Como a era digital ajudou a beneficiar franquias

Hoje estamos vivendo a era digital, o momento onde quase todo mundo está conectado na internet, diversos processos manuais já são feitos de forma automatizadae a tecnologia nos proporciona muitos momentos de bem-estar. Todavia, o mundo do negócios também está tirando proveito da era digital, e por isso, nós vamos te apresentar alguns itens sobre o assunto.

O que você vai encontrar neste conteúdo:

O mundo está sempre passando por transformações. Todos os dias novas tecnologias são criadas, testadas ou esquecidas, e grande motivo para isso é simples, o desenvolvimento tecnológico rápido e a internet.

Não é surpresa que estejamos ouvindo falar cada vez mais sobre a era digital, E mesmo que algumas pessoas digam que ela está chegando, a verdade é que ela já chegou, e nós estamos vivendo ela diariamente. A era digital é agora e, por incrível que pareça, nem todas as pessoas perceberam isso. 

O fato do mundo todo poder se comunicar, mandar mensagens, acessar informações de forma instantânea e etc., são itens possibilitados pela era digital. Mas, enquanto alguns não percebem já estar vivenciando esse momento, quem notou já passou a tirar proveito dele.

O uso de dados, possibilidade de interagir, obter colaboração dos clientes e criação de estratégias passaram a ser ferramentas para o sucesso nessa era. Sem falar nas vantagens possibilitadas pelo aperfeiçoamento de TI, como aparelhos  de alta geração com mais qualidade e agilidade, inteligência artificial, armazenamento em nuvem, entre outros itens passaram a ser essenciais. 

Porém, para usufruir das vantagens da era digital, uma empresa precisa saber lidar com mudanças, tanto na infraestrutura quanto melhorar o mindset do negócio. Além da grande necessidade de compreender que a meta principalmente é entregar valor ao seu público. 

Para te ajudar a adaptar-se a nova era, nos da Central do Franqueado criamos este guias  sobre o assunto. Esperamos que você goste e boa leitura.

O que é era digital?

Conhecida também como era da informação, a era digital é momento onde a tecnologia e informação passaram a ser essenciais a todo momento e para todas as pessoas. A era digital, é a sequência da era industrial, e iniciou-se logo após  a primeira revolução industrial no final do século 20. Trazendo novos modos da sociedade agir em todos os âmbitos, inclusive profissional e pessoal. 

Desde o surgimento dessa era, inúmeros aspectos da sociedade foram beneficiados. A era digital além de ser uma grande movimentadora da economia, afeta positivamente todas as comunicações e formas de divulgação, sendo extremamente importante, inclusive para o mercado de franquias.

Entenda como chegamos na era digital

Nem todo mundo sabe como as mudanças na sociedade aconteceram. Principalmente a questão da chegada das novas tecnologias, que se tornaram tão presente em nossas vidas, que é quase impossível imaginarmos sem elas. Então vamos falar um pouco sobre isso: 

Primeira revolução industrial 

Iniciada na Inglaterra no século 18, a primeira revolução industrial impacta na economia e mudanças na sociedade. Ela, afetou diretamente nas formas de produção, através da criação de máquinas de vapor. 

Tal momento gerou inúmeros empregos, crescimento de cidades, produção de mais mercadorias e surgimento de fábricas. Outro ponto positivo, foi a criação da ferrovia, que beneficiou o transporte mais rápido de mercadorias.

Segunda Revolução Industrial

Aconteceu entre o século 19 e 20, que apresentou um número maior de inovações. Passaram a existir os carros, telefones, rádio e televisão, itens que são populares até hoje em nosso cotidiano, sendo quase todos essenciais.

Terceira revolução industrial e início da era digital

A partir da terceira revolução industrial os avanços da ciência, tecnologia e produção se tornaram maiores e mais evidentes, agregando muito para a economia mundial.

Dentre os principais surgimentos dessa revolução marcaram a robótica, computadores e internet. O que gerou a criação e otimização de maquinários, inclusão de robôs em fábricas, e surgimento de outros produtos.

Sendo assim, considerado o início da era digital. Inclusive, a terceira  revolução ajudou muito na melhora de ações do dia a dia. 

