Por que expandir um negócio por meio de franchising?

Não é segredo para ninguém que a economia brasileira tem atravessado momentos de instabilidade. No entanto, apesar de toda a desconfiança dos últimos anos, existe um setor que vem crescendo continuamente e obtendo recordes de faturamento no mercado brasileiro. Sim, estamos falando do franchising. Se você tem uma marca consolidada perante o público, nós temos uma ótima sugestão para lhe dar. Descubra por que expandir um negócio por meio do modelo de franquias pode ser a melhor alternativa para obter o sucesso sonhado.

Economia

Não é segredo para ninguém que 2018 foi um ano difícil para todos, inclusive para quem é empresário. No entanto, apesar de toda a desconfiança do mercado, pode-se afirmar que a economia brasileira tem dado sinais claros de recuperação.

Segundo o Banco Central, o PIB brasileiro obteve uma variação positiva de 1,3% ao longo de 2018. Apesar de tímido, o resultado é superior ao valor obtido em 2017 (1%) e consolida o segundo ano de avanço após dois períodos seguidos de recessão.

O IPCA — índice que mede a variação dos preços de mercado para o consumidor final — também apresentou dados satisfatórios. A variação, no ano passado, foi de 3,75%. O valor comprova o que todo mundo já sabe: a inflação está sob controle.

Mercado de franchising

Mesmo em meio a toda desconfiança, o mercado de franchising continua crescendo a todo vapor. Só no ano passado, o setor aumentou seu faturamento em 7%. No entanto, engana-se quem acha que 2018 foi um ano atípico. Pelo contrário, os índices têm avançado continuamente, ano após ano, mesmo em meio a crises políticas e econômicas.

Só para se ter uma ideia, nos últimos quatro anos, o setor cresceu aproximadamente 20%. O faturamento, que foi de R$ 139,6 bilhões em 2015, saltou para mais de R$ 174 bilhões em 2018.

Portanto, se você pretende ampliar a sua marca, fazendo com que ela penetre em outros mercados, já deve ter percebido que expandir um negócio por meio do franchising pode ser uma opção bem lucrativa.

Mas não é só isso. Apesar de prometer (e entregar) ótimos resultados no curto prazo, o franchising é uma das opções de negócio mais seguras. Tá duvidando? Então confira você mesmo!

Vantagens de expandir um negócio por meio do Franchising

Caso você ainda não conheça, o franchising consiste na concessão de um direito de uso fornecido por um empresa proprietária de uma marca para que o investidor possa replicar em outras localidades um formato reconhecido e bem sucedido de negócio.

Este negócio pode ser um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.

Ao expandir sua empresa por meio do franchising, o proprietário da marca assume uma série de responsabilidades. Além de fornecer o suporte e transmitir o know-how sobre todas as operações, ele também tem o deve:

  • gerir a imagem da marca e cuidar das ações de marketing direcionadas ao consumidor final;
  • investir na pesquisa e inovação para implementação de novos produtos e serviços;
  • buscar constantemente o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão da rede e das unidades;

Apesar de parecer um pouco difícil gerir uma rede, é possível afirmar com toda a certeza que o franchising é o melhor caminho para quem está buscando expandir um negócio.

É importante ressaltar que nenhuma das responsabilidades citadas é exclusiva do gestor de franquias. Ao contrário, trata-se de ações indispensáveis para que qualquer negócio dê certo, independentemente do formato escolhido.

A diferença é que, ao contrário da expansão convencional, as vantagens do franchising são muitas. Abaixo, iremos citar algumas delas.

Baixo custo

Ao se tornar um franqueador, você pode expandir um negócio investindo muito pouco. Como mencionamos anteriormente, o franchising consiste na concessão do direito de exploração de uma marca. Desta forma, você irá se associar a parceiros que irão dividir com você diversas responsabilidades.

