Como adaptar sua franquia no pós-pandemia: 6 dicas para fortalecer sua rede

Nos últimos meses, acompanhamos notícias graves relacionadas a repercussão da disseminação da Covid-19 e como a pandemia está afetando empresas, inclusive quando se trata de franquia. 

As pessoas precisam mudar seus comportamentos, como trabalhar de casa, realizar cotação online de plano de saúde, fazer isolamento social e assim por diante. Mas, infelizmente, muitas também perderam seus empregos – o que está afetando a economia -, o que consequentemente também está fazendo empresas fecharem suas portas, principalmente quando se trata das menores. 

No entanto, quando falamos em franquias, muitas estão se mantendo firme e vão precisar se adaptar para para o pós-pandemia. Elas podem, por exemplo, procurar por programas governamentais que ajudem pequenos empreendedores ou focar em estratégias para seu site de vendas online

Mas, durante esses tempos imprevisíveis e incertos, como realmente se adaptar para o pós-pandemia?

Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos sobre como adaptar sua franquia após a pandemia!

Confira o que você irá aprender neste conteúdo:

O que o futuro reserva para as franquias no período pós-pandemia? Pensando nessa dúvida, aqui estão algumas ideias sobre o que os franqueadores e franqueados devem considerar: 

 

1 – Os documentos de divulgação de franquia e acordos podem ser alterados

Os franqueadores provavelmente deixarão o Documento de Divulgação de Franquia (FDD) mais claro sobre o impacto da pandemia atual e futuras em todos os tipos de divulgações. 

Ou seja, podem alterar informações como: quantidade de capital de giro que pode ser necessária, despesas de seguro, fragilidade potencial de suas representações de desempenho financeiro nos últimos anos e o número de encerramentos. 

Os acordo de franquia também precisarão ser revisados para saber como lidam com casos de força maior e cláusulas de rescisão e falência relacionadas. 

Os arrendamentos também serão examinados como nunca antes para nivelar o campo de jogo entre proprietários e inquilinos de franquia que nunca imaginaram que uma pandemia afetaria seu arrendamento. 

2 – Os métodos de operação podem exigir uma revisão substancial

É provável que todas as empresas agora tenham que alterar a forma como permitem que seus funcionários trabalhem – talvez diferentes grupos de funcionários trabalhando em dias diferentes. 

E provavelmente haverá novas regras sobre o envolvimento do cliente a segurança do cliente, juntos com novos procedimentos para testar funcionários e clientes. O local de trabalho pode exigir alterações de design físico para acomodar o distanciamento seguro entre funcionários e clientes. 

O horário de funcionamento pode ter que mudar, talvez menos horas por dia ou menos dias por semana. O uniforme do local de trabalho pode mudar para cumprir as novas regulamentações de saúde e exigir máscaras, luvas e possivelmente até novos tipos de roupas resistentes a vírus. 

Para alguns sistemas, os modos de entrega vão mudar de maneira que exigirão despesas de capital adicionais, como incluir capacidade adicional para entrega drive-thru ou na calçada. 

Algumas empresas podem implementar ou aprimorar métodos para a entrega virtual de serviços aos clientes. A automação massiva de muitas tarefas operacionais de franquia pode ser a próxima onda a atingir esse tipo de negócio – o que provavelmente diminuirá os requisitos de força de trabalho. 

Um exemplo poderia incluir a eliminação da equipe de garçons em restaurantes. A comida pode ser pedida em um tablet e, em seguida, recolhida pelo cliente ou entregue a ele por um robô automatizado? Um jantar requintado pode nunca mais ser o mesmo.

3 – Sofisticação e aptidão financeira para os franqueados

Para muitos franqueados, parece que foram pegos completamente despreparados financeiramente para esta crise. Muitos não tinham uma reserva de emergência, nenhum fundo para “dias difíceis”. 

Muitos parecem já estar endividados, ou mal estão se equilibrando mês a mês, e não estavam em condições de fechar por um ou dois meses e continuar a pagar salários ou aluguel para manter seus negócios. 

