O que é e para que serve o Fundo de Propaganda?

Ao ingressar no mercado de franquias, é fundamental que o interessado compreenda algumas regras que serão determinantes para o seu sucesso. Ao assinar o contrato para fazer uso de uma marca, o franqueado deve estar atento a todos os encargos que lhe serão cobrados. Confira o conteúdo abaixo e descubra todos os detalhes sobre o Fundo de Propaganda.

O que é Fundo de Propaganda?

O Fundo de Propaganda (também conhecido como Taxa de Publicidade ou Marketing) corresponde a um valor arrecadado mensalmente dos franqueados para investir em ações institucionais que promovam a marca, seus produtos e conceitos de modo geral.

Em outras palavras, é o valor utilizado pela marca para pôr em práticas as estratégias publicitárias e de marketing. A divulgação é voltada para a rede como um todo, e não para as unidades especificamente. O valor arrecadado costuma variar entre 2% e 5% do faturamento bruto de cada unidade. A marca também pode optar por estabelecer um valor fixo mensal.

Para que serve?

O Fundo de Propaganda serve para financiar todas as ações de marketing que a rede busca desenvolver em determinadas unidades ou regiões. É uma forma de apoiar o desenvolvimento e a continuidade de ações estratégicas para crescimento de uma marca que deseja expandir no sistema de franquias.

A cobrança busca auxiliar e canalizar os esforços que as unidades teriam para realizar sozinhas a divulgação do negócio.

O que diz a lei?

Assim como as demais cobranças realizadas no franchising, O Fundo de Propaganda está previsto no artigo 3º, inciso VIII,  alínea “c” da Lei de Franquias. Assim como os demais encargos, a legislação não estabelece os limites de cobrança do respectivo fundo. A única coisa que ela estabelece é que o franqueador deixe claro é que será efetivamente cobrado.

Além disso, os franqueados têm o direito de conferir, no mínimo uma vez por ano, a prestação de contas em relação à campanha publicitária realizada pela rede franqueadora.

Demais taxas existentes no mercado de franchising

Além do Fundo de Propaganda, o mercado de franchising trabalha com alguns outros encargos. Os principais são a taxa de franquia e os royalties. Quer saber um pouco mais sobre eles? Então Confira.

Taxa de Franquia

A Taxa de Franquia é uma tarifa única paga pelo novo franqueado logo após a assinatura do contrato de adesão. É ela que proporciona ao operador o direito de fazer parte da rede e de utilizar a sua imagem para a implantação de uma nova unidade. A taxa pode ser considerada uma maneira de remunerar o franqueador pelo desenvolvimento do negócio. Ela também diz respeito à tecnologia operacional, ao suporte e todas as outras questões empresariais.

Normalmente, estão incluídos na taxa de franquia os custos de uma série de serviços que deverão ser fornecidos aos franqueados.  Entre eles estão o treinamento inicial, assistência na instalação do negócio, apoio na inauguração e muito mais. Fique atento a todos os benefícios antes de se associar, pois é direito seu exigi-los.

Para obter uma rápida expansão da marca ou atrair mais candidatos a franqueados, algumas redes optam por não cobrar a taxa de franquia. Porém,mesmo sem a taxa, a rede continua obrigada a oferecer todo o suporte e transferência de conhecimento ao franqueado.

Ao final do contrato, no momento da sua renovação, muitas redes cobram uma taxa igual à de franquia. Não esqueça de se organizar para garantir o pagamento, caso contrário, você terá complicações.

Royalties

Os Royalties são as taxas mensais cobradas para a utilização da marca e do know-how do franqueador e são exigidas durante toda a vigência do contrato. Os valores arrecadados costumam ser investidos em pesquisas para novos produtos e serviços, como forma de aprimorar a qualidade da marca. Eles também cobrem despesas do franqueador com a realização de ações voltadas aos franqueados, como treinamentos, atualização de manuais, convenções de venda, etc.

É fundamental entender que a maneira de calcular a taxa de royalties varia de acordo com o tipo de franquia. As franquias de serviço e aquelas que não fornecem produtos às unidades cobram entre 4% e 10% do faturamento bruto de cada franqueado, visto que essas demandam menos investimento de estoque por parte da empresa.

Caso contrário, quando o franqueador fabrica os produtos comercializados, os royalties podem ser calculados com base nas compras do mês. O franqueado paga em torno de 20% a 40% de taxa em cima de suas compras.

Saiba como calcular as taxas

Caso você queira transformar sua empresa em uma rede de franquias, observe estes aspectos. Eles irão lhe ajudar a determinar as taxas que serão pagas pelos seus futuros franqueados.

  • Cobrança dos concorrentes: Analisar os valores cobrados pelos concorrentes do mesmo setor é uma tática muito comum. Isso porque utilizar valores semelhantes ou até mesmo menores pode ser uma forma atrativa para conquistar franqueados.
  • Número mágico: O “número mágico” refere-se à cobrança da taxa de franquia no total de 10% do investimento feito para abrir a unidade. Porém, há alguns aspectos que devem ser avaliados antes de determinar a porcentagem padrão. A demanda de trabalho para a implantação da loja, por exemplo, varia muito de empresa para empresa. Uma obra grande que deve ser visitada exige mais custos. Já uma unidade menor, como uma microfranquia, pressupõe menos gastos.
  • Valor da marca: Pode ser a parte mais difícil, mas pare e pense: qual o seu valor? É preciso considerar a fama da marca no mercado, seu grau de consolidação e o potencial como rede. Pense nos seus objetivos e imagine quantas unidades você quer abrir em um determinado período de tempo.
  • Tempo: Isto é válido para qualquer rede de franquias. Quanto mais longo o contrato de um franqueado, maior o valor a ser cobrado. Então não inicie com taxas exorbitantes, até para não afastar possíveis parceiros. É preciso ter atenção também para os reajustes no valor. De tempos em tempos, o valor da taxa de franquia deve ser reavaliado, levando em consideração o momento da rede, a valorização da marca e o aumento nos custos de produção.

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