Para a abertura das novas unidades, serão os franqueadores que irão arcar com os custos relacionados a:

  • compra ou aluguel do imóvel para instalação da unidade;
  • reforma do prédio para adaptar a arquitetura à identidade da marca;
  • custos dos equipamentos necessários para prestação do serviço;

Além disso, eles irão acompanhar todas as etapas do processo anterior à inauguração. Portanto, além de gastar pouco, o trabalho também é reduzido se comparado ao necessário para abrir uma filial própria.

Rapidez

Um dos maiores receios dos empreendedores que desenvolvem algo inovador é de que outra pessoa utilize os seus conceitos. E esse medo é algo que realmente faz todo o sentido.

O problema é que expandir um negócio abrindo unidades próprias leva tempo. Para alguns empreendedores, o franchising pode ser a única possibilidade de assumirem uma posição de liderança antes que outros investidores invadam seu espaço. Isso porque os franqueados cumprem a maior parte das tarefas.

O modelo de negócio não só permite a alavancagem financeira do franqueador como também promove os recursos humanos. Uma das maiores vantagens do franchising é que ele possibilita que as redes pequenas consigam competir com empresas muito maiores. Assim elas podem se estabelecer nos mercados antes que as grandes corporações o façam.

Motivação do franqueado

Outro obstáculo enfrentado por diversos empresários surge na hora de encontrar bons gestores de unidades. É comum empresários gastarem meses procurando e treinando novos gerentes para, logo depois, vê-los deixar o negócio — ou serem contratados pela concorrência, o que é muito pior.

Além do mais, estes profissionais são apenas funcionários. Não há garantia de que eles terão um compromisso genuíno com o negócio.

No franchising é diferente, uma vez que o responsável pela gestão da unidade é o seu próprio dono. Ninguém jamais terá interesse maior no negócio do que o proprietário. A combinação desses fatores vai ter efeitos positivos sobre o desempenho da unidade.

  • Compromisso de longo prazo: já que o franqueado teve que investir, não vai ser fácil de ele se afastar do negócio;
  • Gestão de melhor qualidade: Como um “gerente de longo prazo”, o franqueado vai aprender continuamente sobre o negócio e, por isso, é provável que adquira conhecimento para sua empresa;
  • Melhoria da qualidade operacional: embora não existam estudos específicos medindo esta variável, operadores de franquias costumam ser mais caprichosos com suas unidades. Eles manterão os locais mais limpos e vão treinar melhor os funcionários porque eles não apenas gerenciam, mas são donos do negócio;
  • Inovação: como dito, os franqueados têm participação no sucesso. Por isso, estão sempre em busca de oportunidades para melhorar a marca — um traço que a maioria dos gerentes não compartilha;
  • Maior atenção: os franqueados também irão manter um olhar mais apurado para as equações — nos custos do trabalho, irregularidades (por funcionários ou clientes) e quaisquer outras despesas que podem ser reduzidas;
  • Franqueados geralmente superam gerentes: estudos e observações práticas confirmam que franqueados superaram os gerentes quando se trata de geração de receita.

Redução da equipe e facilidade de supervisão

O Franchising permite que as empresas funcionem com uma equipe muito mais enxuta. Já que os franqueados vão assumir muitas das responsabilidades que antes eram da marca, os franqueadores podem aproveitar esse reforço para reduzir a equipe – e os custos.

Do ponto de vista gerencial, a franquia também oferece vantagens.O franqueador não é o responsável pela gestão do dia-a-dia das unidades. Isso significa que se um colaborador tiver algum contratempo e não puder comparecer ao trabalho, quem terá que resolver a situação é o franqueado, e não para você. Será responsabilidade do franqueado encontrar um substituto ou cobrir seu turno.

E, se os franqueados optarem por pagar salários mais altos que o mercado, empregar seus amigos e parentes, ou gastar dinheiro em compras desnecessárias, isso não terá impacto sobre os seus retornos financeiros.

Ao eliminar essas responsabilidades, o franchising permite direcionar seus esforços para outros assuntos.

Eliminação de riscos

Por sua própria natureza, o franchising reduz o risco para o franqueador. A menos que você escolha estruturar a sua rede de uma maneira diferente (poucas pessoas o fazem), o franqueado assume todas as responsabilidades pelo investimento em sua própria unidade, pagando por todos os materiais, equipamentos e recursos humanos. Além disso, ele é o responsável por qualquer capital de giro necessário para estabelecer o negócio.

