Feiras de Franquia: calendário completo com os principais eventos de 2019

Que o franchising é um excelente ramo de investimento, isso não é novidade para ninguém. Mesmo durante a crise econômica, foi um mercado que apresentou um crescimento constante. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas no terceiro trimestre de 2018, o setor movimentou cerca de R$ 44,75 bilhões. O número significa um aumento de 6,3% nos negócios se comparado ao mesmo período do ano passado. Este percentual é cinco vezes maior que a evolução do PIB brasileiro no período, que foi de 1,2%. Trata-se de um mercado com amplo grau de inovação e que surpreende por suas tendências cíclicas. 

A Central do Franqueado preparou este guia completo das principais eventos e feiras de franquia que serão realizadas em 2019. Saiba as propostas e abordagens de cada feira, as datas e os locais em que serão realizadas. Confira:

Feiras e Eventos da ABF

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou pelo menos quatro grandes eventos para 2019. No ano passado, apenas na ABF Franchising Expo foi registrada a presença de mais de 60 mil pessoas. Os visitantes puderam conhecer o stand de 407 marcas, além de participar de palestras e outras atividades. Um dos destaques da edição passada – e que irá permanecer em 2019 – foi o Boulevard de Microfranquias, um espaço para a exposição de modelos de negócio cujo investimento inicial necessário era de até R$ 90 mil.

Neste ano, o objetivo dos organizadores é aproveitar o momento de crescimento do franchising para ampliar as chances de negócios. Até agora, mais de 170 empresas já confirmaram presença no evento.

“Espaço ideal para quem quer expandir sua rede de franquias ou ser dono do próprio negócio”.

A ABF Franchising Expo ocorre dentro da ABF Franchising Week, uma semana de imersão no universo das franquias na qual franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores têm a oportunidade de descobrir, por meio de palestras, seminários e simpósios, o que pensam os principais nomes do franchising no Brasil.

Outra importante feira realizada sempre no mês de setembro é a Expo Franchising ABF Rio. A exposição é ideal para quem quer expandir sua rede de franquia ou ser dono do próprio negócio.

Para orientar os futuros franqueados, a feira também oferece gratuitamente o Fórum de Franchising. Em uma série de palestras, os principais nomes do setor trazem informações fundamentais para quem quer entrar para o negócio.

O último compromisso do ano é a Convenção ABF do Franchising, que em 2019 chega à sua 18º edição. Com o lema “Propósito, Colaboração e Transformação”, o principal objetivo do encontro é levar a franqueadores e franqueados conteúdos relevantes por meio de palestras, depoimentos, painéis e mesas redondas, comandados por especialistas brasileiros dos mais variados setores.

Vale Ler:  Vale a pena expor em uma feira de franquias?

Durante evento, os participantes podem desfrutar de toda a comodidade da Ilha de Comandatuba – local onde a Convenção é realizada. Durante a programação, são abertos espaços de entretenimento com opções para prática de esportes, happy hour, luau e micareta. No final, é realizado um show de encerramento.

Sem dúvida, é uma excelente oportunidade de networking e troca de experiências.

Evento Data Local
ABF Franchising Week 24 a 29 de junho Expo Center Norte – São Paulo
ABF Franchising Expo 26 a 29 de junho Expo Center Norte – São Paulo
Expo Franchising ABF Rio 12 a 14 de setembro Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro
Convenção ABF do Franchising 23 a 27 de Outubro Hotel Transamérica – Ilha de Comandatuba/BA

Franchise 4U

Especializada na realização de feiras itinerantes low-cost, formato de baixo custo importado da Europa que dispensa a necessidade de montagem de stand para a apresentação do negócio, a Franchise 4U irá realizar eventos em pelo menos 17 cidades brasileiras, em 2019.

A Franchise 4U reúne marcas relevantes de cada segmento e promove reuniões de 30 minutos, realizadas em um único dia. A principal vantagem é a possibilidade de que as apresentações sejam realizadas no horário e apenas com as marcas definidas pelo cliente. Também é uma excelente oportunidade para as redes que buscam desenvolver algum tipo de trabalho mais regionalizado.

O calendário da Franchise 4U vai de fevereiro até dezembro e irá abranger todas as regiões do país. Não perca!

Evento Data Local
Franchise 4U São Paulo 14 de fevereiro Hotel Unique – São Paulo
Franchise 4U Fortaleza 21 de março Hotel Gran Marquise
Franchise 4U Goiânia 11 de abril Hotel Castro’s Park
Franchise 4U Campinas 25 de abril Vitória Hall
Franchise 4U Curitiba 16 de maio Hotel Four Points by Sheraton
Franchise 4U Salvador 30 de maio Fiesta Bahia Hotel
Franchise 4U Belo Horizonte 13 de junho Mercure Hotel Lourdes
Franchise 4U Ribeirão Preto 18 de julho Stream Hotel
Franchise 4U Vitória 8 de agosto Sheraton Vitória
Franchise 4U Rio 29 de agosto Hotel Progidy Santos Dumont
Franchise 4U Recife 19 de setembro Hotel Gran Mercure Boa Viagem
Franchise 4U Manaus 10 de outubro Hotel Quality
Franchise 4U Brasília 24 de outubro Royal Tulip Brasília Alvorada
Franchise 4U Florianópolis 7 de novembro Hotel Magestic Palace
Franchise 4U Porto Alegre 21 de novembro Sheraton Porto Alegre Hotel
Franchise 4U Natal 5 de dezembro Holiday Inn
Vale Ler:  Como selecionar bons Franqueados na Feira da ABF

Franchising Fair

Uma grande vitrine de possibilidades para investidores, empreendedores, empresários e demais pessoas interessadas em abrir o seu próprio negócio, o Franchising Fair já tem suas três datas confirmadas para 2019. O evento é um dos mais abrangentes realizados no país. Ele costuma reunir franquias dos mais variados setores, como educação, alimentação, moda, serviços automotivos, cosméticos, papelarias e muito mais.

