FAQ: o que é e dicas de como elaborá-lo em sua rede de franquias

FAQ é a sigla para Frequently Asked Questions, ou “Perguntas Frequentes” em tradução livre. Seu objetivo é proporcionar respostas de fácil acesso para as dúvidas mais recorrentes sobre determinado tema. Nesse texto, você conhecerá os benefícios de se utilizar o FAQ, além do processo de desenvolvimento até sua aplicação no franchising. Confira!

Aqui você lerá sobre:

O que é o FAQ?

O FAQ é um dos autoatendimentos mais utilizados do mercado. Antes mesmo dos chatbots e outros conceitos serem aplicados, a seção de perguntas frequentes se fazia presente com intuito de elevar a experiência do cliente.

Essas respostas podem ser inseridas em diferentes formatos. Seja em artigos, websites ou fóruns, o conceito é o mesmo. Ainda, com a evolução tecnológica, nos deparamos ainda mais com o FAQ, pois sua inclusão se tornou quase que obrigatória em diversas categorias de sites.

Você pode pensar nessas perguntas e respostas como o primeiro contato entre você e seu potencial franqueado. Portanto, a lista deve conter todas as informações substanciais do seu negócio, visando fácil entendimento por parte do leitor.

Para que serve um FAQ?

A função principal do FAQ é informar, de forma sucinta e com qualidade. Algumas pessoas podem pensar nele como simplesmente uma lista genérica sem profundidade e embasamento. Não poderiam estar mais enganados!

O FAQ é uma das principais ferramentas que sua empresa pode ter e deve ser planejado com cuidado. Quando você tem essa seção bem feita, a jornada do visitante se qualifica ao passo que a eficiência do seu site se expande consideravelmente.

Entre os benefícios da criação de um bom FAQ estão:

  • Evita sobrecarga: a oportunidade de expor as dúvidas mais comuns ajuda a prevenir a sobrecarga dos canais de atendimento, como WhatsApp e ligações telefônicas;
  • Primeiro contato: todos sabemos da importância de uma boa impressão. Por isso, é fundamental apresentar um conteúdo de qualidade no portal;
  • Informações essenciais: interessados em seu negócio devem encontrar com facilidade as informações necessárias para dar o próximo passo;
  • Constante melhora: ao identificar o recebimento de novas perguntas, você pode atualizar o conteúdo do portal. Isso evita que essas dúvidas retornem frequentemente.

Clientes tendem a se sentir mais satisfeitos quando conseguem encontrar qualquer resposta sozinhos, e isso os deixa mais seguros e próximos da sua empresa. Assim, fica claro a necessidade da implementação de não apenas um FAQ, mas um FAQ de qualidade. 

O FAQ em redes de franquias

As vantagens de ter uma página de FAQ se estendem tanto para franqueadores quanto para franqueados. Para o franqueador, o interesse por sua página será maior quando as informações lá presentes respondam os questionamentos mais comuns na hora de abrir uma franquia.

Já para o potencial franqueado, quanto maior o conhecimento sobre determinada franquia, maior a chance de você dar o próximo passo para o investimento. Entre os dados que podem ser informados na página de FAQ de sua rede estão:

  • Detalhes sobre a operação da franquia;
  • Diferenciais de ser franqueado do negócio;
  • Investimento exigido;
  • Retorno do Investimento;
  • A porcentagem de royalties;
  • O faturamento médio das franquias;
  • Taxa de franquia e outros custos.

É claro que não é preciso se aprofundar em cada um dos temas listados. Entretanto, é fundamental a presença de dados que provêm o conhecimento necessário para gerar interesse. 

Para um contato mais profundo com o franqueado, existe o formulário de contato no website. Assim, qualquer pessoa que preencha seus dados estará em um estágio de conhecimento mais avançado e atraente para o franqueador.

6 dicas para montar seu FAQ

Agora que você já sabe o porquê investir no FAQ para seu negócio, separamos algumas dicas para facilitar o desenvolvimento dessa lista que pode ser crucial na experiência do seu cliente. 

Confira 6 dicas para ajudar você na hora de criar o FAQ de sua franquia:

1. Estude o problema

Antes de mais nada, é necessário realizar um levantamento das dúvidas mais frequentes entre seus potenciais franqueados. Depois, para atingir máxima eficiência no processo, verifique a possibilidade de sintetizar perguntas similares em apenas uma única questão.

2. Seja direto

Antes de mais nada, é necessário realizar um levantamento das dúvidas mais frequentes entre seus potenciais franqueados. Depois, para atingir máxima eficiência no processo, verifique a possibilidade de sintetizar perguntas similares em apenas uma única questão.

3. Destaque seu FAQ

Obviamente, de nada serve o FAQ se ele não puder ser achado. Assim, é necessário destacar a página em seu website. A opção mais indicada seria no menu principal, possibilitando fácil localização e demonstra uma sensação de importância para as perguntas selecionadas.

4. Seu FAQ no Google

Você provavelmente já ouviu falar de SEO. A estratégia permite posicionar seu site melhor em indexadores, como o Google. Ótimo, não? Melhor ainda: FAQs são ótimos para melhorar sua pontuação. Criando o FAQ, além de você ajudar seus futuros clientes, ainda possibilita uma maior chance para pessoas acharem sua marca. 

5. Inove no conteúdo

Muitos dos FAQs internet afora ainda são formados puramente por texto. Portanto, se possível, insira vídeos explicativos (mas curtos) ou infográficos. Além deles, tutoriais são bem-vindos em sistemas mais complexos. Qualquer quebra de expectativa bem executada pode surpreender o usuário, subindo a taxa de retenção da página.

6. Atualize-o frequentemente

Analisando os resultados do processo, você perceberá que perguntas não presentes no FAQ ainda podem ser integradas a ele devido à alta procura. Fazendo isso, a probabilidade dessa dúvida reaparecer no futuro reduz significativamente. Desse modo, sua franquia vai gerar menos insegurança, aumentando a taxa de conversão.

A Central do Franqueado sabe da importância de prover as informações da franquias para os interessados em investir no negócio. Pensando nisso, nosso sistema, especificamente o ‘Portal de Franquias’, conta com dados precisos sobre nossos parceiros, além de um formulário de contato para você conhecer melhor seu futuro negócio.

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você! Leia nosso artigo sobre NPS (Net Promoter Score) e descubra como medir a satisfação dos seus clientes.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!