Franquias em container: por que e onde investir

Está pensando em abrir o próprio negócio mas o dinheiro está curto? Investir em franquias em container pode ser uma ótima alternativa. O formato conta com algumas vantagens: a estrutura é sustentável e de fácil instalação, além de ser mais barata e já vir pronta.

Descubra, neste conteúdo:

Franquias em container

No transporte marítimo, eles garantem que cargas de todos os tipos sejam levadas em segurança por diferentes continentes. Na construção civil, ele é muito utilizado, especialmente no Japão e em países da Europa. E agora, nas franquias, ele busca ser uma opção sustentável, de fácil instalação e inovadora.

Os containers estão virando febre entre as franqueadoras justamente por sua opção de baixo custo.

O modelo container é uma opção de espaço comercial reduzido que demanda não só custos menores de instalação como também de manutenção. Você provavelmente já viu restaurantes funcionando dessa forma, seja em rodovias, shoppings ou até mesmo em grandes centros. Isso porque dentro do segmento de alimentação, os containers atendem à necessidade de infraestrutura e oferecem a praticidade que o cliente precisa.

Mas não é só neste segmento que eles fazem sucesso. Continue lendo este conteúdo que ainda vamos mostrar exemplos de franquias em containers que exigem baixo investimento e oferecem retorno garantido.

Franquias em container: vantagens

O principal atrativo das franquias em container é o baixo valor de investimento que deverá ser desembolsado pelo franqueado. Por exemplo, uma unidade da rede iGui Trata Bem, pioneira em assistência técnica e limpeza de piscinas, custa R$ 65.500. Sem dúvida, um valor pequeno para o mundo do franchising.

Dessa forma, os containers são opções com ótima relação de custo-benefício, especialmente para aqueles empreendedores que estão recém embarcando no universo das franquias e não querem ou podem investir um valor alto.

Afinal de contas, não é apenas o investimento inicial que será mais baixo. Os custos de instalação, manutenção e as taxas de franquia são menores do que de unidades físicas completas.

Outra vantagem é que, por fugirem à regra, funcionam como um grande chamariz para os franqueados e para a rede franqueadora, principalmente em tempos de instabilidade econômica. Além disso, algo que também faz a diferença nos contêineres é sua praticidade, não apenas de instalação, mas também de funcionamento. Além de ser um modelo que chama bastante atenção.

Um container pode ser instalado rapidamente em pontos estratégicos que não poderiam ser usados por outros modelos, como estradas movimentadas. Já o funcionamento permite a transformação da loja, devido à sua mobilidade. Os containers podem ser movidos e ampliados facilmente.

Desvantagens do formato

Embora as franquias em container pareçam ter mais vantagens do que desvantagens, elas também possuem suas fraquezas. A primeira delas diz respeito ao limite de espaço.

Como são pequenos, os containers filtram a possibilidade de adaptação de algumas empresas para o modelo. Não é toda rede de franquias que consegue operar no tamanho que ele oferece. Isso porque, em poucos metros quadrados nem sempre há espaço suficiente para a produção e para o estoque de produtos.

Portanto, se você for proprietário de uma marca e estiver pensando em adaptar o seu modelo de negócio para operar neste formato, fique atento. Antes de abrir uma franquia, é preciso fazer uma análise. Afinal de contas, os containers são realmente funcionais para a sua empresa?

Uma consequência do pequeno limite de espaço é a padronização rígida das unidades de containers. Nessas lojas, não existe a possibilidade de grandes especificidades em cada ponto, justamente porque os espaços são semelhantes em todas as localidades.

Os franqueados que optam pelo investimento em containers acabam seguindo um modelo de layout padrão para a instalação da loja. Então, no final das contas, elas ficam praticamente iguais.

Por último, um ponto de atenção que não deve passar em branco é a falta de segurança das lojas. Os containers são modelos que, teoricamente, ficam mais expostos nas ruas. Uma característica que pode se tornar um problema em locais com altos índices de criminalidade. Afinal de contas, pode oferecer perigo tanto para os clientes quanto para a empresa.

Por isso que algumas franquias apostam na instalação de containers em meio a outros centros comerciais. Em alguns casos, são instalados junto a postos de gasolina. Assim, a segurança é aumentada e até mesmo os clientes se sentem mais seguros.

Opções de investimento: 11 marcas que oferecem franquias em container

A empresa mais conhecida a operar neste formato é a rede Madero, que levou seus restaurantes para as principais estradas do Brasil. Mas as franquias em container não se limitam ao segmento de alimentação. Veja alguns exemplos!

