Feira do Empreendedor: saiba como funciona e qual a importância do maior evento de empreendedorismo do Brasil

Você já ouviu falar da Feira do Empreendedor? É uma feira promovida pelo Sebrae que busca criar um espaço para aprendizado e atualização, além de muito networking e possibilidades no mundo dos negócios. Confira e saiba porque participar!

Se você é um empreendedor ou está em busca de um negócio, provavelmente está a procura de fontes para conhecimento do mercado e obter novas ideias. Feiras de empreendedorismo e negócios são um ótimo meio para desenvolver sua ideia e construir uma rede de parcerias para crescer o seu negócio.

Abaixo iremos falar da Feira do Empreendedor. Este evento é um dos mais importantes do empreendedorismo no Brasil e ajuda anualmente diversos empreendedores a se desenvolverem e negócios a expandirem suas atividades. Confira e saiba qual sua importância para o mercado.

O que é a feira do empreendedor?

A feira do empreendedor é um evento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em diversos estados brasileiros. O evento é realizado anualmente e reúne milhares de participantes, sendo eles visitantes ou expositores.

A feira é uma oportunidade perfeita para você conhecer melhor o mercado, pois conecta pequenas, médias e grandes empresas dos variados segmentos. Conta, também, com palestras e consultorias em algumas das áreas mais relevantes para empreendedores como marketing, finanças, tendências, inovação e exportação.

Por concentrar milhares de pessoas, o evento se torna uma excelente oportunidade para novos negócios e para ampliar seu networking e o nome da sua marca entre os diversos empreendedores e investidores.

Outro ponto importante: a Feira do Empreendedor costuma ocorrer no final do ano. Por isso, é importante que você tenha um calendário com os principais eventos para estar sempre antenado às novidades e criando e fortalecendo sua rede de negócios.

Qual o objetivo da feira do empreendedor?

Como já dissemos, o principal objetivo da feira do empreendedor é incentivar o empreendedorismo no Brasil. Os eventos buscam gerar oportunidades de negócios e conectar pessoas físicas com empresas de pequeno e médio porte.

O SEBRAE busca fomentar a cultura do empreendedorismo adaptado a cada realidade dos estados brasileiros. O evento ajuda as empresas em desenvolvimento a expandirem seus negócios e os visitantes a encontrarem bons negócios para investir.

Além disso, a feira do empreendedor oferece espaço para marcas que atuam no mercado oferecendo serviços e produtos para empresas. Ou seja, há venda e compra de maquinários e equipamentos pelas marcas presentes, gerando uma rede de trocas e relacionamentos entre marcas e investidores.

A feira do SEBRAE também proporciona um ambiente para inovação e criatividade. O ambiente costuma mover a tecnologia e novas ideias para desenvolver o empreendedorismo de forma qualificada e transformadora.

No evento, são realizadas palestras que ajudam os negócios em seus processos de expansão e capacitação para atuar no mercado. Ainda, a feira promove encontros individuais de empreendedores com marcas, sendo necessário se inscrever com este objetivo no site da feira.

A Feira para Franquias

A ABF esteve presente na Feira com um local específico para falar de franquias. Nesse espaço foi possível participar de workshops e até um game para ensinar e desmistificar como empreender dessa forma.

Na última edição, foram em torno de 100 franquias participantes como expositores, nos diversos segmentos. 

A feira ainda conta com diversos recursos para auxiliar aqueles que querem começar a empreender e também aqueles que já estão empreendendo mas querem se destacar – ponto bastante importante para quase todos os negócios. Não seria diferente com franquias, né?!

A Feira também promove facilidades como o Encontro de Investidores que pode ser muito interessante tanto para você encontrar potenciais franqueados quanto para encontrar possíveis investimentos que possam alavancar sua franquia.

Outra “parada obrigatória” da feira é o Espaço Franquia, onde há a possibilidade de vivenciar o dia-a-dia de uma franquia – aquele game de simulação de desafio franquia que comentamos lá em cima.

Durante esse jogo, o visitante teria que tomar uma série de decisões que envolvem desde a abertura da franquia e pontos até sobre o investimento a ser realizado, escolha da equipe, entre outros. 

Para o jornal da Feira, Maísa Blumenfeld, responsável pelo espaço na Feira do Empreendedor, afirmou que “O objetivo deste jogo é auxiliar o empreendedor que quer se tornar um franqueado a praticar e aprender sobre o tema”.

No Espaço Franquia houveram também workshops denominados “Franquia na Mesa”, que possibilitaram aos interessados participar de atividades conduzidos por especialistas convidados. Os principais segmentos foram contemplados: Alimentação, Casa e Construção, Moda, Saúde, beleza e bem-estar,  Serviços e Educação.

Quais as vantagens de participar da feira do empreendedor?

Além de estar presente em um dos maiores eventos sobre empreendedorismo no Brasil, participar da feira do empreendedor traz benefícios significantes à empreendedores e marcas. Confira algumas delas abaixo:

Geração de ideias

O evento realmente é inspirador para aqueles que cansaram de viver como empregados e sonham em ter seu próprio negócio. Se você busca se conectar com empreendedores experientes e com bom conteúdo para passar, a feira é uma ótima oportunidade.

Ao conhecer os diversos estandes e exposições com ideias, equipamentos e novas tecnologias, um novo horizonte se abre. Diversas ideias de negócio podem surgir ao ter contato com as atrações do evento. Afinal, com tantas ideias sendo expostas e um ambiente que inspira inovação e criatividade,  muitos negócios de sucesso podem surgir.

