Geração Y: Como atrair para sua franquia

Quando alguém diz “na minha geração nós não éramos assim” normalmente achamos engraçado, mas de certa forma é uma verdade. Toda geração tem um comportamento diferente da anterior, e isso é responsável por diversos aspectos de sua personalidade, e isso, afeta diretamente as mudanças da nossa sociedade. Então, hoje o assunto vai ser a Geração Y e como ela pode ser um fator positivo dentro de uma empresa.

O que você verá neste artigo:

Você sabe a qual geração pertence e como funciona essa classificação? Caso não saiba, é realmente proveitoso saber sobre isso. Com esse conhecimento fica mais fácil ter respostas sobre o por que cada vez mais as gerações apresentam comportamentos extremamente divergentes.

Numa breve explicação, as gerações são baseadas em pessoas que nasceram em diferentes períodos. Por exemplo, a primeira geração a ganhar um nome é constituída por nascidos entre 1940 e 1960. A segunda é formada por nascidos de 1960 a 1980. Já a terceira é pelos nascidos entre 1980 a 2000.

Porém a questão é, porque existem tais classificações? Simples, com elas é possível analisar o comportamento de um grupo baseado no contexto em que vieram ao mundo. Por exemplo, cada geração viveu um momento da evolução, e desde 1940 passaram a ganhar nomes. A primeira viveu a pós guerra e foi as primeiras pessoas a terem aposentadoria, a segunda foi muito influenciada pela televisão. Enquanto a terceira pegou o início da internet, avanços tecnológicos e as redes sociais, e quarta está em ascensão.

Quem são a Geração Y?

Conhecida como a terceira geração, a Y também é chamada “millennials” por representarem o período que pegou a chegada para os anos 2000. Ela é caracterizada por indivíduos nascidos entre os anos de 1980 e 2000. Essa foi de fato a última geração a nascer sem internet, já que o surgimento e popularidade aconteceu entre ela. Pelo fato de terem acompanhado esse nascimento marcante da tecnologia, ocasionaram em ser uma geração um tanto a frente do tempo.

Assim como as gerações anteriores, a Y também desenvolveu comportamentos ligados ao contexto que surgiu. No Brasil, essas pessoas pegaram a época pós-ditadura, viveram a crise econômica e política que o país sofria, qual melhorou apenas com o Plano Real. Diversas mudanças aconteceram durante período de nascimento desses indivíduos, por isso são visto como pessoas que aceitam facilmente as mudanças.

Pertencentes da geração Y podem ser apresentar tais modos de ser: Facilidade para lidar com novidades, gostam de questionar, querem experiências, são apaixonados e ousados. Como obtiveram durante seu crescimento o fácil acesso a informação, também são pessoas com diversos conhecimentos globais. Pensam muito em questões como sustentabilidade, e gostam de se envolver em causas sociais. Além de serem impacientes, pois querem tudo muito rápido, indiferente do que for. Por isso é uma das gerações com mais problemas de medo, ansiedade e problemas psicológicos.

Como atrair a geração Y para sua franquia?

Diferente as gerações anteriores, chamar a atenção dessa geração é mais complicado. É preciso ficar atento a eles para conseguir obtê los como compradores. Entretanto, separamos algumas dicas que podem tornar esse processo de conquista mais fácil, veja elas a seguir:

Busque compreender eles

Primeiramente, será preciso entender as pessoas da geração Y, e caso eles sejam seu público-alvo, algumas ideias precisaram ser repensadas. Por isso é importante ter conhecimento sobre eles e seus interesses. Saber quais as as aflições que essas pessoas possuem ajudam a criar algo que possa atender a tal necessidade.

Conquiste sua confiança

Após saber possui conhecimento sobre eles, é preciso criar algo que lhe crie confiança ao seu negócio. Deixe claro os ideais da sua franquia, ressaltando a importância de aspectos que eles apreciam. Por exemplo, como grande maioria desse pessoal se importa com a natureza, irão evitar negócios que não pensem em aspectos como sustentabilidade.

Outro fator importante, é que eles antes poderão ir atrás de recomendações na internet sobre o seu negócio. Então, fique atento a como sua reputação online está.

Utilize o marketing a seu favor

Como são bastante ligados a internet e buscam sempre algo a mais em tudo, eles vão buscar entender melhor sobre o seu negócio. Uma boa saída é investir no marketing e criar estratégias que chamem sua atenção. 

É interessante que a forma de divulgação do seu produto atrai a geração Y. Já que são extremamentes acostumados com mudanças, podem perder o interesse por algo que não apresenta evolução. Uma boa opção é contar com um marketing digital de qualidade.

Mantenha contato

Se existe algo que pode auxiliar beneficamente para conseguir e manter clientes da geração Y, é conter um vínculo. Esses indivíduos gostam de sentirem importantes para uma empresa, por isso, permita a ele dar seu feedback e receber conteúdo da empresa. Isso pode ser feito pelas redes sociais, ou até mesmo por envio de promoções. Eles acabaram se tornando clientes fiéis.

Com essas sugestões ficou fácil compreender que, mesmo eles sempre indivíduos mais críticos para agradar, ainda sm, é possível. Apenas sendo preciso focar em estratégias de comunicação eficazes. 

Por que contar com colaboradores da Geração Y?

Os valores que as pessoas da geração Y carregam como questionadores, apaixonados e buscadores de  experiências são intensos. Seu perfil profissional também é apresenta algumas vantagens, por isso, é interessante ter esses colaboradores na sua franquia.

Outro item interessante é contar com eles como seus colaboradores, principalmente por serem bastante esforçados com suas funções. Além que, a eles são apontadas diversas qualidades como profissionais, como:

      • São multitarefas, conseguindo administrar várias tarefas ao mesmo tempo;
      • Normalmente são flexíveis, então não possuem problemas em cumprir horários;
      • Gostam de receber feedback sobre seu trabalho, sendo assim, não possuem problemas com críticas;
      • São sociáveis e buscam sempre prezar pelo bem estar de todos, o que os torna influentes dentro de uma empresa;
      • Possuem curiosidade, então irão questionar bastante algumas coisas. Entretanto, isso pode ser visto com um ponto positivo para seu negócio;
      • Contam com uma grande criatividade e sempre que possível será possível colher boas ideias de sua mente. Podendo ser um grande auxílio para ajudar a chamar clientes dessa geração.

Como visto, é relevante contar com esses colaboradores, principalmente por serem pessoas que possuem diversas qualidades. Podendo auxiliar no sucesso de sua franquia diretamente.

Gostou do conteúdo e não pretende parar de ler? Então acesse nosso artigo sobre Youtube para Franquias, ele pode ser utilizado também para chamar a geração Y.

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