Gerenciador de Projetos
Blog »Gestão »ProjetosGerenciador de Projetos: descubra sua importância e a melhor solução para expandir sua franquia

Gerenciador de Projetos: descubra sua importância e a melhor solução para expandir sua franquia

Postado em: 24 de Fevereiro de 2021

No mundo tecnológico em que vivemos, aderir às novas ferramentas se tornou uma necessidade para qualquer negócio. Entre as que mais se destacam, estão os softwares Gerenciadores de Projetos. Eles facilitam o planejamento e a execução de todos os projetos da sua rede, visando economia e agilidade. Saiba tudo sobre a aplicação e benefícios que a ferramenta pode trazer!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é um gerenciador de projetos?

Em redes de franquias, todo e qualquer projeto tem um grau de complexidade maior do que o normal. Devido à quantidade de envolvidos e eventuais repercussões das novidades por toda a rede, se faz necessário um planejamento ainda mais detalhado e complexo de todos os passos durante a execução de um projeto. 

Para isso ocorrer da melhor forma, é aconselhado o uso de um software gerenciador de projetos. Um gerenciador de projetos busca fomentar o planejamento, organização e gestão de um conjunto de recursos para atingir o objetivo desejado para um projeto.

Dessa forma, esses programas existem para auxiliar o gerente de projetos durante toda a fase de idealização e execução de uma nova iniciativa. Além disso, eles geralmente permitem a todos os envolvidos um panorama geral do projeto, facilitando a visualização e a comunicação a respeito de tarefas e demandas.

Ou seja, todos aqueles processos e metodologias manuais e cansativos são automatizados por meio de uma plataforma digital. Assim, se evita qualquer tipo de perda de arquivos, propicia maior organização e ocorre uma otimização de tempo quase impossível de pôr em números, pois tudo será muito mais ágil. 

Por fim, num mundo onde tudo tem se tornado extremamente tecnológico e automatizado, essas ferramentas de gestão deixaram de ser uma opção e se tornaram uma necessidade. Como o franchising se baseia em atrair potenciais investidores, se você não acompanhar o mercado e a concorrência, pode ficar para trás e prejudicar a rede.

Ao terminar esse artigo, você vai saber mais da importância de um bom gerenciador de projetos e também como a Central do Franqueado pode te ajudar durante todas as fases dos projetos da sua rede de franquias. Confira!

Qual a importância de um gerenciador de projetos?

Como em todo negócio, são dois os fatores que influenciam a continuidade de uma franquia: o lucro e a padronização. O lucro é obtido através da expansão contínua da rede, trazendo novos franqueados e o recebimento mensal de royalties que vão compor o faturamento da rede.

Esse lucro está diretamente ligado a outro fator essencial, a padronização. Por conta da rede se formar a partir da replicação do negócio em novas unidades, o sucesso vai depender do mantimento desse padrão de qualidade, atraindo mais investidores. Para facilitar esse processo, como podemos imaginar, existem os gerenciadores de projetos.

Assim, a padronização na execução dos projetos é apenas um dos benefícios que a ferramenta pode te trazer. Vamos conferir mais algumas?

Armazena o histórico e informações do projeto

Talvez uma das principais vantagens de um software gerenciador de projetos, é o armazenamento das informações. O maior benefício prático é a praticidade e a segurança de ter esses dados de forma digital. Pois, além de estarem acessíveis a qualquer momento e por quem necessitar, não é necessário se preocupar em guardar grandes papeladas ou o risco de perdê-las em meio a confusão.

Organize ao distribuir tarefas

Com o uso de um gerenciador de projetos, você terá acesso a uma plataforma que permitirá dividir o projeto em tarefas e atribuir responsáveis a cada uma delas. Dessa forma, você cria metas atingíveis durante o desenvolvimento do projeto e permite um maior controle dessa execução

Com isso, você pode realizar mudanças na organização a depender do andamento do projeto, garantindo qualidade no produto final.

Estruture modelos de projetos replicáveis

Uma pesquisa da Microsoft revelou que 31% dos entrevistados possuem como ponto-chave de insatisfação a necessidade de repetir as mesmas informações várias vezes. Por isso, sempre que podemos aproveitar um modelo pré-existente, ganhamos tempo e justificamos a existência desse tipo de software.

Ainda, no franchising onde tudo é replicação e os processos geralmente seguem um padrão, ter uma funcionalidade como essa é essencial para a otimização do trabalho. Assim, você garante a tão esperada padronização aliada a uma agilidade impressionante.

Identifique gargalos, diminuindo erros e gastos

É muito mais fácil identificar gargalos que possam afetar sua produtividade quando se tem um panorama geral das tarefas e projetos. Assim, ao ver o que pode ser melhorado e o que já foi de um projeto para o outro, você economizará tempo e dinheiro futuramente.

Para a correção, tente corrigir os principais problemas primeiro. Assim, sua rede irá notar uma melhora significativa e uma motivação extra será criada para dar seguimento às próximas melhorias. 

Algo fundamental aqui, além de identificar erros e potenciais impactos, é apontar qual a raiz dos problemas e agir rapidamente. Dessa forma, os esforços para o aumento da produtividade serão muito mais eficazes, pois não haverá nada impedindo a otimização.

Melhora no relacionamento

Como tudo estará integrado, com o relacionamento não é diferente. Com todos por dentro do andamento do projeto, a comunicação se torna clara e aberta. Isso possibilita ajustes e orientações nas decisões que possam afetar o desenvolvimento. 

Essa comunicação de qualidade é fundamental para a saúde da rede, e se feita da maneira certa, pode alavancar o processo de expansão da franquia.

E as desvantagens? São “burocracias”

É claro que também existem algumas “desvantagens”. Porém, essas inconveniências não são fatores que atrapalham no desenvolvimento do projeto, mas sim situações burocráticas para a implementação do sistema. Entre eles, podemos listar o treinamento e a necessidade de suporte.

Para obter excelência na adoção e execução de qualquer nova ferramenta, é necessária uma capacitação. Lembre-se: não adianta apenas possuir uma ótima ferramenta para auxiliar seus processos. Você e sua equipe de funcionários precisam saber utilizá-la. Por isso, garanta que esse processo de treinamento ocorra com qualidade.

A solução da Central do Franqueado

O que pode ser melhor para sua franquia do que confiar em um sistema de gestão especializado em franchising? Nós, da Central do Franqueado, acreditamos na importância de uma boa gestão dos projetos de sua rede de franquias. Por isso, te apresentamos o nosso Sistema para Franquias, mais especificamente o módulo ‘Projetos’

Com esta ferramenta, a gerência de seus planos de expansão não sairá mais de seu controle. Seus franqueados poderão acompanhar o passo a passo do que acontecerá até a inauguração da unidade e qualquer novo produto será lançado com excelência. Assim, todos terão mais controle e organização para executar os processos designados. Economize tempo e dinheiro organizando seus projetos de forma otimizada!

Além disso, ele permite a você e seus colaboradores tudo aquilo que mencionamos durante o artigo. Ou seja, não dá para ficar de fora dessa! Venha logo para a Central do Franqueado e economize recursos nas implantações da sua franquia!

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Não esqueça de ler nosso artigo sobre as principais tendências do mercado de franquias para 2021. Esperamos você!