Saiba a importância da utilização de uma ficha técnica no mercado de alimentação

A ficha técnica é basicamente uma tabela com todos os insumos necessários para preparar determinado produto. Nesta tabela normalmente são especificados o valor unitário, peso, e valor final da quantidade de insumo usada para o produto. Confira este conteúdo e saiba porque utilizar em seu empreendimento!

Neste conteúdo você vai saber qual é a importância desta ferramenta para o ramo de alimentação. Confira o que você vai encontrar no artigo:

O que é uma ficha técnica?

De modo simplificado, a ficha técnica é uma tabela  que lista todos os insumos necessários para preparar um determinado produto. Este tipo de tabela é recomendado para restaurantes, empreendimentos no ramo do food service, franquias de alimentação e etc.

Ela não deve conter o modo de preparo dos produtos, pois afinal, isto seria uma receita. O conteúdo desta tabela deve ser apenas informações objetivas e técnicas. O que deve conter, por exemplo: nome do ingrediente/insumo, unidade de medida, valor do modo como é vendido e valor total utilizado do insumo. 

Para o que serve uma ficha técnica?

O principal objetivo da utilização de uma ficha técnica é a manutenção da  padronização dos produtos de seu estabelecimento. Com uma ficha especificando quais são os insumos que devem conter para certo produto, o estabelecimento determina qual deve ser o padrão de produção a ser seguido. 

Com o uso desta ferramenta, é possível facilitar o processo de auditorias internas, que buscam fiscalizar como o estabelecimento está controlando a qualidade de seus produtos.  Além disso, consegue-se uma previsão de gastos e compras. Pois com essa utilização, lista-se os insumos necessários e a precificação de cada um, prevendo o possível custo para o estabelecimento.

Com o uso desta ficha, os empreendimentos do ramo de alimentação diminuem o desperdício de insumos. Sem o controle de baixas conforme se produz as mercadorias, é provável que haja prejuízo na rentabilidade do empreendimento. Utilizando esta tabela, você consegue prever seus gastos, ponderar os gastos diariamente do que deveria e o que foi gasto, controlar a rentabilidade e, mais importante, manter o padrão. 

Como a ficha técnica pode ser útil no franchising?

Pelo fato de a essência do franchising ser a padronização, a ficha técnica é uma ferramenta útil para o mercado de franquias. O principal segmento que se beneficia da utilização dessa ferramenta é o de alimentação. É indispensável que haja um padrão de qualidade mantido nas franquias de alimentação. 

Peguemos o McDonald’s, por exemplo. É provável que a rede a utilize, mesmo que seja através de um software. Não é apenas o padrão no preparo dos alimentos e na divisão de produção, mas o padrão dos ingredientes corretos para cada produto.  

Um procedimento importante nas redes de franquias é utilização de checklists e auditorias. Portanto, com a ficha esclarecendo tecnicamente os ingredientes que devem ser usados para certo produto, o processo de auditores é facilitado. Assim também funciona com os checklists em redes de alimentação. A listagem de insumos beneficiam a checagem para a manutenção da padronização das redes. 

Utilizar ficha técnica em redes de franquia de alimentação é contribuir para a manutenção de boas práticas no mercado do franchising. 

Exemplo de ficha técnica

Existem diversas formas de aplicar fichas técnicas em um estabelecimento. Antes produzidas manualmente, agora tendem a serem feitas por meio de softwares que possibilitam apenas o preenchimento em estruturas prontas. Sendo assim, a automatização deste processo por meio da tecnologia permite maior agilidade deste processo que muitas vezes pode ser trabalhoso também. Confira a seguir um exemplo básico de uma ficha técnica:

Nome do prato

Cachorro Quente

Ingredientes

Unidade de Medida

Quantidade

Custo (R$)

Pão

Unid.

1

0,35

Queijo Ralado

Kg

0,04

0,95

Salsicha

Unid.

2

2,00

Cebola

Kg

0,04

0,30

Tomate

Kg

0,08

0,65

Batata Palha

Kg

0,10

0,25

Ketchup

Kg/L

0,01

0,10

Mostarda

Kg/L

0,01

0,10

Maionese

Kg/L

0,02

0,15

Custo total

R$ 4,85

Obs: Valores ilustrativos

Gostou deste conteúdo? Então leia mais sobre o mercado de alimentação e saiba quais as principais tendências para o Food Service no ano de 2020.

 

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!