Como consequência, devemos esperar que os franqueadores sejam muito mais seletivos com os franqueados daqui para frente e exijam maior capital de giro e saúde financeira para enfrentar essas crises no futuro. 

Na verdade, semelhante ao “fundo de marketing” , talvez os franqueadores exijam que os franqueados participem de um novo “fundo de crise” para que todos possam ter algo para explorar em uma nova possível crise no futuro.

4 – Desenvolvimento de novos negócios de franquia

A crise geralmente gera inovação. Já estamos vendo como a telemedicina está decolando. Não é difícil ver como os novos negócios de franquia em limpeza, entrega e outros serviços domésticos ou empresas que ficam casa provavelmente vão se desenvolver. 

E embora os negócios de viagens possam continuar a fracassar por um tempo, não seria surpreendente ver novos negócios de “viagens seguras” crescerem, visando e atendendo clientes que desejam ou precisam viajar sem medo. 

Os restaurantes estão se voltando para cozinhas mais “enxutas” e empresas terceirizadas de entrega e / ou desenvolvendo seus próprios serviços de entrega para permanecer no mercado.

5 – Cadeia de mantimentos

Outra deficiência perceptível em muitas empresas que surgiram durante esta pandemia, foi a falha da cadeia de abastecimento em que muitos dependiam para operar seus negócios. 

Deve ficar claro para os franqueadores e franqueados que nenhuma empresa deve confiar em apenas uma fonte para todos os seus bens ou serviços necessários. 

Muitos provavelmente estarão empregando acordos de fornecimento de segurança  para garantir que não sejam reféns de um único fornecedor que pode precisar fechar ou interromper os seus serviços em um momento de imprevisto. 

Na verdade, muitos franqueadores podem decidir confiar em seus próprios recursos locais para se tornarem a cadeia de suprimentos de seus franqueados, e não em terceiros. 

É de se esperar que mais franqueados empreguem tecnologias de ponta projetada para fornecer modelagem preditiva melhor e mais sofisticada para suas necessidades de fornecimentos de negócios daqui para frente.

6 – Use a tecnologia para beneficiar as pessoas e não substituí-las

A tecnologia nos permitiu repensar a forma como realizamos atividades fundamentais durante esta crise. Reuniões passaram a ser realizadas de forma online. 

Os contact centers em todo o mundo estão mudando para trabalho remoto, com alguns fazendo uso de inteligência artificial para manter os níveis esperados de atendimento ao cliente.  

Embora algumas empresas já tivesse uma cultura de flexibilidade e trabalho remoto, elas passaram a ser mais flexíveis e ter seus funcionários trabalhando de casa. 

Esses desenvolvimentos são impressionantes e você também deve pensar em soluções tecnológicas para a sua franquia. Muitas das tecnologias e ferramentas que estamos implementando em nosso dia a dia – como as de videoconferência –  podem nos ajudar a fazer muito mais. 

As posições padrão de muitas empresas são usar a tecnologia para substituir, ao invés de integrar com a força de trabalho. Este período é uma oportunidade para os líderes de franquias explorarem como podemos fazer um maior usa da tecnologia para aumentar os benefícios para as pessoas.

Em outras palavras, é necessário usar a tecnologia para aumentar a produtividade das pessoas, melhorar a vida profissional dos funcionários, fornecer melhores produtos e serviços aos clientes e ajudar a impulsionar um maior crescimento econômico.

Conclusão

A pandemia existe e as adaptações foram necessárias. Todos fomos pegos de surpresa e agora precisamos nos acostumar e nos adaptar ao novo normal, seja o que ele realmente se torne. 

As dicas que citamos, são apenas algumas para te ajudar a ter uma ideia das medidas e estratégias que pode implementar em sua franquia, seja você um franqueado ou um franqueador. 

Esperamos que tenhamos te ajudado a saber como adaptar sua franquia no pós-pandemia!

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