Transforme o futuro da sua franquia com o Franchisee Success

Você já ouviu falar em Franchisee success? Este é uma metodologia desenvolvido pela Central do Franqueado de forma pioneira no Brasil e se refere ao sucesso do franqueado em uma rede de franquias. Para promover esta prática é necessário diversas ações para elevar a satisfação dos franqueados e o alcance de seus objetivos através do serviço prestado pela franqueadora. Confira este artigo e saiba como isto influencia em sua rede!

O Franchising é um mercado que busca crescer uma marca através da replicação do modelo de negócio cedendo o direito de uso da marca a investidores. O crescimento das redes só é possibilitado através do sucesso de seus franqueados

Sendo assim, as redes que buscam promover o sucesso de franqueados e manter uma boa gestão de relacionamento em sua rede tendem a obter crescimento e qualidade em seu serviço. Este tipo de prática é desenvolvida através do mindset de uma visão apenas focada em vender franquias para uma que busca o acompanhamento e satisfação de franqueados

Confira o que você irá aprender neste artigo:

O que é Franchisee Success?

O termo Franchisee Success ou Sucesso do Franqueado é designado para políticas adotadas por uma franqueadora ao priorizar o sucesso do franqueado como seu objetivo. No Franchisee Success, o franqueado é a preocupação central da franqueadora. 

Portanto, a satisfação do franqueado com o suporte dado pela rede, o engajamento com o serviço da franqueadora e o alcance de seus objetivos são as principais metas da franquia. Este tipo de política interna vai além da independência do franqueado em relação ao suporte da franqueadora. Está ligado ao crescimento da rede através do sucesso de seus franqueados. 

Da mesma forma que as práticas de Customer Success (Sucesso do cliente) são focadas na solução do problema, satisfação com o serviço e alcance do sucesso dos clientes, o Franchisee Success é voltado aos franqueados. Portanto, o Franchisee Success é a formação de uma cultura empresarial dentro da rede, proporcionando sucesso ao franqueado a partir da relação com o serviço que a franqueadora oferece.

A importância do Sucesso do Franqueado para sua rede

A evolução na economia e nas relações de mercado têm apontado para cada vez mais uma estratégia focada no cliente/consumidor. Com a evolução da internet, as avaliações online, e a produção sob demanda tem apresentado um cenário em que as empresas buscam aperfeiçoar sua relação com os consumidores

No Franchising, esta direção também é realidade. Investidores buscam negócios que ofereçam oportunidades de crescimento e os auxiliem até os objetivos. Franquias que investem no Franchisee Success buscam proporcionar um acompanhamento contínuo e transformador. 

Ao adotar o Franchisee Success como uma política interna sua rede está investindo em excelência na gestão de relacionamentos, o que resulta em satisfação do franqueado e fortalecimento da marca. Sua rede obtém o selo de qualidade, concedido por aqueles que trabalham diretamente com seu serviço, atestando a qualidade dos seus serviços e atraindo mais investidores. 

Portanto, implantar uma mentalidade de Franchisee Success em sua rede destacará sua marca no mercado de franquias. Sua rede terá crescimento sustentável através de franqueados fortalecidos e bem desenvolvidos. Além de atrair investidores por meio de depoimentos, marketing e outros meios de divulgação que certifiquem que sua rede é Excelência em Franchisee Success

Como promover o Franchisee Success em sua franquia

Para que uma franqueadora possa alcançar o Franchisee Success em sua rede é necessário a implantação de uma cultura organizacional que vise este objetivo. Para isso, é necessário ter uma organização com profissionais qualificados, práticas, metas e comprometimento de toda rede com o objetivo. Abaixo alguns passos para adotar esta prática em sua rede.

Tenha profissionais qualificados

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Sales Hackers, 81% das empresas entrevistadas pretendem aumentar o número de profissionais de Customer Success em sua organização. Esta área está crescendo constantemente e tem trazido profissionais de diversas áreas para trabalhar neste ramo. 

Segundo a pesquisa, as principais áreas que os profissionais que trabalham com CS têm experiência são atendimento, vendas e suporte. Não há uma formação específica para profissionais trabalharem nesta área. 

No entanto, é essencial que sua rede tenha um candidato que tenha conhecimentos nestas áreas e trabalhe com tecnologia diretamente. Somente com profissionais qualificados sua rede poderá oferecer o melhor suporte e alcançar o Sucesso do Franqueado. 

Estabeleça Metas

Muitas redes focam seus esforços constantemente na expansão e venda de unidades. Entretanto, é no pós-venda que inicia o processo de Franchisee Success.

O início desta relação com o franqueado se inicia no Onboarding, ou implementação, onde a franqueadora deve repassar os processos funcionais da franquia. É após esta etapa que inicia o estabelecimento de metas. 

