Food trucks: modismo? Vantagens e desvantagens em franquias

É perceptível a presença cada vez maior dos food trucks no mercado. A praticidade do formato facilita a inserção de hamburguerias, cervejarias e de todo tipo de negócio do ramo da alimentação em espaços públicos e privados. Essa é uma oportunidade para expansão de franquias. Saiba mais sobre a funcionalidade do formato no franchising.

O franchising é um formato vantajoso tanto para empreendedores, quanto para investidores. Para gestores de um negócio próprio, é uma forma de expandir a empresa a novos mercados. Para investidores, é uma possibilidade de gerir um negócio já formatado.

Diversas franquias não demandam grandes investimentos ou vasta experiência para viabilizarem sua expansão. Alguns formatos de PDV oferecem praticidade e têm custos de manutenção e funcionamento reduzidos – algo bastante atraente para potenciais novos franuqueados. Esse é o caso dos food trucks.

Muito presentes pelas grandes e pequenas cidades do Brasil, a estrutura do food truck (caminhão de comida) é queridinha por empreendedores do ramo da alimentação. Normalmente, porque buscam por um modelo de negócio mais barato, de prática instalação e de grande possibilidade de acesso por parte dos consumidores. Food trucks podem ser inseridos facilmente nos mais diversos espaços e eventos. Logo, para redes de franquias que estão em processo de expansão, o formato é certeiro.

Replicar unidades de franquia através dos food trucks é uma opção viável para franqueadores, pois é acessível a investidores. A disposição das lojas pelo uso de caminhões (ou, na verdade, trailers e vans) se tornou bastante comum pois atrai investidores interessados em franquias de custo baixo de investimento e manutenção.

Neste post, trazemos informações sobre a utilização de food trucks para a expansão de franquias. Conheça as vantagens (e desvantagens) do modelo para empreendedores e investidores.

Food trucks: um modelo de (micro)franquias

Não há dúvidas de que um food truck é um investimento mais barato do que um ponto comercial propriamente dito. De fato, optar pelos trucks é não precisar pagar aluguel, nem investir a mais na estrutura de uma loja.

Entretanto, os valores de investimento em food trucks por parte de franqueados variam muito, pois dependem da proposta da empresa. Por exemplo, algumas redes de alimentação demandam um espaço maior de produção e, nesse caso, um carro ou trailer não seriam suficientes para comportar toda a estrutura da unidade.

Falando em valores: trailers, por si só, têm o valor médio de R$20 mil. Já caminhões, necessários para comportar a estrutura de determinadas franquias, podem demandar um investimento maior que R$300 mil por parte do franqueado, contando com a instalação da estrutura necessária para a funcionalidade da loja.

Aí, caberá ao aspirante a franqueado analisar quais suas condições de investimentoexpectativas de retorno sob a unidade. Vale ressaltar que franquias que exigem investimentos maiores normalmente oferecem produtos de maior valor. Então o retorno futuro acaba sendo proporcional.

A partir desta média de valores, no âmbito do franchising, podemos considerar que food trucks são tanto um formato de microfranquias como de franquias convencionais. Vamos a exemplos. A rede Seu Churros requere um investimento total de R$29,5 mil para a instalação de uma unidade de franquia. A rede Big X Picanha, por outro lado, é instalada a partir de R$280 mil (confira aqui: dez franquias de food truck para investir).

Vantagens: custos de instalação, acessibilidade, mobilidade

Em suma, como já comentamos no início do texto, a principal vantagem do formato dos food trucks para redes de franquias engloba sua possibilidade de fácil replicação e expansão. Isso, devido a três principais fatores:

  1. Baixos custos de instalação, principalmente com unidades formatadas em trailers e vans, de redes de franquias com fácil produção de produtos;
  2. Exposição das lojas ao consumidor, em eventos fechados ou espaços públicos, a partir da contratação de organizadores de eventos ou da permissão da prefeitura dos municípios;
  3. Mobilidade da unidade, pois afinal, ela é um veículo que pode se locomover a qualquer local.

Para investidores, os baixos custos de instalação são um atrativo, pois são uma opção viável para empreender. É a partir do investimento dos pequenos empreendedores que a rede se expande.

Não pagar aluguel e IPTU, entre outras taxas de locação, são vantagens claras para o franqueado. O fato de que a unidade se locomove a outras localidades é uma forma de renovar o público consumidor. Isso também é interessante para qualquer empreendedor. É importante, então, que a rede seja atraente a organizadores de eventos, pois daí se tiram muitos novos clientes.

Desvantagens: manutenção do veículo, permissão de espaço, dependência climática

Em determinados casos, entretanto, manter um food truck pode acabar saindo mais caro do que manter uma loja convencional. Os custos de manutenção nesse modelo de negócio envolvem dois aspectos: os valores da estrutura e, principalmente, a manutenção do veículo.

Agora, imagine: se os custos de manutenção de um carro são consideravelmente altos, imagine os de um caminhão? Carregar carga e locomover a unidade com frequência certamente demandará ajustes ao veículo. O empreendedor deve estar preparado para abrir o bolso, a fim de mantê-lo funcionando adequadamente. Caso contrário, a funcionalidade da loja pode ser prejudicada.

Pior ainda é quando sua presença em eventos fica comprometida por problemas no veículo. Tudo isso compromete o padrão de qualidade da rede.

Cabe à empresa, também, tomar cuidado com as permissões de utilização de espaços públicos, junto às prefeituras das cidades de instalação. Seria muito simples locomover um food truck a qualquer lugar. No entanto, como você deve imaginar, existem leis específicas para isso, em cada cidade, levando em conta cada local.

Por último, um fator decisivo: as condições climáticas. Você pode ter certeza de que em dias de chuva, as vendas de um food truck serão muito menores. Dependendo da força da chuva, é melhor nem abrir a loja. Por isso, o modelo não é interessante para funcionar em qualquer cidade.

Algumas regiões têm chuvas mais frequentes do que outras. A empresa deve estar ciente disso e analisar se os retornos de um food truck em determinada cidade seriam válidos, tanto para a rede, quanto para os franqueados.

Traçando um plano de expansão adequado à utilização de food trucks

Há quem pense que os food trucks e a “comida gourmetizada” não passam de uma moda com prazo de validade. A sazonalidade do funcionamento de lojas no formato também pode ser um fator desanimador, tanto para franqueadores, quanto para franqueados. Em algumas localidades, os food trucks acabam funcionando só em determinadas épocas do ano, por exemplo. Portanto, o planejamento de expansão através do formato possui ainda mais importância do que um plano feito com pontos comerciais convencionais.

Muitos empreendedores esquecem de fazer a análise de franqueabilidade de seu negócio pela estrutura de food trucks. Da mesma forma, investidores embarcam neste mercado não considerando suas desvantagens.

Por isso, seja no momento de iniciar um negócio no ramo da alimentação, ou de transformá-lo em rede de franquias, é necessário traçar um plano de expansão que considere o tempo de retorno do lucro e os objetivos da empresa. Em muitos os casos, os food trucks não são o melhor caminho e podem gerar frustração para os empreendedores. Infelizmente, o barato pode acabar saindo caro.

Que tal ler um pouco mais sobre o franchising, conhecendo novos formatos de negócio e estratégias de gestão? Nosso blog conta com seções voltadas especialmente para isso. Aproveite e navegue pelos conteúdos de ‘Expansão’ Se quiser conversar conosco sobre empreendedorismo em franquias e estiver interessado em formatar sua rede, entre em contato com a Central. Temos facilidades esperando por você!

Vale Ler:  2017: um ano de muitas tendências e ótima perspectiva para o franchising