Por que participar de Feiras virtuais de franquias? Saiba quais acontecerão em 2020

Como resultado do impacto do coronavírus no franchising, diversos eventos que marcam o calendário do mercado tiveram que ser cancelados. As maiores feiras de franquias que acontecem anualmente precisaram ser canceladas.

O distanciamento social tem feito com que todo tipo de aglomeração seja cancelado ou adiado. Neste grupo estão incluídos eventos de empreendedorismo, como as feiras do franchising

No entanto, como alternativa, as lives, videoconferências e reuniões online tem ganhado cada vez mais espaço. As webinars, que já vinham ganhando popularidade, se tornaram um grande canal para realização de eventos. 

Em meio a isto, o franchising também está inovando e estabelecendo alternativas para a pandemia. Além de medidas no operacional das redes, o calendário também está sendo readaptado. 

Por este motivo, surgiram feiras virtuais de franquias. Estas feiras surgem como uma alternativa para manter o networking e a geração de oportunidades de negócio proporcionadas pelas feiras. Confira!

O que você vai encontrar neste artigo:

Por que participar de uma feira virtual de franquias?

O objetivo das feiras de franquias é abrir um espaço para que as empresas possam apresentar seus modelos de negócio a possíveis investidores que tenham interesse em se tornarem franqueados. É uma ótima oportunidade para o empreendedor que busca o crescimento e a expansão do seu negócio. Afinal de contas, o franchising é uma das melhores formas de fazer com que sua marca penetre em outros mercados.

Nos eventos, os eventuais interessados podem conhecer melhor as redes franqueadoras e seus modelos operacionais, inclusive podendo desfrutar de experiências que só administradores e franqueados têm acesso. Os investidores também têm a possibilidade de conhecer, em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e plataformas de pagamento que costumam ser lançadas pelas marcas durante as feiras de franquias.

A presença na feira e o contato com as marcas dá mais confiança à tomada de decisão. Entendendo exatamente qual será seu papel à frente da franquia, o interessado passa a dar mais credibilidade à empresa. Além disso, os eventos costumam atrair um número expressivo de interessados e contam com um ótimo índice de retorno. Certamente vale colocar na agenda!

Uma feira virtual de franquias permite que mesmo em meio a esse período de isolamento, o empreendedorismo continue se movimentando. Além disso, o franchising consegue movimentar o seu mercado, proporcionando oportunidades de expansão às redes, mesmo que à distância. 

Sendo assim, é vantajoso participar de uma feira se você se interessa em empreender. Assim como você, franqueador, encontra uma oportunidade neste meio de recessão, para atrair franqueados e gerar novas oportunidades de negócio para sua rede.

Vantagens e desvantagens de feiras virtuais de franquias

Agora que já expomos os motivos para participar de uma feira virtual de franquias, iremos expor vantagens e desvantagens do formato. Afinal, há benefícios, mas também limitações para uma feira online. Confira!

Mobilidade e alcance

Uma feira de franquias costuma acontecer nos principais centros urbanos do Brasil. Na maior parte das vezes, os eventos são realizados nas capitais dos principais estados do país. 

Este fator faz com que pessoas de cidades mais periféricas acabem achando limitações para participar dessas feiras. Por causa disso, as franquias e empreendedores acabam sendo prejudicados. 

Afinal, as redes acabam perdendo oportunidades de negócios e empreendedores tem dificuldade de acessar essas boas oportunidades. O que é quebrado por uma feira virtual.

Uma feira de franquias online permite que pessoas do país todo tenham acesso a essas oportunidades. Não apenas através de um site institucional, mas tendo contato direto com a franqueadora, tendo maior conhecimento sobre a rede. 

Acessibilidade

Uma feira de franquia presencial reúne muitas marcas ao mesmo tempo. As redes expõem em estandes em um grande espaço. 

Os frequentadores têm dificuldades de explorar todas as opções disponíveis na feira e escolher a melhor oportunidade. Portanto, por meio de uma feira virtual é possível registrar interesse em diversas marcas por meio de agendamento. É possível conhecer mais redes e analisar o negócio mais adequado. 

Além disso, uma feira virtual de franquia é mais acessível financeiramente. Em feiras presenciais, normalmente é exigido a compra de ingressos para participação do evento. 

Por meio do ambiente online, é possível acessar essas feiras de forma gratuita. Com apenas um acesso a internet, é possível conhecer novas oportunidades de negócio e começar a empreender sem custos.

Baixo custo

Se focarmos mais nos benefícios gerados às redes, podemos analisar o gasto de recursos em uma feira virtual. A divulgação das feiras e o valor cobrado para expor a marca costuma ser maior em feiras presenciais. 

