7 dicas para aumentar a geração de leads em sua franquia

Leads são potenciais clientes para seu negócio, são pessoas que já demonstraram algum interesse no produto ou serviço que você está oferecendo. Esse conceito de chamar possíveis clientes como leads, é muito utilizado no marketing de conteúdo, e gerar leads é apontado como uma das melhores formas de uma empresa crescer.

Veja o conteúdo que você vai encontrar neste artigo:

O que é geração de leads?

Gerar leads significa encontrar modos de fazer pessoas interessadas no seu negócio, serviço ou produto deixarem esse interesse mais explícito. Assim, você consegue intensificar sua relação com esses potenciais clientes, criando uma possibilidade de venda futura. 

O processo de geração de leads é uma jogada que foca em fazer o público disponibilizar informações sobre si em troca de alguma coisa, seja um conteúdo ou convite. E, diferentemente das divulgações publicitárias e anúncios, esse método é mais utilizado para otimizar estratégias de vendas. 

Pois, caso um lead disponibilize seu e-mail, por exemplo, a equipe de marketing pode passar a nutrir ele através de conteúdos através do e-mail marketing. Essa prática ganhou destaque por aumentar as oportunidades de negócios, pois, clientes que demonstram interesse em produtos, normalmente podem acabar comprando caso sejam incentivados. 

Sendo assim, a estratégia afeta diretamente o lucro e produtividade de uma empresa. Porém, para garantir esses benefícios, é necessário planejamento, conhecimento e alguns cuidados para criar ações que promovam a geração de leads de forma saudável e com qualidade. 

Como funciona a geração de leads?

O processo para atrair um lead é basicamente chamar sua atenção a ponto de ele disponibilizar suas informações para você. Para isso, é preciso compreender quais tipos de informações são importantes para o seu negócio, baseando-se em critérios próprios da empresa. 

As informações mais comuns a serem coletadas são:

  • Nome: pois é essencial para saber como se dirigir ao lead na hora de nutri-lo. 
  • E-mail: normalmente, é solicitado o e-mail corporativo, mas dependendo do segmento da sua empresa, pode ser o pessoal.
  • Empresa e cargo: saber onde o lead trabalha e o que ele faz ajuda a ter uma maior compreensão sobre ele.
  • Telefone: informação que é mais utilizada pelo time de vendas, que pode utilizar para entrar em contato via ligação.

Vale ressaltar que existem canais para se disponibilizar os conteúdos que podem auxiliar nesse processo de garantir novos leads, e não é preciso se limitar a apenas a um deles.

Veja três opções bem bacanas para uso:

  • Redes Sociais: Com tamanha popularidade, é imprescindível não citar as Redes Sociais para a geração de leads. Por meio delas, é possível disponibilizar diversos itens que ajudaram nessa tarefa, assim como, pode ser divulgado nelas os caminhos para o interessado se tornar um lead.
  • Blog e Website: Apesar de serem os métodos mais tradicionais, ainda sim, são muito eficazes. Tanto no blog, quanto no site, você pode colocar conteúdos, formulários, tudo que é capaz para gerar leads. 
  • Landing Pages: Crie landing pages para redirecionar seu potencial lead diretamente para o ponto onde ele precisa ir, que é, acessar o conteúdo que ele necessita aplicar seus dados para ter acesso. Mas atenção, é preciso ser uma página de qualidade e que transmita confiança.

Indiferente do canal escolhido, é importante aplicar CTA’s (Call to Action). Não adianta ter algo visualmente bonito, bem pensado e com qualidade, se o cliente não se sentir atraído. Por isso, foque em criar CTA’s e faça com que eles tomem a decisão de acessar seu material.

7 dicas para geração de leads

Sabemos que gerar leads não é uma tarefa tão simples. É preciso pensar em estratégias que funcionem para fazer com que possíveis clientes confiem suas informações como e-mail, telefone e contatos para você. 

Pensando em auxiliar nessa tarefa, separamos uma lista com 7 maneiras de coletar dados e garantir leads.

1. Faça planilhas

Simples para elaborar, e mais simples ainda para você disponibilizar. Podem ser planilhas com dicas, cronogramas, tanto faz. O importante é: elas são eficazes, pois ninguém vê problemas em preencher seus dados para fazer downloads das mesmas. Além disso, ajudam muito na necessidade de quem adquiriu.

2. Checklist

Disponibilizar esses itens com ajuda para organização de ações e soluções de problemas também são uma boa opção. Nesse checklist, deve constar itens que realmente tenham relevância no auxílio dos seus leads.

3. Demonstrações

Ofertar uma demonstração do seu produto ou serviço é uma das melhores formas para a geração de leads. Isso porque, já ficará nítido que aquele lead que solicitou conhecer o serviço, realmente tem interesse no seu produto e precisa apenas de um empurrãozinho para efetuar a compra.

4. Transmissões

Por meio de lives de apresentações de conteúdos, palestras e bate-papos, é possível solicitar dados para acesso à transmissão. Deste modo, você pode enviar o convite/passe do evento via e-mail. Assim, acabam ocorrendo bastante para a geração de leads, e também é possível se comunicar com o lead durante a live, assim, nutrindo laços com ele.

5. E-books

Colocar e-books para download em seu site também é uma boa jogada. Basta elaborar um conteúdo de qualidade e que ajude a sanar dúvidas e colocar para download após preenchimentos de um formulário. Eles também podem ser encaminhados via e-mail marketing.

6. Consultoria

Ofereça para seu lead uma consultoria que busque ajudar em uma tomada de decisão. Isso é uma boa forma de garantir a geração do lead, pois além dele deixar seus dados, ele pode recomendar seus serviços ou até mesmo adquiri-los.

7. Templates

Criar um kit com templates, seja para social media, e-mail marketing, ou qualquer outra coisa, é sempre uma boa aposta. Tais materiais estão sempre sendo procurados, e quem precisa não pensa duas vezes antes de preencher o formulário para download.

Conclusão

Além dessas dicas, você pode recorrer aos nossos serviços na Central do Franqueado. Por sermos referência no mercado de franquias, lançamos um portal com uma série de franquias estabelecidas, buscando conectar nossa audiência com nossos clientes franqueadores. 

Assim, ao contratar nosso Portal de Franquias, você tem sua marca exposta em um ambiente respeitado e que possibilita a geração de leads para você e sua marca. Agora que você já sabe da importância que um lead pode ter para sua franquia, não vai querer ficar de fora dessa, certo? Clique aqui para mais informações.

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Não esqueça de ler nosso artigo sobre as principais tendências do mercado de franquias para 2021. Esperamos você!

Resumo

O que é geração de leads?

Gerar leads significa encontrar modos de fazer pessoas interessadas no seu negócio, serviço ou produto deixarem esse interesse mais explícito. Assim, você consegue intensificar sua relação com esses potenciais clientes, criando uma possibilidade de venda futura.

Como funciona a geração de leads?

O processo para atrair um lead é basicamente chamar sua atenção a ponto de ele disponibilizar suas informações para você. Para isso, é preciso compreender quais tipos de informações são importantes para o seu negócio, baseando-se em critérios próprios da empresa.

7 dicas para geração de leads

1. Faça planilhas
2. Checklist
3. Demonstrações
4. Transmissões
5. E-books
6. Consultoria
7. Templates

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