Feiras de franquias 2021: confira os principais eventos do franchising para participar

No mundo dos negócios, feiras e eventos são muito prestigiados. Esse tipo de ação é quase que uma tradição para empreendedores, investidores e representantes de grandes marcas. 

Por isso, todos os anos, por todo o país, o mercado do franchising promove grandes feiras que oferecem diversas oportunidades de negócio, atraem investidores e formam novos empreendedores. Esses eventos movimentam o mercado, atraindo mais pessoas para o segmento e aumentando sua importância na economia. 

Devido à pandemia causada pela Covid-19, a maioria destes eventos tiveram que ser cancelados em 2020. Houve adaptação por meio do ambiente digital, onde foram realizadas algumas feiras virtuais de franquias

No entanto, com o cenário se alterando, o otimismo passa a tomar conta dos empreendedores novamente. E, com as projeções de retorno de eventos presenciais, as feiras de franquias no Brasil já têm suas datas marcadas. 

Por isso, trazemos mais um ano este conteúdo com os principais eventos do franchising no ano de 2021. Confira e fique por dentro das melhores oportunidades para sua franquia e para você, empreendedor, de encontrar novas oportunidades. 

Por que participar de Feiras de Franquias?

O objetivo das feiras de franquias é abrir um espaço para que as empresas possam apresentar seus modelos de negócio a possíveis investidores que tenham interesse em se tornarem franqueados. É uma ótima oportunidade para o empreendedor que busca o crescimento e a expansão seu negócio

Afinal de contas, o franchising é uma das melhores formas de fazer com que sua marca penetre em outros mercados.

Nos eventos, os eventuais interessados podem conhecer melhor as redes franqueadoras e seus modelos operacionais, inclusive podendo desfrutar de experiências que só administradores e franqueados têm acesso. Os investidores também têm a possibilidade de conhecer, em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e plataformas de pagamento que costumam ser lançadas pelas marcas durante as feiras de franquias.

A presença na feira e o contato com as marcas dão mais confiança à tomada de decisão. Entendendo exatamente qual será seu papel à frente da franquia, o interessado passa a dar mais credibilidade à empresa. 

Além disso, os eventos costumam atrair um número expressivo de interessados e contam com um ótimo índice de retorno. Certamente vale colocar na agenda!

Confira abaixo as principais feiras de franquias no Brasil para o ano de 2021 e se programe para marcar presença da mais próxima a você. 

Feiras de franquias da ABF

Evento Data Local
Multiunit Franchising Conference 5 a 9 de abril Las Vegas
ABF Franchising Week 21 a 25 de junho São Paulo
ABF Franchising Expo 23 a 26 de junho Expo Center Norte, São Paulo
Expo Franchising ABF Rio 16 a 18 de setembro Rio de Janeiro
20ª Convenção ABF do Franchising 20 a 24 de outubro Comandatuba, Una Bahia

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é a responsável pelos maiores eventos relacionados ao mercado de franquias no Brasil. Anualmente, suas feiras de franquias atraem milhares de pessoas, geram diversos negócios e ajudam a criar uma rede de networking valiosa para o mercado. 

A sua feira mais importante, a ABF Franchising Expo, reúne cerca de 400 marcas durante seus três dias de funcionamento. Neste evento, há premiações, palestras, entre outras atividades voltadas para o empreendedorismo em franquias. O evento atrai em suas edições cerca de 66 mil empreendedores

Além disso, uma de suas atrações, o Boulevard de Microfranquias, voltado para negócios com menor capital de investimento, junta mais de 40 redes com este modelo de negócio. São oportunidades para investidores com capital menor, tendo seu teto máximo de R$ 90 mil

Se você deseja expor sua rede, acesse este link e se inscreva. 

Sendo assim, a ABF Franchising Week é uma semana de muita inovação, networking e geração de negócios. Um prato cheio para quem está inserido no mercado, busca atrair investidores e para aqueles que sonham em abrir seu negócio. 

Feiras de franquias – Franchising Fair

Evento Data Local
Franchising Fair – Curitiba 28 a 30 de maio Centro de Eventos Estação – Curitiba, PR
Franchising Fair – Belo Horizonte 27 a 29 de agosto Minas Shopping – Belo Horizonte, MG
Franchising Fair – Goiânia 26 a 28 de novembro Passeio das Águas Shopping – Goiânia, GO

O Franchising Fair já divulgou as datas e os locais de dois eventos para o ano de 2021. A exposição costuma reunir as principais redes de franquias do Brasil de todos os segmentos. Além disso, a feira oferece palestras ministradas por consultores especialistas em franchising. Elas são gratuitas e têm o objetivo de ajudar os potenciais franqueados na escolha do negócio em que irão investir.

Quem quer ter o seu próprio negócio, tem disposição para trabalhar, mas não sabe como nem por onde começar? Então não perca o Franchising Fair!

Outras feiras de negócios

Evento Data Local
Expo Empreendedor 22 e 23 de outubro Blue Premium Morumbi – São Paulo
Feira Brasileira do Varejo 12 a 14 de julho Centro de Eventos FIERGS – Porto Alegre, RS

Além das feiras voltadas especificamente para franquias, também há aquelas que compreendem outros mercados, inclusive o franchising. Nesses eventos, além de haver o contato com o mercado de franquias, também é possível ter experiências de outros setores e obter insights que podem ser trazidos para o franchising. 

Uma das principais feiras de negócios no Brasil em 2021 é a Expo Empreendedor. Destacando-se como uma vitrine de oportunidades e negócios para investidores, a Expo Empreendedor reúne diferentes setores da economia, proporcionando oportunidades de parcerias, expansão de negócios e muito aprendizado. 

Com uma programação contendo 35 palestras, o evento já reuniu mais de 5 mil participantes em outras edições. O evento possui um espaço específico para franquias, além de ter outros setores em destaque, sendo eles: serviços, equipamentos, e para o microempreendedor. 

Outro evento importante para os negócios e merecem ser considerados neste conteúdo é a Feira Brasileira do Varejo (FBV). Apesar de não contemplar diretamente o mercado de franquias, a FBV é direcionada para o varejo, trazendo as principais marcas e nomes do mercado. 

Com mais de trinta palestrantes e 8 mil visitantes, a feira proporciona um ambiente de networking e aprendizado de um dos setores que mais crescem na economia. Reunindo mais de noventa estandes de exposição, a conectividade entre empreendedores e grandes nomes do mercado gera muitas oportunidades. 

Se você deseja expor seu negócio para uma feira com o melhor do setor do varejo, clique aqui e se inscreva na Feira Brasileira do Varejo. 

O que é franchising?

De uma forma simples e resumida, o franchising nada mais é do que a concessão fornecida por um franqueador para que o franqueado possa replicar, em diferentes locais, um formato reconhecido e bem-sucedido de negócio. Este modelo pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. Ele conta com diversos segmentos e tem como diferencial a padronização de processos e de produtos.

Os direitos de uso da marca e de operacionalização são fornecidos mediante o pagamento de um valor inicial, a taxa de franquia, além de outras eventuais cobranças periódicas – geralmente mensais -, como os royalties, por exemplo. Todas estas informações que dizem respeito a investimentos e cobranças devem estar dispostas em um contrato chamado COF (Circular de Oferta de Franquia).

Se você quer continuar se preparando para o mercado neste próximo ano, continue navegando em nosso blog e confira as principais tendências do franchising em 2021. 

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!