1. Guarde Mais

Já ouviu falar em self storage? Em tradução livre, quer dizer autosserviço de armazenagem. A rede de franquias Guarde Mais oferece pequenos depósitos onde o próprio cliente armazena seus objetos, tranca-o e leva a chave.

  • Investimento Inicial: a partir de R$ 135 mil.
  • Unidades: 31
  • Sede: PR
  • Inauguração da empresa: 2011
  • Início no franchising: 2014

2. iGui Trata Bem

A franquia iGui Trata Bem é a única rede especializada em manutenção, assistência técnica, tratamento e venda de produtos químicos para piscinas. Para os franqueados, oferece: mix de serviços, compra direta de produtos, treinamentos, suporte e planejamento trimestral.

  • Investimento inicial: R$ 68 mil
  • Unidades: 136
  • Sede: SP
  • Inauguração da empresa: 1995
  • Início no franchising: 2012

3. Laundrexpress

Com tecnologia de ponta, a franquia em container Laundrexpress é uma lavanderia de autoatendimento, autogerenciável e ecologicamente correta. Seus equipamentos são projetados para consumir menos água e energia que as convencionais.

  • Investimento inicial: R$ 130 mil
  • Unidades: 11
  • Sede: SC

4. Mestre-Cervejeiro.com

Considerada a maior rede de franquias de cervejas artesanais do Brasil, a Mestre-Cervejeiro.com procura franqueados com vocação comercial, administrativa e vontade de vencer. Ou seja, não precisa ter conhecimento aprofundado em cerveja para empreender.

  • Investimento inicial para container: R$ 80 mil.
  • Unidades: 63
  • Sede: SP
  • Inauguração da empresa: 2004
  • Início no franchising: 2012

5. Ice Show

O grande diferencial da rede de de sorveteria Ice Show é o leque de opções oferecidas. Ao todo, são mais de 250 sabores de sorvetes para os clientes escolherem. Para se tornar um franqueado Ice Show, o investidor precisa de um ponto comercial com pelo menos 60 metros quadrados. Para o serviço, serão necessários apenas dois colaboradores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil.

6. Espetto Carioca

Como o próprio nome sugere, a Espetto Carioca é uma rede de restaurantes especializadas em servir petiscos servidos no espetto – com dois “t”, segundo a marca. Há cerca de um ano, a marca inaugurou a sua primeira unidade em container.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 230 mil
  • Unidades: 37
  • Sede: RJ
  • Inauguração da empresa: 2010
  • Início no franchising: 2012

7. Domino’s Pizzas

Considerada a maior rede de entregas de pizza do mundo, com mais de 9500 unidades espalhadas por 72 países. A Dominó’s Pizzas recebeu os últimos oito prêmios de excelência em franchising da ABF.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 860 mil
  • Unidades: 239
  • Sede: RJ
  • Inauguração da empresa: 1960
  • Início no franchising: 1967

8. Container Ecology Store

Criada em 2008, as lojas da Container Ecology Store surgiram com um conceito que mistura moda, inovação e sustentabilidade. A rede trabalha com mais de 100 grifes internacionais, como Calvin Klein, Diesel, Levi’s e Lacost, além de outras marcas que contam com peças mais acessíveis. O estoque varia de acordo com o ponto comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Sede: RS
  • Inauguração da empresa: 2008

9. Container Baby&Kids

A Container Baby&Kids foi criada em 2010, na cidade catarinense de Blumenau. O fofo da marca é o varejo de vestuário infantil. No entanto, dependendo do tamanho da loja, além das roupas e acessórios, é possível ter brinquedos, móveis e até mesmo espaço para eventos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Sede: RS
  • Inauguração da empresa: 2008

10. Lug’s

Com um forte posicionamento de marca e muita credibilidade no mercado, a rede de restaurantes Lug’s vem crescendo exponencialmente. Não é a toa que no último ano, comercializou mais de um milhão de baldes de frango, além de uma quantidade não menos surpreendente de batatas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil
  • Unidades: 3
  • Sede: SP
  • Inauguração da empresa: 2009
  • Início no franchising: 2014

E aí, gostou da possibilidade de abrir franquias em container?

Se você pretende investir em uma franquia como franqueado, fique atento às ofertas para ver o que é mais vantajoso para você.

Já se você é um franqueador e pretende aderir ao modelo em sua empresa, não esqueça de fazer a devida pesquisa para saber se os containers realmente valem a pena para o seu negócio.

Quer saber mais sobre outras tendências de franquias? Então fique de olho no nosso blog!

Software para Franquias - Peça sua Demonstração agora!