Depois do momento que o franqueado realiza a implementação é preciso monitorar o First Value (Primeiro Valor), que é o momento que o franqueado é ativado, ou engajado, e que registra sucesso com a unidade. Este indicador pode se referir à primeira venda da unidade, primeiro feedback ou conquista de um cliente fiel, por exemplo. 

Para que o processo tenha continuidade, a franqueadora precisa ter definidos os marcos que ela valoriza. Este indicador se refere aos Milestones, ou Marcos Históricos, onde o franqueado retorna estes marcos mensalmente, aumentando seu engajamento e motivação com a franqueadora. Este marco pode ser a unidade alcançar a padronização da rede, por exemplo.

Mantenha um acompanhamento

Esta talvez seja uma das tarefas mais importantes para uma franqueadora alcançar o Franchisee Success. A rede pode definir prazos, como o Ongoing, para primeiro monitoramento dos Milestones após a ativação.  

É necessário que a franqueadora esteja comprometida com o Follow Up de seus franqueados, realizando contato e acompanhando sua operação constantemente. Isto inclui avaliar o feedback dos franqueados; se o franqueado está obtendo sucesso como visava no início, se mantém sua satisfação com os serviços da franqueadora e etc. 

É necessário que a rede tenha em mente uma preocupação constante com os seus franqueados, oferecendo um suporte contínuo. Além do suporte, atualizar com frequência os franqueados dos seus processos, produtos e serviços projetará sua rede com uma grande vantagem sobre outras redes que não dão importância a esse fator. 

Uma prática importante para que o acompanhamento seja eficaz é a realização das RTS (Reunião Trimestral de Sucesso). Essas reuniões são essenciais para fortalecer o relacionamento da rede com o franqueado e aumentar seu nível satisfatório. É nesse modelo de acompanhamento que a franqueadora precisa analisar se o franqueado está satisfeito com o suporte da rede, a qualidade dos fornecedores e etc. 

Realize Pesquisas

Um último processo, mas de extrema importância para o Franchisee Success, é a aplicação da Net Promoter Score (NPS). NPS é uma pesquisa que deve ser realizada com franqueados para análise da promoção da sua marca. 

É nesta pesquisa que você terá a visão de estar cumprindo o objetivo de exercer o Sucesso do Franqueado. Esta pesquisa irá questionar os franqueados se eles indicam a franqueadora para outras pessoas, ou seja, se eles são promotores da sua franquia. 

Isto trará a segurança de que sua rede é capaz de realizar uma expansão sustentável e qualificada. Pois, com a promoção da marca por seus próprios investidores atesta a qualidade dos serviços prestados por sua rede.

Como a Central do Franqueado promove o Franchisee Success

A tecnologia é a principal aliada na otimização e crescimento dos negócios no cenário atual. Startups, Fintechs e SaaS são os modelos de empresas que têm crescido por meio da transformação digital no ambiente empresarial. 

A Central do Franqueado é um Software de gestão para franquias desenvolvido para promover o Sucesso do Franqueado. Nosso sistema auxilia as franqueadoras otimizando processos operacionais e promovendo a marca no mercado do Franchising. 

Alguns dos exemplos se destacam no módulo Projetos, onde a franqueadora consegue gerenciar o Onboarding de suas implementações, tendo controle e automatização.  

Além disso, através da nossa plataforma, a franqueadora consegue realizar a transmissão do Know-How e centralização de arquivos com o módulo Operacional. O acompanhamento constante e prestação do melhor suporte ao franqueado é oferecido através do módulo de CAF, onde a franqueadora tem sua Central de Atendimento ao Franqueado obtém uma visão do suporte que presta à rede.

Mais do que somente prestar um bom serviço agora, sua rede precisa se dedicar para que o seu negócio tenha perpetuidade. Para que isso seja possível, a padronização se torna um fator indispensável, onde sua rede mantém o padrão de qualidade onde quer que sua marca replique. 

As soluções da Central do Franqueado dão destaque para este objetivo. Como prioridade na gestão do negócio, oferecemos o serviço de padronização através do módulo Qualidade, permitindo aos franqueadores realizarem processo de avaliação contínua da rede por meio de checklists e planos de ação. Ainda, através do módulo Compras, sua rede mantém o controle de qualidade, homologando fornecedores e produtos para os franqueados. 

A nossa visão de negócios para o franchising é oferecer excelência e crescimento sustentável para as redes parceiras. Acreditamos que o Franchisee Success é o alvo a ser atingido, onde os franqueados terão sucesso em seu negócio e proporcionarão o retorno que as franqueadoras esperam.

E como pioneiros neste conceito dentro do franchising brasileiro, trabalhamos com esta visão aplicada em nossa ferramenta. Para isso, desenvolvemos um software inteiramente baseado no conceito de Franchisee Success. 

Se você busca consolidar sua marca no franchising e aumentar sua vantagem competitiva, solicite contato conosco. Agende uma demonstração da plataforma e eleve o nível da gestão de sua rede para onde as grandes redes se encontram.

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!