Feedback positivo: Qual a melhor forma de fazê-lo em redes de franquias?

Se existe algo que é todo mundo gosta é de um feedback positivo! Através dele é possível receber elogios, críticas positivas, felicitações, entre inúmeras outros bons comentários, quais são ótimos para gerar a valorização de uma pessoa ou grupo. Veja mais sobre o assunto neste conteúdo!

O que você vai encontrar neste artigo:

Receber críticas positivas sempre foi algo extremamente bem visto, tanto por empregados quanto superiores. Elogios, comentários construtivos, entre outros, são considerados ótimas formas de motivar pessoas e garantir que se sintam valorizadas. Por conta disso, feedbacks passaram a ser algo bastante necessário dentro de empresas e instituições, indiferente de seu aspecto.

A popularidade do feedback positivo cresceu muito com o passar dos anos, principalmente por ficar notável a importância deles para mostrar o valor de cada indivíduo ou equipe. Além de ser importante utilizar do feedback positivo para comemorar metas alcançadas e auxiliar contra o individualismo profissional, incentivando o trabalho em equipe.

Através dele é possível gerar inúmeros benefícios para franquias, desde o engajamento de equipes e colaboradores, até mesmo garantir bons comentários entre franqueados e franqueadores.

Querendo te mostrar alguns pontos importantes sobre o assunto, elaboramos esse conteúdo para te explicar o que é feedback positivo, quais suas vantagens e porque você deve passar a utilizar quanto antes dele em sua rede de franquias. Boa leitura!

O que é feedback positivo?

Sendo uma forma de prestar comentários, apontamentos e elogios, o feedback positivo busca apontar a qualidade de algo feito por uma pessoa, equipe, ou setor.

A palavra que é provinda do inglês significa retorno. Então, levando-se em conta a sua definição, podemos ter noção que ela se trata de uma forma de recompensa de ações, como um agradecimento.

De modo simples, o feedback é uma ótima forma de valorizar colaboradores, principalmente por serem algo fácil de se fazer e possuírem grande poder motivador. Sendo fundamentais principalmente por auxiliar na criação de um bom ambiente de trabalho, o que garante bem-estar profissional.

Não é preciso existir um motivo específico para se dar um feedback positivo. Pois, como são sempre itens recompensadores, é sempre um agregante relevante para todas as pessoas. Entretanto, é preciso saber alguns pontos importantes para fazê-los, quais falaremos mais adiante. 

Vantagens do feedback positivo

Caso você se pergunte se o feedback positivo tem realmente um poder agravante para ser incorporado na sua franquia, saiba que a resposta é SIM! Isso porque, ele pode ser considerado uma máquina de vantagens para sua rede, qual também irá auxiliar na melhora e desenvolvimento de indivíduos.

Mesmo que já tenhamos falado sobre ele garantir que uma equipe fique engajada, é preciso reforçar tal poder. Quando você oferece feedbacks que deixam explícito o seu agrado sobre o trabalho de colaboradores, eles ficam felizes ao saber que seus esforços estão sendo valorizados. Tal ação, vai garantir que eles continuem dando o melhor de si para o crescimento da empresa.

O trabalho em equipe se torna mais otimizado, principalmente durante feedbacks positivos onde é elogiada a equipe em um todo. Quando todos de uma equipe recebem os benefícios, todos acabam alinhados com os objetivos da empresa, trabalhando mais conectados para continuar com uma boa produtividade.

Positividade gera positividade, então, um ponto que poderá ser bastante melhorado é o mindset de cada indivíduo através do feedback. Caso você tenha um colaborador que possui uma visão negativa das coisas, através de elogios e valorização, é possível garantir a melhora do modo como ele enxerga as coisas. Ocasionando na mudança de seu mindset negativo para positivo.

Feedback positivo em franquias

Além dos pontos afirmados anteriormente, o feedback positivo dentro de franquias pode otimizar outros aspectos da sua rede, sendo eles o suporte, satisfação do cliente e gestão.

No caso do seu suporte ao franqueado, ele pode garantir que você compreenda onde estão os seus acertos. Isso ajuda muito na melhora contínua da sua forma de auxiliar franqueados, pois você conseguirá saber no que continuar apostando e o que mudar. Vale ressaltar que ao receber feedbacks do seu franqueado vai te ajudar na melhora da comunicação e relacionamento entre vocês, o que vai garantir que vocês estejam mais alinhados sobre as necessidades da rede.

Cobrar comentários positivos dos seus clientes sobre os serviços e produtos prestados também será algo bastante válido para garantir a satisfação do cliente. Assim como, todos os comentários, tanto bons quanto ruins podem ser utilizados para gerar inúmeras melhorias na gestão.

Tipos de  feedback

Por mais que o nosso foco principalmente seja o feedback positivo, você precisa compreender que existem outros tipos de feedbacks. Por isso, abaixo vamos falar sobre os tipos construtivo, negativo e bilateral, a fim de explicar quando são necessários, suas diferenças, e como evitar que um se torne o outro.

Construtivo

Como o próprio nome diz, o feedback construtivo é um tipo que possui como meta apresentar melhorias para alguém, sendo uma junção do feedback positivo e negativo.

Neste caso, normalmente é citado fatores e ações que a pessoa precisa melhorar, vindo logo em seguida uma solução ou acréscimo já pensado. Ou seja, o responsável por esse tipo de feedback terá que fazer antes uma boa análise da situação.

Negativo

Temido por grande parte das pessoas, o feedback negativo busca apontar principalmente falhas e problemas. Tanto em franquias quanto no geral, é comumente utilizado para dar retorno sobre pontos onde colaboradores, equipes e serviços estão deixando a desejar, ou em casos mais agravantes, apresentar grandes falhas.

