Franquias
Comunicação, Informática e Eletrônicos

No mercado de franchising, o setor de Comunicação, Informática e Eletrônicos movimentou mais de R$ 5 bilhões em 2017 segundo a ABF. Essa grande demanda tem aumentado devido a grande tendências de negócios online e do avanço das tecnologias através da internet.

Os negócios podem variar como agência de Marketing Digital online, e-commerce, gateways (provedores) de pagamentos, plataformas de hospedagem, criação de sites e similares. Essas ferramentas estão sendo muito utilizadas para sustentação de negócios através de automações com o maior objetivo de acelerar a logística com o apoio de tecnologia.

O grande desafio para os empreendedores deste segmento será manter-se atualizado das tendências tecnológicas que constantemente mudam e exigem reciclagem no conhecimento desta área. Este cuidado deve ser bastante considerado quando o franqueador estiver selecionando potenciais franqueados, a preferência deve ser por pessoas de perfil que tenham facilidade e qualificação em T.I. (Tecnologia da Informação).

A vantagem para os franqueadores de operar em um negócio online é a praticidade e baixo custo em oferecer o know-how a rede de forma ágil e organizada. Negócios deste segmento estão bastante familiarizados com ferramentas para este fim específico.

A ABF estima que empresas e franquias de software movimente pelo menos R$ 146 bilhões no ano de 2018.