Vale a pena expor em uma feira de franquias?

As feiras de franquias estão em alta e as marcas estão deslocando suas estratégias para esses eventos. A Central do Franqueado preparou este conteúdo com sete dicas imperdíveis para você que quer atrair mais interessados para o seu negócios. Descubra por que sua marca deve expor em uma feira de franquias.

Que o franchising vem crescendo ano após ano, isso todo mundo sabe. E o melhor de tudo é que, a cada dia que passa, surgem novas opções de negócios lucrativos.

Só no ano passado, o mercado de franquias obteve um crescimento de 7%. Ao todo, foram mais de R$ 174 bilhões de reais movimentados. Se olharmos o desempenho do setor nos últimos quatro anos, não é difícil perceber que a tendência é de que ele cresça ainda mais.

Neste conteúdo, você vai conferir os seguintes tópicos:

Feiras de Franquias

Em decorrência do crescimento contínuo do setor nos últimos anos, vem aumentando também o número de feiras e eventos relacionados ao franchising. O objetivo das exposições é abrir um espaço para que as empresas possam apresentar possibilidades de negócios a investidores que tenham interesse em se tornar franqueados.

É uma ótima oportunidade para o empreendedor que busca o crescimento e a expansão de sua marca. Afinal de contas, o franchising é uma das melhores formas de fazer com que ela penetre em outros mercados.

Nas feiras, os eventuais interessados têm a possibilidade de conhecer melhor as redes franqueadoras e seus modelos operacionais pessoalmente. Entender exatamente os custos das franquias, e dialogar com o franqueador. Eles têm a oportunidade, inclusive, de desfrutar de experiências que só administradores e franqueados têm acesso. Ótimo meio de vender seu peixe e, quem sabe, já fechar negócio ali mesmo.

Os investidores também podem conhecer, em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e plataformas de pagamento que costumam ser lançadas pelas marcas durante as feiras.

Ao expor em uma feira de franquias, você permite o contato direto dos interessados com a sua marca. Isso dá mais confiança à tomada de decisão, uma vez que tudo ocorre de forma presencial e em tempo real, sem a necessidade de troca de informações por e-mails ou ligações. O que agiliza o processo para ambas partes.

Entendendo exatamente qual será seu papel à frente da franquia, o interessado passa a dar mais credibilidade à empresa. Além disso, os eventos costumam atrair um número expressivo de interessados e contam com um ótimo índice de retorno.

Como ter sucesso ao expor em uma feira de franquias?

A chave para sua marca fazer sucesso ao expor em uma feira de franquias é nunca esquecer que o estande é o primeiro e mais importante ponto de contato com o público. Nas feiras, existe grande fluxo de pessoas mas também grande fluxo de concorrência. Ou seja, seu estande precisa chamar atenção e ser acolhedor, para que o potencial franqueado se interesse em conhecer sua franquia e se sinta confortável para sentar e conversar sobre o negócio.

Apesar de clichê, é sempre bom lembrar que, no mundos dos negócios, a primeira impressão é a que fica na maioria das vezes. Ou seja, a forma como um potencial parceiro de negócio conhece a sua marca será determinante no momento em que ele for decidir sobre um possível investimento.

Infelizmente, você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Portanto, lembre-se: durante a feira, você terá que ser criativo e transmitir uma experiência positiva e inovadora aos visitantes.

Não basta apenas atraí-los para dentro do seu estande. É preciso fazer com eles se sintam seduzidos pela sua proposta de negócio. Desta forma, você tem tudo para começar um relacionamento duradouro.

Você ainda está se perguntando se realmente vale mesmo a pena expor em uma feira de franquias? Então confira os 7 motivos que preparamos para você ter certeza de que participar de uma exposição é um bom negócio!

1. Tornar-se conhecido

Quando você pensa em expor em uma feira de franquias, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Ser notado e vender mais, com certeza. Mas para que isso aconteça é indispensável que você seja visto.