O franqueado também executa as locações de equipamentos, veículos, e tem a responsabilidade pelo que acontece dentro da própria unidade. Então, você, como franqueador, está em grande parte fora de qualquer responsabilidade. Além disso, é muito provável que seu advogado lhe sugira criar outra pessoa jurídica para atuar como franqueador. Isso irá limitar a sua exposição. 

A combinação desses fatores garante um risco substancialmente reduzido. Franqueadores podem crescer para centenas ou mesmo milhares de unidades, com um investimento limitado e sem gastar do seu próprio capital na expansão da rede.

Quero franquear: e agora, o que devo fazer?

Como deu para perceber, o franchising é uma ótima alternativa para quem tem uma empresa consolidada junto ao público, pretende fazer com que ela penetre em outros mercados, mas não deseja investir na instalação de novas unidades, tampouco assumir o compromisso de geri-las.

No entanto, apesar dos benefícios citados, é necessário ter cautela. Antes de expandir um negócio por meio do franchising, é fundamental que você faça uma análise profunda da marca. Desta forma, irá saber se ela possui as características necessárias para ser transformada em uma rede. Importante ressaltar que nem todos os empreendimentos atendem a estes requisitos.

Análise de franqueabilidade

Como o próprio nome sugere, a análise de franqueabilidade serve para avaliar se o negócio tem potencial para ser transformado em uma rede. Para chegar a uma conclusão se vale apena expandir um negócio por meio do franchising, são avaliados os seguintes aspectos:

1. A estrutura da empresa e sua capacidade de investimento em melhorias

O negócio está preparado para se tornar uma franquia em termos de gestão, estrutura, profissionais qualificados, organização interna e capacidade de suporte a franqueados? Analisar a empresa internamente em todas as suas áreas é necessário para que se possa observar seus alicerces. Muitos deles são voltados para o capital disponível em caixa.

Antes de franquear, o gestor deve contar com dinheiro suficiente para investimentos em melhorias estruturais e organizacionais, a fim de que os processos de produção sejam facilmente replicáveis em novas unidades da marca. Muitas vezes, máquinas precisam ser revistas e a disposição da loja deve ser modificada para comportar clientes de forma mais otimizada.

2. A marca, sua imagem e posicionamento no mercado

Qual a força da marca e qual a imagem que os consumidores têm dela? É fundamental que, antes de se tornar uma rede de franquias, a empresa tenha um público fiel em seu território de origem. É a partir do perfil dos clientes já existente que serão estabelecidos públicos-alvos em novas localidades.

Trabalhar a marca é, acima de tudo, trabalhar a qualidade dos produtos, dos serviços e do atendimento na(s) loja(s). A comunicação externa deve estar de acordo com o que ela oferece. A análise de franqueabilidade serve também para avaliar se o posicionamento da empresa está de acordo com o que os consumidores estão procurando.

3. Potencial de vendas e concorrência

É a partir do posicionamento da marca do mercado que se percebe para onde ela pode expandir suas vendas. Isso, posto em comparação à concorrência da empresa, delimita quais novos públicos podem ser atingidos. É importante observar a concorrência (direta e indireta), a fim de avaliar quais são os diferenciais do negócio. Adentrar mercados que não oferecem o que a marca dispõe é o primeiro passo para ter uma rede bem sucedida.

4. Diferenciais técnicos dos serviços e produtos oferecidos

Hoje em dia, está cada vez mais difícil criar produtos totalmente novos. Isso porque muitas empresas têm acesso às mesmas matérias-primas e insumos. As marcas semelhantes no mercado disputam a qualidade em fatores técnicos de produção. Por isso, a análise de franqueabilidade também observa o cuidado que a empresa tem com a qualidade de seus produtos e serviços.

