Como evitar a perda de clientes em uma rede de franquias

Confira as 4 dicas que nós selecionamos para ajudar você a evitar a perda de clientes na sua franquia.

A Perda de clientes se tornou algo muito comum em um mercado que se torna cada vez mais competitivo. A cada momento, surgem novos estabelecimentos e start-ups oferecendo serviços que atraem a atenção dos consumidores por diversos motivos.

Esse movimento também acontece no franchising. Novas franquias, ao instalarem unidades em determinadas cidades, podem conquistar a clientela de empresas tradicionais.

Se você faz parte de uma rede que já é estabelecida no mercado, tenha cuidado. O tempo de mercado não garante a fidelidade dos consumidores se você não inovar. E é importante deixar claro que lealdade é um fator difícil de ser encontrado no mundo dos negócios.

Hoje em dia e nenhuma empresa está imune de enfrentar a perda de clientes. Por isso, separamos quatro dicas para que você, empreendedor, evite que isso aconteça na sua rede.

1) As vendas diminuíram? Entenda os motivos!

Fique bastante atento às vendas da sua empresa. Se houve uma baixa significativa e inusitada, procure entender o porquê, independentemente da influência de fatores sazonais.

Menos vendas significam menos consumidores. A redução dos clientes significa que eles estão descontentes com alguma coisa – ou mais satisfeitos com a concorrência.

Por isso, além de analisar o seu próprio padrão de qualidade, envolvendo serviços, atendimento e comunicação, faça uma pesquisa de mercado. Conheça a concorrência e saiba que tipos de vantagens ela está oferecendo. A partir disso, é possível adaptar a produção e reconquistar clientes perdidos.

É importante ter uma equipe de pesquisa especialmente voltada para essas situações. O ideal é que elas sejam constituídas por profissionais das áreas da Relações Públicas e Administração. O objetivo final é entender todos os motivos de uma baixa.

Se a sua empresa oferece serviços que exigem cancelamento por parte do cliente, faça uma avaliação em cima disso. Questione as razões que levaram o cliente a optar por isso, da forma mais natural possível. Ao ter uma conversa “não forçada” com o consumidor, você pode conseguir informações que antes eram difíceis de serem observadas. Assim, é possível extrair soluções para melhorar os serviços.

2) Nunca descarte a possibilidade de negociar e fazer promoções.

Às vezes, é a empresa que tem que ceder. Quando os consumidores estão considerando substituir seu serviço por outro devido a altos preços, que tal negociar novos valores? A oferta de períodos grátis, descontos e condições especiais sempre são válidas para evitar a perda de clientes.

É essencial ter um planejamento de marketing para a elaboração de promoções periódicas que possam aumentar as vendas quando necessário. Lembre-se de que nada adianta se isso deixará a empresa em prejuízo.

Além disso, voltando para os cancelamentos: não desista do cliente que decidiu cancelar. Se você possui seu contato, demonstre interesse em trazê-lo de volta – claro, sem forçar a barra. Procure focar no bom relacionamento que a marca desenvolveu com esse consumidor e faça uso das vantagens da empresa.

3) Apresente o valor do seu produto da melhor forma possível.

Esta é mais uma medida preventiva do que resolutiva. Ao ser informado sobre as vantagens do produto oferecido, o cliente terá maior conhecimento a respeito delas. Desta forma, não pensará da mesma forma em suas desvantagens – o que pode evitar o afastamento.

É claro, de nada adianta se o produto não tiver realmente qualidade. Afinal de contas, você não quer fazer propaganda enganosa. Entretanto, apresentar o valor da marca é o principal trabalho do marketing da empresa.

O cliente deve ser informado sobre o produto durante todas as etapas do consumo. É por isso que investir em produção de conteúdo é sempre necessário. Além de atrair novos leads, a comunicação também mantém um relacionamento duradouro com os clientes já conquistados.

4) Saiba se o consumidor está realmente aproveitando ao máximo o que você oferece.

Muitas vezes, sua empresa oferece diversos serviços de qualidade que acabam nem sendo de conhecimento dos clientes. Por exemplo, se uma marca proporciona algum sistema de uso em computadores, provavelmente algumas das funções não serão utilizadas por usuários que não tenham conhecimento completo.

Desenvolva a comunicação a fim de apresentar tais funções e serviços para seus clientes. Por exemplo, a Central do Franqueado, ao oferecer diversos módulos, também entrega o suporte necessário para a utilização da plataforma. Isso pode gerar descobertas positivas por parte de consumidores que estejam pensando em trocar de serviços, convencendo-os então a não abandonarem a marca.

Nada disso é muito difícil de colocar em prática, correto? Com a equipe certa, determinada para cada departamento em específico, a empresa consegue atender a demanda. Basta ter noção de trabalho em equipe, planejamento e muita organização. Isso já é um grande passo para evitar a perda de clientes.

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