Entretanto, é importante ter conhecimento que um feedback negativo não é xingar ou humilhar, e sim, apontar falhas e ações não bem vistas de modo que deixe explícito a necessidade de uma melhoria. Inclusive, tais apontamentos devem ser feitos em um ambiente mais reservado e com poucas pessoas para não gerar constrangimentos.

Bilateral

Neste tipo de feedback, a meta é trabalhar contra a proposta que apenas o superior pode fazer avaliações sobre o subordinado. Sendo conhecido como feedback 360º, ele busca permitir que as avaliações sejam feitas por todos, e sobre todos.

Como fazer um bom feedback em 5 passos

Não importa o que você queira fazer na sua franquia, é sempre preciso planejamento, não é mesmo? Isso vale então para a geração de feedbacks. Tal tarefa, mesmo que simples, ainda sim cobra um planejamento bem feito. Abaixo listamos alguns itens considerados essenciais para você levar em conta.

Planeje um momento 

Algo essencial para dar um feedback é saber o melhor momento para isso. Busque analisar quando ele realmente vai fazer a diferença e irá agregar ao seu colaborador ou franqueado. Quando marcado o feedback com é importante já dar uma prévia sobre o que será abordado.

Estruture um briefing

Criar uma estrutura com o que será abordado é ótima você não se perder e também para deixar o recebedor menos confuso ou perdido, principalmente em caso de muitas informações. Logo no ínicio busque deixar ele consciente sobre os assuntos que você irá abordar.

Uma boa dica é começar o feedback apontando os pontos com mais destaque da pessoa, isso ajuda ela a ficar mais motivada e a prestar atenção a suas falas.

Valorize esforços

Indiferente do feedback ser positivo ou negativo, é importante sempre deixar explícito que você valoriza as ações do outro, mesmo que ele tenha cometido erros e falhas.

Tal ponto além de gerar confiança entre vocês, e também deixará a outra pessoa motivada e mais feliz com seu trabalho. Pois, provavelmente o fato dela ter cometido um erro, não foi proposital, e ela deve estar buscando melhorar para não cometer.

Utilize de bons exemplos

Um dos modos de deixar mais evidente o que se espera de melhoria após o feedback, é apresentando bons exemplos. Isso vai ajudar muito para que a pessoa entenda de modo ilustrado o que precisa fazer e melhorar.

Inclusive é importante estabelecer algumas metas para que a pessoa continue em desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades.

Evite muitas pessoas

Principalmente em caso de um feedback negativo, você precisa ter menos pessoas possíveis presentes, para assim, não gerar desconfortos. São poucos os casos que é recomendado muitas pessoas para recebimento de feedbacks, sendo recomendado apenas em situações de feedbacks coletivos. 

Busque sempre elogiar na frente de outras pessoas, pois isso gera uma competição saudável dentro da empresa. Enquanto críticas é sempre recomendado fazer de modo isolado, pois assim, evita situações onde a pessoa possa se sentir humilhada, além de gerar medo nos demais. 

Formas de aprimorar o feedback positivo em franquias

Trabalhar possibilitando feedback positivo dentro de franquias não é uma tarefa muito difícil. Como você pode ver, se trata apenas de elogiar, apresentar pontos positivos e exclamar sobre ações com bom desempenho ou bom trabalho. Entretanto, para fazer tais exclamações é preciso otimizar alguns fatores na sua gestão, pois só assim é possível utilizar 100% das vantagens de dar feedbacks positivos.

Pensando em apresentar algumas formas para melhorar a cultura de feedback positivo na sua franquia, trouxemos algumas dicas, veja a seguir.

Implante um líder

Se existe algo que pode ajudar na tarefa de proporcionar feedback positivo é ter um bom líder dentro de cada setor. Ele será o responsável por analisar os pontos que merecem ser ditos para os colaboradores. 

Como líderes possuem uma imagem menos hierárquica que chefes, eles acabam tendo mais proximidade com os colaboradores, o que vai auxiliar bastante na hora de prestar um feedback positivo. Isso vai ajudar também ele a saber o melhor momento para se fazer e qual linguagem utilizar.

Crie questionários 

Uma alternativa prática e fácil para você conseguir otimizar sua função de dar feedbacks é o utilizar de questionários. Nele é possível inserir perguntas e informações importantes sobre um colaborador, além de possibilitar solicitar que os demais integrantes da equipe respondam.

Então, utilizar dele pode ser uma ótima alternativa para conseguir dados importantes para a incrementação do feedback positivo. Vale ressaltar que isso irá auxiliar na pluralidade de dados e também participar de mais pessoas.

Pronto! Agora você já sabe bastante sobre feedback positivo, e aposto que não vai demorar muito para aplicar esses conhecimentos na sua rede de franquias. Aposto que sua utilização vai ajudar muito na motivação das suas equipes, melhora do suporte ao franqueado, entre outros inúmeros itens.

Gostou do conteúdo? Leia então nosso artigo sobre trabalho em equipe!

 

Resumo

💬 Qual a função de um feedback positivo?

Sendo uma forma de prestar comentários, apontamentos e elogios, o feedback positivo tem como função apontar a qualidade de algo feito por uma pessoa, equipe, ou setor.

 

⚙️ Quais os tipos de feedbacks?

Além do feedback positivo, os outros mais comuns são o negativo, construtivo e bilateral.

📝Como fazer um feedback positivo?

De modo simples, você pode seguir 5 passos para fazer um feedback, sendo eles:

  • Planeje um bom momento;
  • Estruture um briefing sobre o que irá falar;
  • Sempre aponte esforços;
  • Utilize de exemplos;
  • Evite muitas pessoas.
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