Geomarketing: o que é e como pode ajudar sua franquia

Geomarketing é um conjunto de técnicas de marketing que utilizam como base a localização do público para acertarem suas estratégias. Agora, como usá-las para ter sucesso em sua franquia? Aprenda conosco no conteúdo abaixo!

 

O que é Geomarketing?

Apesar do mercado de franchising ter uma proposta que, em teoria, já vem moldada para dar certo, alguns aspectos podem influenciar negativamente os negócios nesse meio e atrapalhar os resultados esperados. Uma das ferramentas que auxilia nesse ponto é Geomarketing.

Como já falamos, se trata de um conjunto de técnicas e ferramentas de marketing que usa como ponto de partida a localização em suas estratégias.

Mas claro, não se restringe somente a isso. O geomarketing promove uma análise mais robusta de diversos pontos de vistas. São eles:

  • Localização

 Como usar o geomarketing para escolher o melhor ponto para o seu negócio.

  • Tendência de mercado

 Como usar o geomarketing para entender o que está em alta no mercado e o que o público espera de um novo negócio.

  • Concorrência

Como usar o geomarketing para visualizar quem e onde está sua concorrência, a fim de facilitar o processo de abertura da sua franquia ou negócio.

Geomarketing no franchising: o ponto da sua franquia 

Em primeiro lugar, é preciso se atentar ao nicho da sua franquia

Se você pretende investir em uma franquia para crianças, é importante que o bairro em que vai ser instalada a loja seja seguro, certo? É importante também que seja um bairro residencial e familiar, onde seu público esteja presente. Não adianta ir para um bairro muito jovem ou boêmio.

O mesmo é válido para a situação contrária. Ou seja, se você decidir abrir uma franquia de cervejaria, por exemplo, o certo seria abrir sua loja em um bairro jovem e boêmio. 

Dica: Não existe ponto comercial bom em uma localização ruim. A preparação do local onde uma unidade de franquia será aberta pode ser exatamente o fator de sucesso ou fracasso do negócio.

O ponto comercial

Para entender se o local comercial tem potencial de venda e aderência com o mercado, é de extrema importância entender a persona, a renda e o que o público da região espera de um negócio. 

Também é muito importante estudar pontos de interesse próximos, quantidade de pessoas que passam no local etc. Neste conteúdo você pode explorar mais esse assunto.

Outro bom ponto em que o geomarketing pode agregar é em questões como “será que minha loja será lucrativa?” ou qual o potencial de vendas da minha loja? porque sabendo que o lugar que a loja se encontra é movimentado – e mais importante que isso, frequentado por potenciais compradores dos seus produtos, tais perguntas podem ser respondidas facilmente. Afinal, o geomarketing visa também o público e não somente o ponto.

Para o franqueador, na hora de vender sua franquia para um empreendedor, o diferencial pode ser exatamente esse tipo de informação. 

Fornecer dados de ferramentas de geomarketing pode auxiliar na tomada de decisão para aqueles que estão abrindo uma nova unidade, além de gerar um bom vínculo entre franqueado e franqueador.

Como usar o geomarketing a favor da sua franquia

Como vimos, localização é um ponto crucial para quem deseja investir no mundo do franchising. E o geomarketing explora justamente essa questão.

Com a localização e visualização de espaço bem estruturados, a tomada de decisão fica muito mais fácil. No meio das franquias, isso ajuda na expansão do negócio e aprofunda o entendimento sobre seus clientes, mercado e concorrência.

O uso de Geomarketing leva a seu negócio a vantagem competitiva sob a concorrência além de maior assertividade em análises aplicadas em cidades, bairros, pontos comerciais e até leads

Além disso, o geomarketing auxilia em:

  • Abrir uma nova unidade

Como já foi falado, essa é a maior utilidade do geomarketing em um negócio. Sabendo onde abrir sua unidade, a certeza de que dará certo é muito maior.

  • Definir melhor seus produtos

 Sabendo o público que comprará seus produtos e o comportamento deles fica mais fácil saber como lidar com sua franquia.

  • Gerar boas ações de marketing

Embora no mercado de franquias a publicidade seja por conta do franqueador, ele mesmo pode se beneficiar do geomarketing. Uma rede que tem franquias no Sul e no Sudeste do Brasil, por exemplo, sabe que as regiões são bem diferentes e pode, assim, estudar cada uma e fazer ações que sejam específicas e assertivas para cada uma delas.

Então, gostou do nosso conteúdo? Se sim, não deixe de acompanhar nosso blog e ver os demais conteúdos que temos sobre o mercado de franquias e marketing.

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