Como ter excelência no atendimento de franquias?

Um dos maiores fatores para se garantir a fidelidade do público em franquias, é oferecendo excelência no atendimento. É através dele que o público irá ter o primeiro contato com a qualidade da sua marca, por isso, é preciso sempre estar atento sobre se ele está sendo possibilitado ou não!

O que você vai encontrar neste artigo:

O atendimento dentro de empresas é algo muito importante e necessário, e você provavelmente já sabe sobre isso. Entretanto, com o passar dos anos, a arte de simplesmente atender um cliente ou público, passou a cobrar mais do que apenas ações no automático por parte dos profissionais.

Conforme o passar das décadas, garantir um atendimento de qualidade, rápido, ou até mesmo humanizado, passou a ser uma grande necessidade. Tanto que, hoje a maioria das empresas busca atender a essa demanda que é exigida pelo público. Tudo isso, para garantir a excelência no atendimento, algo considerado essencial para possibilitar a melhor experiência ao público.

Pensando em te ajudar a garantir a excelência no atendimento da sua franquia, criamos este artigo que irá te apresentar vantagens, e formas de melhorar a experiência do público com sua rede marca. Esperamos que você goste e boa leitura!

O que é ter excelência no atendimento?

Excelência no atendimento é quando uma instituição busca oferecer um contato com o público extremamente bom. A excelência no atendimento pode ser prestada por diversos meios, seja via ligações, presencialmente, online, etc.

Desde sempre, clientes querem ser bem atendidos, mas, atualmente, essa demanda está cada vez mais exigente. Prestar atenção sobre como é o contato com cliente, passou a ser uma grande necessidade dentro de todas as empresas.

Todavia, para garantir ele, é preciso ficar atento a alguns pontos sobre o atendimento. Pensar em qual experiência quer passar ao cliente é algo necessário, e apenas a partir daí, você pode trabalhar formas para ela acontecer.

Dentre alguns benefícios gerados ao garantir excelência no atendimento, estão:

  • Fidelização de clientes;
  • Retenção de clientes;
  • Marketing boca a boca;
  • Satisfação do público;
  • Fortalecimento da marca.

Por que garantir excelência no atendimento?

Para começar a apontar pontos positivos sobre a atendimento, vou fazer um questionamento: você visitou duas empresas, onde em uma o atendimento era péssimo, mas o produto em si era ótimo. Enquanto, na outra empresa, o atendimento era excelente, porém o produto um pouco inferior ao da outra. 

Normalmente, em situações assim, o público acaba optando pela segunda opção. Pois mesmo que o produto seja inferior, a excelência no atendimento vai garantir o cliente. Isso porque, todo mundo gosta de ser bem tratado e sentir-se valorizado pelas instituições.

Quando a experiência do cliente é boa, ele volta! E isso vai garantir além da vantagem da fidelização de clientes, o aumento das vendas e o lucro da sua marca.

Agora, você já possui uma noção simples do porquê investir nesse aspecto em sua rede de franquias. Entretanto, existem diversos outros pontos que podem ser ótimas motivações para garantir a excelência no atendimento.

Excelência no atendimento ao franqueado

No caso de uma rede de franquias, o franqueador tem outra necessidade para atender além do cliente: o franqueado. Então é preciso também trabalhar em formas de garantir a excelência no atendimento a franqueados. Pois assim como clientes, eles também possuem um papel essencial para o sucesso da rede.

Quando um franqueador mantém seus franqueados bem atendidos, toda a rede ganha. Então, é extremamente necessário que o franqueador possibilite um suporte de qualidade aos filiados a sua rede de franquias.

É através do suporte que franqueados conseguiram tirar suas dúvidas, solicitar auxílio, receber treinamentos, entre outros itens. Como o suporte é um dos itens mais importantes dentro de redes de franquias, é preciso sempre garantir um ótimo atendimento.

Inclusive, quando o suporte ao franqueado é satisfatório, é comum a geração de um bom relacionamento entre franqueador e franqueado, algo que é considerado um grande benefício. Assim se torna mais fácil a comunicação entre ambos, e também o alinhamento de ideias e objetivos da marca.

10 formas de conseguir excelência no atendimento em franquias

Agora que você já sabe as vantagens de oferecer excelência no atendimento, eu aposto que está pensando em formas de garantir ele na sua rede de franquias, não é mesmo? Abaixo separamos algumas dicas que podem ser uma mão na roda para você conseguir ter um excelente atendimento tanto para os clientes, quanto para franqueados!

Trabalhe sua empatia

Se existe algo possível de fazer toda diferença na forma de atender pessoas, é a empatia. Conhecida como a habilidade de se colocar no lugar do outro, ela ajuda diretamente a entender o problema do outro, buscando ver por uma visão além do atendente. 

Seja cordial

Todo mundo fica meio intrigado quando precisa falar com um atendente e a pessoa parece não estar nem um pouco contente de estar no diálogo. Sendo essa, uma situação que causa grande desconforto. Por isso, busque ser cordial e tente ao máximo criar uma relação com o público.

Aproveite a tecnologia

Seja na prestação de suporte ao franqueado ou no atendimento, você pode recorrer à tecnologia para encontrar boas soluções. Você ou sua equipe nunca estão 100% disponíveis para atender, então utilizar de um autoatendimento, mensagens instantâneas, entre outros, podem ser de grande ajuda para não deixar o público esperando.

Preze por velocidade no atendimento

Ninguém gosta de esperar, então, sempre busque oferecer agilidade para atender seus clientes e franqueados. Quando existe grande demora para se dar atenção, normalmente a meta de conseguir uma excelente experiência ao cliente se torna quase inexistente.

Ofereça treinamentos

Tal item é essencial para que suas equipes estejam cientes sobre o que devem ou não fazer para que a excelência no atendimento aconteça. Então, busque sempre possibilitar e aplicar treinamentos a todos.

Faça análise de resultados

Por fim, de nada adianta todo o esforço se você não fizer uma análise de como as ações estão gerando resultados, não é mesmo? Busque fazer boas métricas para encontrar problemas e aplicar soluções.

Conclusão

A excelência no atendimento é um grande diferencial para uma rede de franquias, principalmente para garantir o melhor suporte ao franqueado possível. Entretanto, essa tarefa às vezes pode ser algo que demande de um auxílio extra.

Uma boa recomendação para auxiliar no suporte ao franqueado e gerar uma excelente experiência para a rede de franquias, é utilizar de uma plataforma de gestão de franquias. Através dela, um franqueador consegue instaurar um local específico para prestação de suporte. 

Vale a pena agendar uma demonstração da nossa plataforma. Aposto que vai ajudar muito na melhora do suporte da sua rede, fazendo ela decolar entre as franquias de sucesso do Brasil!

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