“Oportunidades de negócio partindo de R$ 5 mil e chegando a R$ 1,5 milhão”

Além da grande variedade de marcas, os eventos realizados em 2018 trouxeram oportunidades para todos os níveis de investimento. Foram apresentados modelos de franquia cujo capital necessário para iniciar o negócio era de apenas R$ 5 mil. Em outras, o valor ultrapassava a casa do R$ 1,5 milhão. Para 2019, o objetivo é ampliar ainda mais as chances de negócio.

Além dos stands com opções de franquias, o evento também oferece palestras, que são ministradas por consultores especialistas em franchising. Elas são gratuitas para os visitantes e têm o objetivo de ajudá-los na escolha do negócio em que irão investir.

Quem quer ter o seu próprio negócio, tem disposição para trabalhar, mas não sabe como nem por onde começar? Então não perca o Franchising Fair.

Evento Data Local
33ª Franchising Fair Sul 17 a 19 de maio Shopping Bourbon Wallig – Porto Alegre
34ª Franchising Fair Nordeste 16 a 18 de agosto Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza
35ª Franchising Fair Sudeste 8 a 10 de novembro Serraria Souza Pinto – Belo Horizonte

Outras Feiras

Outros dois importantes eventos que, apesar de não serem exclusivos, sempre acabam atraindo boas oportunidades de negócios para o setor de franchising são a Expo Brasil Feiras e a Feira Brasileira de Varejo. O primeiro será realizado em cinco datas ao longo de 2019, e tem início já em janeiro, em Chapecó. Recife, Belo Horizonte e São Paulo também irão receber a feira no decorrer do ano.

Em maio, será a vez de Porto Alegre abrir as portas para a 7ª edição da Feira Brasileira de Varejo. Neste ano de 2018, o evento atraiu mais de 6.200 pessoas. Ao longo de três dias, elas puderam visitar 70 stands e participar de palestras com mais de 40 especialistas. Para 2019, o objetivo dos organizadores é que o evento se torne ainda maior.

Além das datas disponibilizadas, existe a previsão de que outras feiras e eventos sejam realizados em 2019. Fique de olho, pois assim que elas forem devidamente confirmadas pelos seus organizadores, a Central do Franqueado estará atualizando o calendário.

Vale Ler:  Parceria inédita: SEBRAE/RS e Central do Franqueado trabalham juntos em programa para franquias
Evento Data Local
Expo Brasil Chapecó 25 a 27 de janeiro Parque de Exposições Tancredo Neves
Expo Brasil São Paulo 18 a 20 de março Expo Center Norte
Expo Brasil Minas Gerais 3 a 5 de abril Expo Minas – Pavilhão 1
Feira Brasileira de Varejo 28 a 30 de maio Centro de Eventos da Fiergs – Porto Alegre
Expo Brasil São Paulo 7 a 9 de julho Pro Magno Centro de Eventos
Expo Brasil Nordeste 26 a 28 de julho Centro de Convenções de Pernambuco – Recife

Feiras de Franquia: por que eu devo participar?

O objetivo das feiras é abrir um espaço para que as empresas possam apresentar seus modelos de negócio a possíveis investidores que tenham interesse em se tornarem franqueados. É uma ótima oportunidade para o empreendedor que busca o crescimento e a expansão seu negócio. Afinal de contas, o franchising é uma das melhores formas de fazer com que sua marca penetre em outros mercados.

Nos eventos, os eventuais interessados podem conhecer melhor as redes franqueadoras e seus modelos operacionais, inclusive podendo desfrutar de experiências que só administradores e franqueados têm acesso. Os investidores também têm a possibilidade de conhecer, em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e plataformas de pagamento que costumam ser lançadas pelas marcas durante as feiras.

A presença na feira e o contato com as marcas dá mais confiança à tomada de decisão. Entendendo exatamente qual será seu papel à frente da franquia, o interessado passa a dar mais credibilidade à empresa. Além disso, os eventos costumam atrair um número expressivo de interessados e contam com um ótimo índice de retorno.

O que é franchising?

De uma uma forma simples e resumida, o franchising nada mais é do que a concessão fornecida por um franqueador para que o franqueado possa replicar, em diferentes locais, um formato reconhecido e bem sucedido de negócio. Este modelo pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. Ele conta com diversos segmentos e tem como diferencial a padronização de processos e de produtos.

Os direitos de uso da marca e de operacionalização são fornecidos mediante o pagamento de um valor inicial, a taxa de franquia, além de outras eventuais cobranças periódicas – geralmente mensais -, como os royalties, por exemplo. Todas estas informações que dizem respeito a investimentos e cobranças devem estar dispostas em um contrato chamado COF (Circular de Oferta de Franquia).

Quer ficar por dentro de todas as informações sobre o universo do franchising? Então acesso o nosso blog!