Entenda porque o Brasil é um ótimo país para investir em franquias de perfume e cosméticos

O povo brasileiro é conhecido por sua paixão, hospitalidade… e claro, sua aparência. Mundialmente, somos lembrados pelos nossos cuidados estéticos e costumes relacionados a maneira como nos vestimos e nos cuidamos. Mas, além de toda essa herança cultural, destacam-se também nossas franquias de perfumaria e cosméticos, cujo mercado se mostra sempre rentável. Saiba mais!

Saiba o que você verá neste artigo sobre o mercado de cosméticos:

Sobre o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil

Num geral, nós brasileiros nos cuidamos o ano todo. Muitos podem ser os motivos para que tenhamos essa preocupação. Nossas raízes e nosso clima quente certamente influenciam a maneira como prezamos pela estética. Beneficia-se de tudo isso o setor de saúde, beleza e bem estar, que está aí para suprir algumas de nossas demandas primordiais. O mercado das franquias que atuam na área cresceu 4,7% no terceiro semestre de 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior – e sempre figura entre os mais bem-sucedidos do nosso franchising.

Dentre toda a abrangência do ramo de saúde, beleza e bem-estar está o segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Voltada mais especificamente para a produção e venda de produtos, essa indústria se demonstra cada vez mais expressiva no país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), chegou a crescer mais de 10% ao ano no período das últimas duas décadas. Apesar da instabilidade econômica, o Brasil é o quarto lugar no ranking mundial do setor, atrás apenas das grandes economias dos Estados Unidos, China e Japão. 

Por que investir em franquias de perfumaria e cosméticos?

Há demanda de sobra para franquias de perfumaria e cosméticos para uso pessoal em todas as regiões do Brasil. As empresas brasileiras que optam por funcionar no sistema de franchising são bem recebidas pelo público – a exemplo d’O Boticário, maior rede do país. Além delas, estão em alta as redes internacionais, que têm conquistado mais e mais consumidores. São muitos os motivos para isso:

Costume dos brasileiros

O que comentamos no início do conteúdo não é balela. A revista inglesa Stylist chegou a fazer uma reportagem sobre a vaidade das mulheres brasileiras, afirmando que as mesmas gastam onze vezes mais em produtos de beleza do que as inglesas. Mas, não podemos esquecer dos homens, cujo interesse por cuidados estéticos vem aumentando. Resultado: o mercado para produtos masculinos dobrou em cinco anos.

Consumidores acompanham tendências, empresas se modernizam

O fenômeno dos digital influencers nas redes sociais contribui para o desenvolvimento do mercado. Afinal, as personalidades incentivam o uso de determinados produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos (normalmente através de permuta com a empresa em questão, em uma clara estratégia de marketing digital). Interessados acompanham tendências e buscam por elas. Por isso, as marcas também estão em constante modernização e adaptação. Exemplos claros são a preferência pelo consumo sustentável e por produtos unissex.   Leia aqui o Caderno de Tendências 2019/2020, feito pela ABIHPEC em parceria com o Sebrae.

Crescimento do mercado

Existe motivo mais direto para investir do que apostar em um mercado que se expande gradativamente? A ABIHPEC registrou um crescimento de 567% no mercado brasileiro de estética em um período de cinco anos. A previsão é que até o ano atual, o faturamento aumente mais 14%.

Fácil replicação de franquia e opções variadas para investir

Diferentemente de uma franquia da área da alimentação ou de prestação de serviços, franquias de perfumaria e cosméticos podem ser replicadas mais facilmente. Por isso, as redes de HPPC estão entre as maiores do Brasil. Muitas delas não exigem grandes investimentos ou estruturas para funcionar. Ganham espaço as microfranquias de cosméticos, que operam em PDVs pequenos (como quiosques em shoppings) e com um número reduzido de funcionários. 

Opções de franquias de perfume e cosméticos para investir

Se você está pensando em investir em franquias de perfumaria e cosméticos, você tem um grande leque de opções. Novas empresas surgem com propostas diferenciadas a todo momento. Das mais tradicionais às mais alternativas, das nacionais às internacionais, não se esqueça de escolher uma marca que represente seus ideais como empreendedor(a) e se adeque às suas expectativas como franqueado(a).

A maior rede de franquias do Brasil e uma das maiores de perfumaria do mundo tem anos de história e reinvenção. A franquia já provou ter uma estrutura sólida e segura para investir. Então, se você está entrando agora no mundo dos negócios, essa com certeza é uma ótima opção.

Investimento: a partir de R$90 mil.

Por mais que tenha alavancado seu sucesso nos últimos anos, a Hinode já opera há três décadas. Tornou-se franquia apenas em 2012 e, desde então, mostrou-se como referência por oferecer uma grande variedade de produtos.

Investimento: a partir de R$699 mil.

Se está buscando por uma franquia de renome internacional que ofereça produtos nunca testados em animais, a The Body Shop é um dos primeiros nomes a considerar. A rede inglesa atua em shoppings brasileiros nos formatos de quiosque e loja. 

Investimento: a partir de R$135 mil.

Com mais de 150 unidades espalhadas por todo o país, a rede Água de Cheiro é uma franquia de sucesso do setor. A rede é conhecida por seu know-how de sucesso e um suporte diferenciado.

Investimento: a partir de R$ 84 mil

A rede Beauty B é focada em mulheres que buscam uma opção para tratarem de sua estética mesmo tendo um dia corrido. A franquia oferece um serviço prático e rápido, além de muito qualificado.

Investimento: a partir de R$ 95 mil

A rede de franquias Beautyline é uma ótima opção rentável para quem busca investir no setor. A rede permite que o franqueado venda diversas marcas já consolidadas no mercado, em sua franquia.

Investimento: a partir de R$ 130 mil

Os produtos da rede Empório Essenza são cosméticos que utilizam os ativos extraídos da uva e do vinho. A rede é tradicionalmente gaúcha e figura no mercado do franchising com produtos confiáveis e essencialmente naturais.

Investimento: a partir de R$ 99 mil

A rede Yes! Cosmetics está no mercado dos cosméticos há 20 anos e cresce a uma taxa de 50% ao ano. A marca já tem mais de 100 unidades espalhadas pelo país.

Investimento: a partir de R$ 65 mil

Gostou deste conteúdo? Então confira mais conteúdos sobre o mercado de franquias com o artigo que fizemos sobre franquias em shoppings. Também confira posts sobre gestão e o mercado no geral, em nosso blog.

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