SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

A quantidade de carros nas ruas das cidades brasileiras é um claro indicativo de que existe muita movimentação no mercado de serviços automotivos. O trânsito faz parte da nossa rotina, direta ou indiretamente. Todos precisamos de mobilidade, a qual é dada, afinal de contas, por veículos. Ainda mais com a ascensão de serviços como a Uber e a Cabify, que tornaram o transporte mais prático e acessível. Como todo veículo precisa de manutenção para circular, circula constantemente o dinheiro entre as empresas automotivas, que abrangem as mais diversas necessidades dos motoristas.

Além das *mais de 100 mil oficinas que existem atualmente no Brasil, outros serviços, como o lava-rápido ecológico e os serviços de monitoramento de carros – os quais estão substituindo a demanda por seguros, normalmente mais caros – estão ganhando força no mercado. Boa parte desse mercado é constituído por redes de franquias, *as quais faturaram R$5,7 bilhões em 2017. Gestores de pequenas oficinas mecânicas, inclusive, estão optando por fazer de seu negócio uma unidade franqueada de alguma rede, a fim de que seu empreendimento passe a ser mais reconhecido no mercado. Afinal, a oferta é grande. Empreendedores do segmento estarão sempre lidando com uma forte concorrência.

*Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF)