Franquias de bares, pubs e cervejarias

Que a diversão faz parte do cotidiano dos brasileiros, isso não é novidade para ninguém. Diversos são os motivos que encontramos para nos reunir e tomar uma cerveja ou um chopp ao longo da semana. Logo, empreender no ramo de franquias de bares, pubs e cervejarias é uma aposta mais do que certeira. Desenvolvemos este conteúdo para que você conheça mais sobre as possibilidades de negócio neste promissor segmento do mercado de franchising. Confira

Neste conteúdo você vai conferir os seguintes tópicos:

O Brasil é um país bastante festivo. Somos conhecidos mundialmente pelo Carnaval, mas mais ainda, pelo nosso povo, que é sempre visto como descontraído e alegre. Não é por acaso que somos um destino cobiçado por turistas de todo o mundo.

Vir para o Brasil é uma experiência de curtição, que se dá tanto em praias, quanto em centros culturais – que são muitos. É claro, o mercado turístico se aproveita disso. Mas, a população local também gosta de se divertir – e essa é uma combinação perfeita para que um nicho de mercado em especial se desenvolva constantemente: o de bares, pubs e cervejarias.

Aqui, o sucesso desse nicho não se restringe apenas a zonas turísticas. Em qualquer canto do país, abrir um bom bar é ter a certeza de que clientes estarão em circulação durante toda a semana – seja para curtir um happy hour depois do trabalho, para assistir a uma partida de futebol ou para comemorar o aniversário de um amigo.

Mas, o que faz um bar ser realmente bom? O que o empreendedor deste ramo precisa considerar ao gerir o negócio?

Precisamos ressaltar a importância do ambiente e da qualidade da oferta de produtos e serviços nesses locais. Esses são os diferenciais que o estabelecimento pode ter em meio à concorrência, que normalmente é diversa. Redes de franquias de bares, pubs e cervejarias, além de já disporem de um modelo pronto e previamente testado, se preocupam com um padrão de qualidade.

Portanto, para investidores interessados em gerenciar esse tipo de estabelecimento, a ideia de investir em franquias pode ser mais atraente do que abrir um negócio próprio. Preparamos esse post para que você entenda justamente o porquê.

Por que investir em franquias de bares, pubs e cervejarias?

Tomamos como exemplo, a bebida alcoólica mais consumida no Brasil: a cerveja. Beber cerveja é, praticamente, uma tradição para qualquer momento de descontração. Não é à toa que o mercado cervejeiro no nosso país, em sua ampla oferta para todos os gostos e perfis de compra, fatura cada vez mais. Mas, não estamos falando sobre esse produto. O que podemos trazer de relevante sobre a cerveja, entretanto, é sobre a forma como ela é consumida.

De acordo com a Kantar Worldpanel, 64% do volume total de cerveja vendido no brasil é consumido fora de casa. A pesquisa de 2018 ainda revela o que os consumidores consideram como maior atrativo de compra, que é a qualidade do sabor. São 62% dos entrevistados que colocam o fator como prioridade. Ainda sobre qualidade, a Mintel divulgou dados bastante significativos em uma pesquisa de novembro, que entrevistou consumidores dos 18 aos 55 anos, nas dez maiores capitais brasileiras. Perceba:

  • 68% dos consumidores das classes A e B preferem a qualidade do que a quantidade na hora de consumir cerveja. A preferência das demais classes é de 52%;
  • Uma média de 57% prefere beber pequenas quantidades de cerveja mais cara, do que grandes quantidades de opções mais baratas;
  • Quando perguntados sobre qualidade, 45% dos entrevistados associam a palavra com a oferta de cervejas artesanais.

(Leia mais sobre as pesquisas aqui).

É pensando sobre o perfil de consumo e a forma como o consumidor percebe a qualidade que percebemos o porquê de preferir beber fora de casa. A popularização das cervejas artesanais foi possível justamente por causa desse costume. Pois então, justamente o crescimento de cervejarias artesanais e sua oferta trouxe ao mercado de bares, pubs e cervejarias novos ares.