Oportunidades de negócio

O maior público frequentador do evento são empreendedores que já obtém um negócio próprio ou estão em processo de estruturação. Os expositores do evento oferecem produtos e serviços voltados para outros negócios, como softwares, equipamentos e outras coisas que são adequadas ao público.

O evento é uma grande conexão B2B, onde as oportunidades de negócio são geradas inevitavelmente. Isto pode se referir a parcerias entre empresas, como citamos, ou abertura de um novo negócio. Este caso pode estar ligado a abertura de uma franquia por um empreendedor, por exemplo. As possibilidades são imensas.

Criação de networking

A troca de informações e ideias é um dos principais benefícios trazidos pela feira de empreendedores. Os frequentadores obtém diversos níveis de experiência no mercado e isto proporciona uma troca de experiências benéfica para os participantes e para o empreendedorismo no Brasil.

As conexões criadas no evento permitem que surjam insights do mercado, como demandas por um produto ou serviço, o que pode gerar uma ideia de negócio. Além disso, o networking construído proporciona novas parcerias entre marcas para o desenvolvimento de seus negócios.

Melhoria no ambiente de negócios

O efeito positivo no mercado é evidente em eventos como a feira do empreendedor. Além de incentivar o empreendedorismo, gerando novas oportunidades de negócio e trazendo novas pessoas para empreender, ainda gera inovação para o mercado.

Portanto, além de beneficiar individualmente pessoas que buscam ter seu próprio negócio, o evento é benéfico para a economia local e nacional. Afinal, por meio do empreendedorismo é que surge solução de problemas, suprimento da demanda e novos produtos e serviços.

Como participar da feira do empreendedor?

Como consequência da pandemia causada pelo coronavírus, a Feira do Empreendedor 2020, que aconteceria no Pará em Abril foi cancelada. A data confirmada até o momento é para a Feira do Empreendedor SP.

O evento ocorrerá na São Paulo Expo do dia 10 a 14 de março de 2021. A participação no evento pode ser feita como visitante, expositor, patrocinador ou palestrante.

Participação como visitante

Para participar da feira do empreendedor como um visitante basta fazer o cadastro neste site. Não é necessário pagar para entrar no evento como um visitante, o que torna ainda mais viável estar presente em uma feira que oferece tantas oportunidades.

Participação como expositor

A participação como um expositor depende do cumprimento de alguns requisitos para montar um estande. Abaixo, citaremos os objetivos prioritários que seu negócio deve ter ao expor na feira do empreendedor:

  • Estimular o surgimento de novos negócios;
  • Estimular a ampliação e diversificação de negócios já estabelecidos;
  • Difundir o empreendedorismo;
  • Prestar esclarecimentos e orientação sobre gestão de negócios, palestras e capacitação;
  • Expor soluções inovadoras de tecnologia e de negócios, visando a sustentabilidade e a competitividade das micro e pequenas empresas;
  • Público total estimado: 120 mil visitantes.

O perfil para empresas que almejam a geração de oportunidades de negócio no evento deve ser adequado aos seguintes pontos:

  1. Empresas que ofertem máquinas e equipamentos que propiciem geração de renda, criação de novas empresas ou a ampliação de empresas existentes;
  2.  Empresas que busquem representantes, revendedores e distribuidores;
  3. Empresas de venda direta (porta a porta) que estejam recrutando;
  4. Franqueadoras interessadas em expandir sua base de franqueados;
  5. Licenciadoras de marcas, produtos ou serviços;
  6. Empresas que ofertem serviços para incrementar e melhorar o processo produtivo de empresas já existentes;
  7. Empresas interessadas em formalizar parcerias, joint-ventures, prospectar novos sócios ou expandir suas redes;
  8. Empresas de serviços que desenvolvam e ofereçam soluções e inovação;
  9. Empresas que ofertem oportunidades de negócios na vertente de sustentabilidade;
  10. Empresas do ramo de negócios online, virtuais, de tecnologia e que tragam tendências inovadoras e soluções tecnológicas.

A partir deste perfil, o SEBRAE irá avaliar alguns critérios para validar a participação das empresas em busca de oportunidades de negócio:

  1. Empresa legalmente constituída, levando maior pontuação aquelas que foram registradas há mais de um ano;
  2. Empresa do território nacional;
  3. O destinatário final da oportunidade seja a MPE (potencial empreendedor, microempreendedor individual, microempresa, empresa de pequeno porte);
  4. Oportunidade que atenda mais de um setor econômico (indústria, comércio, serviço, agronegócios);
  5. Oportunidade de negócio inovador, exclusivo ou não no mercado, e sendo lançado ou não na Feira;
  6. A empresa ser ou ter sido cliente do SEBRAE-SP há menos de um ano, através da participação de programas de desenvolvimento, capacitações coletivas e individuais, treinamentos online, dentre outros serviços oferecidos para MPEs;
  7. A empresa não ter participado das 3 últimas edições da Feira (2017/18 e 19), sendo que não serão excluídas empresas que tenham sido expositoras dessas edições.
  8. A ordem de inscrição recebida pelo hotsite.

Para registrar sua inscrição como expositor no evento, acesso este link.

Além destas duas modalidades para participação, é possível estar na feira como um palestrante ou patrocinador. Abaixo deixaremos os links para se inscrever nestas modalidades:

Esta é uma oportunidades única para quem deseja empreender ou obter um engajamento maior no mercado. A feira do empreendedor do SEBRAE é uma das iniciativas mais bem sucedidas de incentivar o desenvolvimento e sucesso do empreendedorismo no Brasil.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para conhecer mais eventos sobre empreendedorismo e entender mais sobre o franchising com asFeiras de Franquia 2020.

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!