7 Gatilhos Mentais poderosos para aumentar as conversões da sua franquia

Nosso cérebro está o tempo todo tomando decisões, para algumas é necessário grande esforço, enquanto outras não. E os mentais gatilhos são estímulos que nos auxiliam nas tomadas de decisões simples. Para empresas, saber utilizar destes para influenciar clientes a fazer uma compra, é um grande benefício.

O que você verá neste artigo:

O que são Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais são itens, ações e palavras que despertam sentimentos ou emoções em pessoas. Com eles é possível fazer alguém lembrar de uma memória, resgatar um sentimento e até mesmo, tomar uma decisão ou ação simples.

De forma resumida, os gatilhos mentais acontecem por um motivo: Eles geram estímulos em nossos cérebros, ocasionando em uma tomada de decisões com mais agilidade. Isso acontece para poupar esforço cerebral com coisas pequenas. Deixando esforço disponível para utilização em situações realmente necessárias.

Por isso, os gatilhos mentais não influenciam sobre decisões de grande escala, como comprar um imóvel, abrir uma franquia ou adquirir um automóvel. Se mostrando presentes em momentos como, compra de um alimento ou fazer um download.

Graças a eles, você também não perde muito tempo sobre decisões como “assinar ou não uma newsletter?” ou “acessar ou não este Portal de Franquias?”. Seu cérebro logo entenderá que é uma tarefa simples e não vai gastar sua energia, assim tomando tal decisão de modo automático.

Esse conceito de tomar decisões com facilidade, utilizando de gatilhos mentais é bastante utilizado em estratégias de marketing. Quase todas as empresas de sucesso costumam aplicar diversos gatilhos mentais para garantir interesse do público. Com eles, se torna mais ágil para seus leads adquirem seus produtos, assistirem um conteúdo, entre outras ações.

 

Dicas de Gatilhos Mentais eficazes

Existem inúmeros gatilhos que podem auxiliar o cérebro a tomar uma decisão, assim como  também alguns podem influenciar alguém a para fazer algo. Abaixo listamos 7 dicas de gatilhos que são bastante propícios para se utilizar em negócios.

Urgência

Se existe algo que pode influenciar na decisão de uma pessoa, é a urgência. Este gatilho consiste em deixar explícito a necessidade de algo quanto antes. Ocasionando o famoso pensando de “É agora ou nunca”! 

Por exemplo, uma franquia de pastéis disponibiliza um sabor por apenas uma semana. Logo você irá querer efetuar a compra do pastel o mais rápido possível,  principalmente por ter medo de perder a oportunidade.

Escassez 

O gatilho da escassez  é utilizado para demonstrar a baixa disponibilidade de um produto ou serviço. Ele é um dos mais poderosos para se utilizar para vendas, e normalmente é aplicado em conjunto com o da urgência. Sua forma de aplicação é simples, basta apenas disponibilizar algo para seu público e deixar nítido as poucas unidades restantes.

Autoridade

Utilizar da imagem de alguém com grande relevância para o público é um ótimo gatilho, principalmente quando são celebridades ou pessoas influentes. Essa é uma boa aposto por dois fatores, primeiro porque existe a admiração por tais indivíduos. Pois são visto como superiores, então, transmitem credibilidade ao falarem sobre algo.

Outras formas de aplicar o gatilho da autoridade, pode ser através de propagandas com especialistas ou tornando sua empresa em uma referência no seu ramo de atuação.

Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade consiste em disponibilizar algo de modo gratuito. Podendo ser um conteúdo, produto ou apenas, amostra ou um material didático. Desta forma, o indivíduo sentirá que está em dívida com seu negócio e tentará lhe ajudar, seja tornando se cliente ou comprando seu produto.

Novidade

Se existe algo que atrai atenção do público é a novidade, por isso, esse gatilho é uma boa arma para ser usada. As pessoas são curiosas e são capazes de inúmeras coisas apenas por tal motivo. Por isso, possibilitar novidades é um gatilho de grande poder para aplicar nas vendas de seu negócio.

Segurança

Se existe algo importante para vender um produto é a transmissão de segurança por parte da empresa. Por isso, esse gatilho é bastante importante, já que, é preciso utilizar dele para garantir a confiança dos clientes. Para utilizar desde gatilho é simples, basta possuir uma boa comunicação com clientes e apresentar informações de qualidade. 

Prova Social

Explicitar que seu produto já foi testado e aceito pelas pessoas é um gatilho e tanto para gerar interesse sobre ele. Como as pessoas sentem necessidade de pertencer a grupos, ao perceberem a aprovação do seu produto, vão querer fazer parte do grupo que adquiriu seu produto. Mas cuidado, é preciso apresentar dados reais, não é nada recomendado apresentar uma falsa aprovação social.

Como aplicá-los na sua franquia

Os gatilhos mentais podem ser uma boa arma para influenciar seus consumidores. Quando utilizados, a meta deles não é enganar, e sim, auxiliar eles a aderirem ao que você está oferecendo. Desta forma, é importante saber quando e como utilizá-los. 

Se você possui uma franquia, existem diversos locais onde se pode incluir gatilhos mentais. Podendo ser incorporado em catálogos, sites, marketing digital, ações publicitárias, e entre outras opções. 

Uma alternativa relevante, é incluir gatilhos no site de seu negócio. Nele você pode oferecer conteúdos gratuitos sobre a instituição, mostrar a aprovação da sociedade, e a credibilidade da sua instituição.

No caso seja um site de vendas de produtos, é possível utilizar de todos os gatilhos mostrados. Crie promoções e aplique a urgência e escassez, apresente autoridade, ofereça produtos grátis e novidades. Outra dica, é dividir os gatilhos nas etapas do funil de vendas.

Por fim, você pode os inserir os gatilhos nas redes sociais do seu negócio, criando marketing de conteúdo e chamadas com gatilhos. Então, marque uma reunião com sua equipe de marketing ou assessoria de imprensa, e garanta sucesso com essa poderosa arma que são os gatilhos mentais.

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Resumo

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