Afinal, a marca que promove a feira obtém mais gastos com aluguel de um local para realização, estrutura de exposição e etc. Por meio do online, as feiras conseguem investir apenas no marketing digital para alcançar redes e empreendedores. 

O custo para expor a marca acaba sendo mais barato para as redes. O que torna o investimento mais atrativo, podendo gerar um retorno muito maior do que o investimento.

Feiras virtuais de franquias 2020

Confira abaixo quais os eventos já foram divulgados para atuar neste formato ainda este ano. 

ABF Expo Digital

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) promove a maior feira de franquias todos os anos: a ABF Franchising Expo. Este evento acabou sendo adiado para 2021 em virtude da pandemia.

Como alternativa, a instituição lançou sua própria franquia virtual de franquias. A ABF Expo Digital tem o  objetivo de ampliar as oportunidades de novos negócios utilizando os mais modernos recursos tecnológicos disponíveis.

Qualquer pessoa interessada poderá acessar a feira de franquias virtual. A plataforma da feira possibilitará ao visitante conhecer as marcas expositoras e marcar reuniões virtuais com os representantes daquelas que tiver interesse.

A primeira edição será um evento-piloto, realizado para a cidade de Goiânia e região. O evento ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de agosto e será gratuito para os visitantes para incentivar a avaliação do conceito do evento. Será possível ter contato com algumas redes associadas à ABF de todos os segmentos e valores de investimento. 

Na sequência, a agenda da ABF Expo Digital 2020 já definida envolverá outras importantes capitais: Belém (PA), em setembro; Florianópolis (SC), em outubro; São Luis (MA), em novembro e Londrina & Maringá (PR), em dezembro.

Para expor a marca é preciso entrar em contato pelo número: (11) 99656-9680 ou pelo e-mail: abfexpodigital@abf.com.br.

Confira abaixo o calendário do evento:

Cidade

Data

Goiânia (GO) 18, 19 e 20 de agosto
Belém (PA) setembro
Florianópolis (SC) outubro
São Luís (MA) novembro
Londrina e Maringá (PR) dezembro

Feira Virtual de Franquia

A Feira Virtual De Franquia é um formato inovador de feiras, no qual o interessado em ter mais informações da franquia reúne de forma virtual com responsável pela marca franqueadora.

O evento já conta com mais de 30 marcas confirmadas para exposição. A maioria das redes atua no formato de microfranquias, oferecendo opções de investimento de R$ 20 mil até R$ 90 mil

A feira será gratuita para visitantes, que devem participar registrando as marcas de interesse no site do evento. O empreendedor deve visualizar as marcas disponíveis no site da feira, escolher as de seu interesse e cadastrar por meio de um formulário a data e hora para reunião com a franqueadora. 

As duas primeiras datas do evento já ocorreram. A feira destinada à São Paulo aconteceu no dia 08 de julho e a de Belo Horizonte, no dia 22 de julho

Confira algumas das redes confirmadas no evento:

Confira abaixo o calendário completo do evento:

08/07/2020 – São Paulo (SP)
22/07/2020 – Belo Horizonte (MG)
29/07/2020 – Rio de Janeiro (RJ)
04/08/2020 – Campinas (SP)
11/08/2020 – Curitiba (PR)
18/08/2020 – Porto Alegre (RS)
28/08/2020 – São Paulo (SP)
01/09/2020 – Salvador (BA)
08/09/2020 – Recife (PE)
15/09/2020 – Ribeirão Preto (SP)
22/09/2020 – Brasília (DF)
29/09/2020 – Vitória (ES)

Planet Franchise 2020

A feira online de franquias e negócios da Planet Franchise oferece oportunidades de negócio de forma gratuita para os participantes. Para franqueadores que buscam expor sua rede, o valor a ser pago é de R$ 550,00.

O próximo evento da feira ocorrerá no dia 5 de agosto para a cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Confira as próximas datas do evento e locais.

  • Palmas – 11 a 13 de agosto;
  • Brasília – 19 de agosto;
  • Macaé – 25 a 27 de agosto;
  • Goiânia –  02 de setembro;
  • São Caetano do Sul –  08 a 10 de setembro;
  • São Paulo – 16 de setembro;
  • Cuiabá – 22 a 24 de setembro;
  • Joinville –  30 de setembro;
  • Santos – 06 a 08 de outubro;
  • Franca – 14 de outubro.

Para se inscrever, basta acessar este link.

Gostou? Quem sabe esta não seja a sua oportunidade de encontrar a sua franquia? Ou se você for um franqueador, não consiga gerar novas oportunidades de negócio com um retorno sobre o investimento muito alto? 

Otimize a divulgação da sua franquia!