Investir no ramo é, hoje, algo mais válido do que nunca. Tomando o exemplo das cervejas artesanais e analisando seu consumo como uma experiência do consumidor, que não apenas gosta de beber com qualidade, mas gosta também de conhecer novos sabores, compreendemos o valor afetivo e emocional que um bar ou pub pode proporcionar aos seus clientes. Seja com cervejas ou com drinks especiais, esses empreendimentos cativam.

Abrir um bar próprio e obter sucesso é o sonho de muitos empreendedores e, de fato, é uma grande conquista. Mas, considerando que a qualidade dos produtos, serviços, do atendimento e da estrutura desses empreendimentos é o fator determinante para seu sucesso, as redes de franquias se demonstram como uma opção atraente e segura para investidores. Afinal, o modelo do negócio já está pronto e a marca já conquistou público, seja qual for o motivo.

A padronização das lojas e de seu mecanismo de funcionamento, mantida pelo controle de qualidade, é algo positivo para o empreendedor de franquias de bares, pubs e cervejarias. Se o gestor souber trabalhar em equipe, principalmente. Mas, o investidor deve ter consciência de suas responsabilidades como franqueado. As políticas da rede devem ser respeitadas e a qualidade dos produtos deve ser cuidadosamente mantida. A imagem da marca está em jogo, bem como a preferência dos clientes.

Vale Ler:  Tendências do mercado de franquias para 2019: no que apostar?

 Vantagens de investir em franquias do ramo:

  • Reconhecimento da marca como atrativo para consumidores frequentarem seus estabelecimentos;
  • Modelo estrutural já definido e otimizadamente planejado;
  • Modelo operacional já testado e políticas de atendimento ao cliente delimitadas;
  • Preocupação por manter um padrão de qualidade de produtos e serviços;
  • Opção de investimentos em diversos formatos e valores;

 Desvantagens de investir em franquias do ramo:

  • Concorrer com estabelecimentos locais tradicionais pode ser desafiador;
  • Rotina intensa de trabalho, em finais de semana e feriados;

 Como investir da melhor forma em franquias do ramo?

Pode ser difícil para o investidor interessado em empreender no franchising escolher a rede certa para trabalhar. A não ser que o gestor tenha uma preferência em mente (e a condição financeira necessária para investir nela), optar pela melhor escolha envolve análise.

Entre franquias que variam de R$50 a R$400 mil reais, sendo elas de diversas propostas e tamanhos, é o perfil de gestão do empreendedor que dirá qual a franquia mais adequada para empreender – além de claro, do capital que está disposto a investir. Aqui, gostos pessoais contam muito. É fundamental que o gestor goste do seu empreendimento, afinal, é muito provável que acabe trabalhando de segunda a segunda.

Se você pretende investir em uma franquia de bares, pubs ou cervejarias, pense nas questões a seguir:

  • Invista o dinheiro no formato mais adequado a sua capacidade financeira. No caso, gastar tudo não é uma boa ideia, pois nesse ramo, o capital de giro é necessário para manter o estabelecimento funcionando, ainda mais nos primeiros meses;
  • Para isso, pesquise. Existem redes que demandam os mais variados tipos de investimento, nos mais diversos formatos. Microfranquias são opções muito viáveis para pequenos investidores. Foodtrucks e quiosques de shoppings fazem parte do formato;
  • Converse com empreendedores da área. Assim, você terá mais ideia de como é o trabalho de gestão de um empreendimento deste tipo antes de tomar qualquer decisão. A disposição e o amor pelo trabalho são diferenciais do gestor desses negócios.

Veja aqui, no site da ABF, opções de franquias de bares, pubs e cervejarias para investir, além de mais informações sobre o segmento.

Quer ler sobre outros segmentos de redes de franquias? Então continue acessando o nosso blog. Temos uma seção destinada especialmente à apresentação dos ramos de negócios no franchising.