Não são apenas um ou dois que você deve se atentar, mas sim todos. Cada mínimo aspecto da sua rede é um diferencial na hora de avaliar a gestão do negócio.

Escolha bem seus franqueados e equipe

Alinhado com a questão cultural da empresa, você precisa saber selecionar seus franqueados com qualidade. A seleção de franqueados é uma das partes mais importantes na hora de expandir sua franquia e o mau gerenciamento desse processo pode causar grandes problemas futuros.

Por isso, você não pode aceitar qualquer pessoa que deseja gerir uma unidade de sua rede de franquias. Afinal de contas, o franqueado carregará a imagem da sua empresa e se vocês não estiverem alinhados, problemas surgirão.

Invista em entrevistas complexas (que não assustem o potencial franqueador), pois é necessário saber se aquela é a pessoa certa para delegar sua marca e não atrapalhar a gestão organizacional da empresa. Se você quiser saber mais sobre qualificação de franqueados, temos uma série de vídeos sobre o assunto. Confira! 

Promova o desenvolvimento dos colaboradores

Avaliar o desempenho dos funcionários, além de promover melhorias, benefícios e desenvolvimento dos colaboradores é parte fundamental de uma boa gestão organizacional.

Além de possíveis bonificações e orientações a depender da performance de cada um dos funcionários e franqueados da rede, é essencial promover a capacitação contínua deles. Seja com workshops, palestras ou até treinamentos EAD por conta da pandemia, o importante é repassar novos conhecimentos para mantê-los atualizados. Aliás, você franqueador também não pode ficar para trás e deixar a concorrência te superar, viu?

Comunicação interna personalizada

Se você pensa em simplesmente fazer um comunicado geral para sua rede, em relação a mudanças ou orientações que deseja para a marca, está cometendo um grande erro. Existem unidades de diferentes pessoas e tamanhos, por isso é fundamental que você se comunique com cada uma de forma individual.

Uma comunicação personalizada busca adequar a comunicação com o franqueado, baseando-se em seu perfil e preferências. Podemos considerá-la essencial no mercado atual, pois o atendimento tem sido uma prioridade durante o atendimento. E no mundo de franquias, isso não é diferente.

Agentes de campo

Mais uma forma de evitar gargalos na gesão organizacional de uma rede, é garantir que os processos estejam sendo cumpridos conforme combinado. A solução para isso? Consultorias de campo

Se devidamente treinadas para averiguar e avaliar as unidades franqueadas, elas conseguem orientar as correções de forma individual e personalizada. Assim, você acaba assegurando uma gestão efetiva e sem maiores problemas.

Tecnologia é o futuro

Investir em tecnologia atualmente já não é mais um diferencial, e sim uma necessidade. Ou seja, hoje em dia, quem não utiliza da tecnologia para fazer a gestão de seu negócio com certeza está ficando para trás. Especialmente no caso de franquias, muitos dos processos cansativos e diários já deixaram de ser feitos manualmente há muito tempo. A solução? Um software de gestão para franquias!

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de organizar os processos de sua franquia. Por isso, te apresentamos nosso sistema para franquias. Ele conta com funcionalidades que irão otimizar o gerenciamento das atividades e setores da sua franquia. Além. é claro, de consolidar a padronização e acelerar a expansão da sua rede.

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Se gostou deste conteúdo, leia nosso artigo sobre Programa de Excelência e saiba como ter uma melhoria contínua de processos internos de sua franquia. Esperamos você!

Resumo

O que é a gestão organizacional?

Ao buscar um aumento na organização geral da franquia, você precisa de um longo planejamento para não obter resultados opostos aos esperados. Nesse sentido, surgiu a Gestão Organizacional. No franchising, o conceito é justamente todo esse planejamento e execução de boas práticas de gestão previamente estabelecidas pelo líder da franquia. 

 

Qual a importância de gerir bem uma franquia?

Tudo no Franchising tem um grau a mais de complexidade. Você, que vive o modelo, sabe disso mais do que ninguém. Assim, gerir uma rede de franquias se torna ainda mais difícil do que gerir um negócio qualquer. Você precisa de pulso firme, espírito de liderança, sabedoria e o mais importante: planejamento.

7 dicas para garantir a excelência na Gestão Organizacional em franquias

  • Implante uma cultura organizacional
  • Estude seus processos a fundo
  • Escolha bem seus franqueados e equipe
  • Promova o desenvolvimento dos colaboradores
  • Comunicação interna personalizada
  • Agentes de campo
  • Tecnologia é o futuro
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