Sua franquia ainda não está se guiando por dados? Então você precisa conhecer o data driven

O termo data driven, que significa orientar-se por dados ganhou bastante destaque no mercado empresarial nos últimos anos. Por ser uma ótima ajuda para obter conhecimento para tomada de decisões e estratégias, ele passou a ser considerado um diferencial para as empresas que o utilizam.  Para te apresentar tudo sobre o data driven, nós criamos esse conteúdo! Veja abaixo.

O que você vai encontrar neste artigo:

Não é uma grande novidade que hoje diversas empresas estão utilizando da inteligência de dados, tanto que, são poucos os grandes negócios que ainda não usufruem de tais vantagens. 

Através do uso do data driven é possível coletar dados, transformar eles em ações, e novamente torná-los dados, obter conhecimentos sobre informações importantes, entre inúmeros outros itens que podem auxiliar uma gestão.

Entretanto, a questão que fica é a seguinte: o que é data driven na prática, e como ele pode ser uma alternativa em uma rede de franquias? Para te explicar sobre o assunto, a Central do Franqueado elaborou esse conteúdo.

O que é data driven? 

O significado de data driven é orientar-se por dados, então, é quando uma empresa utiliza de dados inteligentes para a tomada de decisões estratégicas. Através dessa ação, uma empresa consegue que todos os setores e colaboradores possam ter conhecimento e acesso a dados importantes.

É inegável negar que popularidade do data driven cresceu nos últimos anos. Seu uso dentro de empresas passou a ser uma ótima ferramenta para negócios se transformarem e se adaptarem às mudanças quase que diárias do mercado.

O data driven possibilita um negócio observar seus produtos de uma visão 360°, obter o conhecimento sobre a opinião dos clientes sobre seus serviços e pensar modos de como focar em um determinado público.

Para isso, é preciso uma averiguação diária em atividades comerciais e decisões tomadas, para poder utilizar tais dados sobre elas e também ações futuras.

Entretanto, para um bom desempenho de um data driven em uma empresa, é preciso ter consciência que análise é um dos pontos mais importantes. Apenas assim é possível obter clareza sobre o que pode ser um acerto ou erro à ser evitado.

Ferramentas que ajudam sua franquia a se tornar data driven

Como você sabe, data driven significa orientar-se por dados, então, primeiramente você precisará compreender formas de analisar tais dados. Apenas assim será possível passar para gestões e responsáveis sobre as vantagens de possuir o data driven na instituição.

Sabendo das dificuldades que existem em torno de implementações em um negócio, nós fizemos uma lista para de itens para te ajudar a fazer o processo de implantação  do data driven em sua franquia. Veja! 

Big Data

Uma ferramenta que pode ajudar muito é o big data. Talvez você já tenha ouvido falar nele, principalmente pelo fato de significar a cruza de dados dentro de empresa.  Ele pode garantir que você tenha em mãos informações importantes sobre o seu negócio, como, contatos de novos clientes e leads, feedbacks, checkouts, etc. 

Outra vantagem do big data, é ele ser estruturado em um conceito de 3V considerados essenciais para seu uso:

  • Velocidade: é necessário que os dados sejam obtidos com agilidade. Isso garante que a empresa sempre esteja atualizada diante das informações. 
  • Variedade: Ter um número de dados variados sobre algo, podendo eles serem estruturados ou não. 
  • Volume: Quanto mais informações melhor. 

Então, o big data pode ajudar bastante na captura de informações para a empresa guiar-se por dados. Mas, para sua eficácia é preciso que os dados sejam analisados e utilizados de modo correto. 

Business intelligence 

Outra boa alternativa é utilizar do business intelligence para auxiliar na busca por dados. Como o próprio nome sugere, o business intelligence é a inteligência empresarial de uma instituição, englobando diversos setores importantes como: administração, rh, vendas, marketing, suporte, etc. 

Inclusive, um dos pontos mais benéficos que o business intelligence pode proporcionar é disponibilizar dados essenciais obtidos através de processos, tecnologias, teorias, entre outros itens.

O business intelligence também pode apontar novas vantagens ainda não utilizadas para o seu negócio aplicar nas estratégias. O que irá ajudar muito no crescimento da marca, otimização de processos, operações e itens que influenciam na padronização da sua rede. 

Como uma franquia pode se guiar por dados?

Utilizar do data driven dentro de uma rede de franquia pode ser um diferencial e tanto para uma gestão qualificada. Através de seu uso, será fácil pensar em ações mais certeiras com o uso de dados que podem fazer a diferença nas decisões. 

Para seu uso é necessário algumas implementações em alguns aspectos de uma franquia, desde as estratégias para vendas, treinamentos para as equipes, uso de ferramentas, entre outros. Abaixo listamos três itens que são necessários para o data driven em franquias:

Cultura data driven

É preciso criar uma cultura de data driven dentro da franquia, pois só assim será possível manter todos alinhados com a proposta de gerar dados e levar eles em conta para as decisões. Então, é necessário que seja organizado todos os seus dados, processos, estratégias e métricas. 

Deste modo, se torna mais fácil para que qualquer colaborador consiga tomar suas decisões, seja elas grandes ou pequenas ações do cotidiano. 

Entretanto, para criar e manter a cultura do data driven, é preciso de um bom líder para auxiliar as equipes nessa tarefa. Não adianta só falar que estão utilizando do data driven, é preciso incentivar a todos e ter como meta fazer ele parte dos métodos de trabalho e valores da franquia.

Captura de dados

Além das ferramentas que citamos acima para captura de informações como Big Data e Business Intelligence, existem algumas outras formas que precisam ser utilizadas para coleta de dados do data driven, como as redes sociais, CRM e ERP.

Tais itens são ótimas formas de garantir dados diretamente com os clientes de sua franquia, além de aproximar a rede com o público-alvo. Caso sua franquia ainda não esteja presente nas redes sociais, acho interessante você acessar nosso conteúdo sobre redes sociais para franquias.

Plataforma de gestão

Uma das melhores formas de conseguir utilizar dos dados possibilitados pelo data driven, é utilizando de um software de gestão. Uma boa dica é ter em suas mãos uma plataforma que te garanta acesso a dados e informações sobre diversos aspectos importantes sobre a sua rede de franquias.

Aliás, a Central do Franqueado possui uma plataforma desenvolvida exatamente para prestar auxílio na gestão de franqueadores e franqueados. Sendo uma boa recomendação de uso para guiar-se por dados. Você pode agendar uma demonstração clicando aqui

Eai, gostou do conteúdo? Espero que sim! Acesse então nosso sobre era digital.

Resumo

💬 O que é data driven?

O significado de data driven é orientar-se por dados, então, é quando uma empresa utiliza de dados inteligentes para a tomada de decisões estratégicas. Através dessa ação, uma empresa consegue que todos os setores e colaboradores possam ter conhecimento e acesso a dados importantes.

⚙️Quais ferramentas podem ajudar na melhoria do data driven?

Existem diversas opções de ferramentas que podem auxiliar o data driven de uma empresa, sendo as duas mais recomendadas:

  • Big Data
  • Business Intelligence

📝O que é cultura data driven?

É quando uma empresa trabalha com data driven, e reforça sua importância para que todos os colaboradores compreendam sua necessidade e atuem de modo alinhado.

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