Possuir um estande em um evento é uma ótima oportunidade para capturar contatos e melhorar o relacionamento com os clientes. Também serve para que você se torne conhecido por potenciais parceiros de negócio. Mas lembre-se que, para que isso aconteça, você deve despertar a atenção dos participantes.

Busque atrativos e diferenciais para o seu estande. Uma experiência inovadora é sempre vista com bons olhos pelos investidores.

2. Conheça as novidades do seu segmento

Ao participar de um evento, você ter a possibilidade de realizar uma série de ações distintas, cada qual com os seus benefícios e desafios particulares.

Investir em patrocínio e apoio institucional pode ser uma ótima sugestão para gerar exposição para a marca. A opção por cotas de patrocínio que garantam a presença em espaços de exposição e feiras de negócio, por sua vez, oferecem oportunidades efetivas para o fechamento de novos contratos.

Você também pode aproveitar esse momento para observar outras empresas e trazer novidades para o seu segmento de mercado.

3. Fazer contato com empresas que auxiliam o seu negócio

O marketing de eventos, uma das vertentes do marketing promocional, pode se desdobrar em diversas abordagens distintas.

Na maioria das vezes, é caracterizado pela sua natureza institucional. Ele atua disseminando e, ao mesmo tempo, reforçando a imagem das empresas que nele apostam.

Ainda assim, o investimento em espaços de exposição em feiras de negócios continua sendo encarado como uma das ações mais efetivas para fazer parcerias com outras empresas, agregando valor ao seu produto ou imagem. Pense nisso! Lembre-se que o visual é tudo quando a intenção é se destacar.

4. Colocar em prática a estratégia de vendas

Utilizar uma metodologia de inbound marketing pode ser uma boa forma de alinhar a estratégia da sua empresa em uma feira de negócios. Para tanto, são necessários alguns ajustes no que diz respeito às ações previstas.

O escopo tende a permanecer o mesmo, servindo também de condutor para o treinamento da equipe que irá compor a sua estratégia, seja ele composto por profissionais de marketing, de vendas ou, preferencialmente, de ambos.

Considere o uso de soluções como o sistema de captura de leads. Mas lembre-se: para que eles sejam aproveitados, é necessário ajustar a sua estratégia às novidades.

Afinal de contas, enquanto o acesso instantâneo à lista de leads capturados é um benefício palpável em qualquer circunstância, o uso do recurso de qualificação e de integração demandam um planejamento.

5. Gerar vendas

Embora alguns negócios possam ser fechados no decorrer do próprio evento, a maioria dos resultados serão efetivados com o desenrolar do tempo.

Alguns interessados terão que passar por um período de amadurecimento para se preparar para o processo de compra. Por isso, é necessário criar formas para rastrear cada um dos leads gerados. Sempre ofereça seu e-mail ou telefone e continue mantendo contato com o potencial franqueado.

6. Exercitar sua criatividade

As exposições são um lugar para mostrar a criatividade. Em um ambiente altamente competitivo, fazer algo diferente pode ser o seu diferencial para fechar negócio.

Chegou a hora de trazer os wow moments para o estande da sua franquia. É preciso procurar projetos e idéias atraentes que não criem uma barreira entre os vendedores e os participantes.

Não sabe onde procurar? Você pode encontrar algumas idéias incríveis no Pinterest.

7. Oferecer experiências únicas aos seus clientes

Criar experiências únicas em um estande pode trazer resultados surpreendentes para a sua franquia. São ideias simples que podem fazer a diferença e criar uma conexão memorável entre a marca e o participante!

Já pensou em fornecer conteúdos para quem passa pelo evento, além de informações sobre seu produto? Palestras, workshops, bate-papos com franqueados de sucesso, tudo isso, se feito com qualidade, pode aumentar o fluxo de pessoas no seu estande. Outra opção também é fazer uma live no facebook ou instagram. Assim, pessoas que nem estão na feira podem se motivar a ir e conhecer.

E aí, gostou do conteúdo? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo do franchising. Confira nosso artigo com as melhores franquias de 2019.

Este conteúdo foi escrito em parceria com a equipe da mobLee, plataforma para gestão de eventos.

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