5. Modelo financeiro e fontes de receita

Como são organizadas as finanças na empresa? É preciso colocar no papel todo o capital que será investido na transição para franquia, envolvendo adaptações estruturais e investimentos para transmissão de know-how a novos franqueados.

Analisar as margens de lucro do produto e as despesas médias de operação de uma unidade no modelo de negócio também é fundamental para ter percepção a respeito da sobrevivência da rede. Afinal, ela dependerá do sucesso das lojas para continuar se expandindo.

6. Capacidade de transmissão de know-how

O conhecimento a respeito da operação da empresa deve ser transmitido em uma rede de franquias a novos operadores de lojas – os chamados franqueados. Logo, todo o know-how deve estar consolidado e padronizado desde já, a fim de ser replicado posteriormente. Mesmo em marcas que ainda não são franquias, os processos operacionais devem estar postos no papel e prontos para serem repassados para novos gestores.

7. A empresa é um bom ambiente de trabalho?

Todo novo franqueado deve se sentir motivado dentro da rede, afinal, seu trabalho será intenso e o retorno do investimento virá com o tempo. A fim de evitar insatisfações dos operadores, a gestão da rede deve prestar atenção nas condições de trabalho, no suporte oferecido aos funcionários e também na sua força como marca e produtos. A empreitada deve valer a pena para o investidor que, afinal, estará apostando na empresa.

A análise de franqueabilidade requer um trabalho técnico para sua realização. Portanto, é recomendado que você procure por consultorias especializadas.

Como transformar a empresa em uma rede?

Antes de partir para o mercado em busca de franqueados, recomenda-se que você conheça as particularidades do franchising. Em um primeiro momento, é importante que você reúna o máximo de informações sobre o funcionamento do modelo de negócio. O sistema de franquias tem uma série de regras específicas. O conhecimento a respeito delas é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Os principais tópicos para os quais você deve ficar atento são:

  • Aspectos jurídicos

No franchising, as regras básicas para o estabelecimento de contratos entre franqueador e franqueado são regidas pela Lei nº 8.955/94 (Lei de Franquias). É fundamental que todo o aspirante a franqueador conheça as normas.

Uma das principais funções da legislação é definir os requisitos da Circular de Ofertas de Franquias – confira os detalhes da COF clicando neste link. Se você tiver dificuldades para entender os jargões técnicos da lei, procure a ajuda de um advogado especialista na matéria.

  • Taxa de franquia e Royalties

A Taxa de Franquia é um valor pago pelo franqueado logo após a assinatura do contrato de adesão. Trata-se de uma quantia única que corresponde à concessão pelo uso da marca.

Já os Royalties dizem respeito à contraprestação periódica (geralmente mensal) que a unidade tem que o operador da unidade deve pagar à marca. Eles podem ser calculados de diversas formas.

Importante ressaltar que nenhuma das cobranças é de natureza obrigatória. No entanto, caso você opte por realizá-las, é obrigatório informar o franqueado à respeito de forma clara e direta.

  • Treinamentos e manuais

Como mencionamos no início deste conteúdo, uma das principais características do franchising é o apoio administrativo e operacional do qual o investidor conta ao abrir a sua unidade. Portanto, se você quer atrair franqueados para a sua rede, é recomendado que você invista em treinamentos e manuais.

  • Software de Gestão

Uma das melhoras formas de aprimorar o relacionamento com os seus franqueados é por meio de um software de gestão, como o da Central do Franqueado. Com ele, você pode reunir informações, acompanhar as demandas dos seus franqueados, indicar fornecedores homologados e aplicar o controle de qualidade em todas as unidades. Ficou interessado, então clique no link e confira.

  • Marketing

Outra importante responsabilidade da franqueadora diz respeito à gestão da imagem da marca. Além de divulgar os produtos e serviços para os consumidores finais, a rede também deve criar ações para atrair novos investidores. Portanto, mais do que uma estratégia, o marketing é uma necessidade e uma obrigação dentro do mercado de franchising.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então fique atento ao nosso blog e fique por dentro de diversas outras informações sobre o universo do franchising.

Vale Ler:  Internacionalização de franquias: como expandir uma rede?