Fachada de loja: 5 dicas para melhorar a sua franquia

A escolha de uma boa identidade visual é fator determinante para que a sua marca seja reconhecida e valorizada no mercado. Saiba o que levar em consideração na hora de criar uma fachada de loja para a sua franquia com estas dicas. Acompanhe aqui:

A identidade visual é uma das principais ferramentas que as empresas têm para estabelecer uma comunicação direta e imediata com o público. Portanto, uma das principais preocupações presentes em toda as redes de franquias de sucesso diz respeito à imagem da marca. Além do mais, é por meio dela que a empresa será reconhecida e diferenciada das concorrentes.

Do logotipo ao design do interior do ponto de negócio.  No franchising, tudo deve ser pensado para fortalecer a representação da empresa no mercado. O apelo visual, afinal de contas, é uma ótima forma de atrair não só o consumidor que está em busca dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, como também aquele que está passeando pela região onde a unidade fica instalada.

Em ambos os casos, uma boa apresentação do estabelecimento chamará a sua atenção. Afinal, o primeiro contato que o consumidor em potencial terá com a unidade da empresa será a por meio visualização de sua fachada.

Quando pensamos em redes de franquias, é óbvio que tais fachadas devem respeitar uma padronização. Isso é importante para que a marca seja reconhecida em todas as suas unidades instaladas. Por isso, é fundamental que sua elaboração seja cuidadosamente projetada. Afinal, a fachada deve ser chamativa, agradável e convidativa para diferentes públicos. Em meio à padronização isso pode ser algo mais complicado.

Preparamos este post para que você, empreendedor, tenha algumas dicas do que se deve levar em consideração ao fazer uma fachada de loja. Confira:

1. Conhecendo os perfis dos públicos-alvo: o que pode ser chamativo para eles?

A imagem de uma marca deve ser o que o público espera dela. É assim que se determinam conexões entre a empresa e os seus consumidores. Desta forma, eles identificam nos produtos e serviços oferecidos as suas necessidades e seus gostos.

A identidade visual de uma marca é a “cara” dessa imagem. Sendo assim, ao ser elaborada, ela deve se embasar no perfil de seu público – a fim de atrair o seu interesse.

Quando o assunto é redes de franquias, construir uma identidade visual sólida e atraente é uma tarefa ainda mais difícil. Não é à toa que muitas empresas fazem mudanças quando ingressam no universo do franchising. Isso porque será atingido um público maior e com diferentes perfis.

Portanto, para que o visual de uma marca de franquia seja interessante – e nisso estão inseridas as lojas e suas fachadas –, deve haver pesquisa e análise prévia dos públicos a serem atingidos. A partir desses dados, detalhes importantes podem fazer a diferença. Isso vale tanto para a padronização da identidade visual da comunicação da marca como para a maneira como as lojas serão instaladas nos pontos escolhidos.

2. Escolhendo o time arquitetônico: valorizando a marca da franquia e o ponto do negócio

Colocar a mão na massa é confiar o trabalho a um time de profissionais especializados. Eles são contratados para que, juntamente com a empresa, possam projetar o melhor padrão visual para a rede. Afinal de contas, a gestão de franquias envolve o trabalho de profissionais de diferentes segmentos. Nesse caso, o de arquitetos e designers de loja.

É importante que os profissionais contratados tenham uma visão de mercado. Isso é fundamental, pois eles estarão criando fachadas para lojas que possuem o viés de venda. Ou seja, seu trabalho deve atrair a atenção de potenciais consumidores.

A visão dos arquitetos e designers, juntamente à pesquisa prévia realizada pela empresa, deve ser considerada no projeto. Tudo deve ser feito para que a imagem da marca seja transmitida da melhor forma ao público.

Ao elaborar a fachada de uma rede de franquias, é importante que a imagem da marca e o ponto de negócio sejam valorizados. Aí entra, acima de tudo, a visão dos arquitetos. Como a loja pode se destacar neste ponto comercial, em meio ao ambiente? É neste momento que os projetos, por mais que sejam feitos em cima de um padrão de franquias, são adaptados.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o fato de algumas empresas permitirem que o visual de suas unidades seja orientado conforme o ambiente comercial no qual estão inseridas.

Uma loja no formato quiosque, por exemplo, terá uma fachada diferente ao de outra instalada na sala comercial de um shopping. Esta, por sua vez, será diferente será diferente de outra que fica localizada em uma rua.

3. Lojas agradáveis: harmonizando o local e respeitando a legislação

É pensando nessas diferenças que entramos em um tópico importante – o quão agradáveis as lojas e suas fachadas são para o público no ponto onde estão instaladas. Isso envolve principalmente um cuidado com a poluição visual, pois ela pode causar um impacto negativo no público.

As fachadas devem estar em harmonia com a localidade, a fim de que a loja passe uma imagem organizada e adaptável a qualquer tipo de lugar. Afinal, uma rede de franquias pode atuar tanto em áreas totalmente comerciais, quanto em localidades voltadas para o lazer e moradia da população.

Em virtude disso, também surge uma questão que não deve de forma alguma ser esquecida: a legislação relacionada à instalação de lojas em determinados locais.

A empresa deve ficar atenta a esses aspectos desde a escolha dos pontos para instalação de novas unidades. É importante para que não se meta em complicações futuras com a justiça. Como bem sabemos, alguns locais são patrimônios inalteráveis.

4. Customizações: trazendo diferenciais em meio à padronização

Entretanto, não é porque certos pontos são tombados pelo governo que determinados tipos de negócios não podem ser instalados no local. Respeitando as leis, podem entrar as customizações de fachadas e do design de interior das lojas. Isso pode ser feito tanto nesses casos, como quando existe o objetivo de instalação de uma loja temática ou loja conceito.

Tais modelos são uma estratégia utilizada para proporcionar ao público uma experiência diferenciada de contato com a marca. Esta quebra da padronização é uma maneira de fazer com que a rede e seus consumidores saiam da rotina. De outra formas, além da simples compra e venda, os clientes podem redescobrir a imagem da marca.

A elaboração da identidade visual de uma rede de franquias é tarefa de muita pesquisa e visão de mercado. Entretanto, ela é fundamental para a maneira como o consumidor terá experiências com a empresa. As lojas e suas fachadas estão diretamente relacionadas com a imagem que o cliente tem sobre a marca. É sempre bom lembrar.

5. Oferecendo conforto ao cliente já na fachada da sua loja

Algumas opções de decoração, além melhorarem o visual da loja, oferecem uma maior comodidade para o cliente. Isso acaba contribuindo para que o relacionamento se torne cada vez mais sólido e duradouro.

Sua loja fica longe da calçada? Uma boa opção é colocar um toldo na entrada. No entanto, é necessário pesquisar se isso é permitido pela legislação municipal.

Outro ponto importante é o que diz respeito à acessibilidade. Seu negócio possibilita o acesso e a circulação de todos os públicos? Um espaço bem adaptado demonstra uma responsabilidade por parte da marca. Além do mais, pode significar que a empresa está seguindo a lei.

Portanto, sinalizar que o local é acessível também pode ser uma boa dica.

Aproveite nossas dicas e veja ou reveja esse aspecto dentro do seu negócio. Fique ligado no nosso blog para mais!