Quarta revolução industrial 

Já na era digital, chegou o tempo de oferecer itens personalizados. Ou seja, podendo sempre optar por uma  experiência diferente dos demais, consumir o que realmente lhe agrada.

A partir desse momento, as pessoas passaram a conseguir acessar itens que realmente tenham interesse. Também, durante a quarta revolução, aconteceu a união da tecnologia digital com biológicas e físicas.

De modo simples, a quarta revolução proporcionou tudo que vemos como essencial atualmente, como permitir conectar com pessoas de qualquer lugar, novos conhecimentos e etc. É chamada também de indústria 4.0, e seu maior destaque é customizar processos, utilizando de inovações tecnológicas.

 

Vantagens da era digital para franquias

Não é surpresa que talvez você já utilize da era digital para benefício de sua franquia. Mas talvez você não saiba todas as vantagens que ela pode te proporcionar, então, abaixo listei alguns pontos para você saber como ela pode te ajudar. Veja!

Agilidade e propagação

Com a era digital se torna mais fácil acessar e propagar informações, essas que podem ser utilizadas para melhoria de seus processos. 

Aliás, também permite que você consiga obter informações diretamente com franqueados ou franqueadores. Sendo uma ótima forma de obter uma resposta em caso de problemas. Tal ação ajuda muito na padronização de processos.

Proximidade com o público 

Assim como a era digital possibilita nutrir uma relação com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, ela também coloca você à disposição para falar com seus clientes, e vice-versa. Você vai poder se aproximar do público, fortalecer sua marca via redes sociais, receber feedbacks, etc.

Produtividade 

A produtividade da sua franquia sobe bastante, princip

almente porque a era digital utiliza de tecnologias para incrementar a produção de tarefas.

Tanto que, basicamente todas as empresas estão buscando utilizar de uma boa infraestrutura em TI, nuvem de armazenamento, entre outros itens para acelerar o desenvolvimento de seus processos. 

Aumento de consumo 

Antes para se comprar ou consumir algo era preciso sair de casa, mas, com a era digital isso não é mais preciso. Se sua franquia utilizar de ferramentas  e disponibilizar seus produtos via delivery, oferecidos por sites e aplicativos, você consegue aumentar as vendas.

Menos gastos 

Através do uso de ferramentas da era digital, você não terá que tirar muito do seu bolso. Graças a aparelhagens e processos facilitados, não será preciso manter grandes equipes, o que gera pagamento de menos salários. 

Também se tem menos gastos com publicidade e marketing, já que é possível garantir via redes sociais. Outro ponto positivo, é que ao ter acesso a dados sobre comportamento do consumidor, você vai conseguir focar em criações com maiores probabilidades de darem certo. 

Conclusão

Como pode ver a era digital veio para ficar e com ela foi possível otimizar inúmeros processos e aspectos da sociedade. Por isso, não é surpresa que você já esteja colhendo os frutos desse avanço da tecnologia.

Mas, é preciso saber que a era digital está sempre passando por atualizações. Fique atento as novidades e veja como melhorar sua rede de franquias com o passar dos dias. Ela é capaz de otimizar bastante a sua rede, principalmente para a troca de informações para a padronização de processos, que é essencial para uma rede oferecer a mesma qualidade em todas as lojas.

Além de outras vantagens como melhorias na produção de produtos, comunicação entre equipes, relacionamento entre franqueado e franqueador. Então, realmente vale a pena utilizar ao máximo da era digital em seu negócio.

Gostou do conteúdo? Veja nosso artigo sobre design thinking.

Resumo

💬 O que é era digital?

Era digital é o termo utilizado para referir-se aos avanços da tecnologia com o passar dos anos, principalmente após a Terceira Revolução Industrial. A era digital também é conhecida como era da informação.

✔️ Quais as vantagens que a era digital trouxe para empresas?

São ínumeras as vantagens que a era digital propiciou para empresas no geral. Entretando, 5 delas são destaques no mercado:

  • Aproximação do público;
  • Agilidade e propagação;
  • Aumento de consumo;
  • Crescimento de produtividade;
  • Menos gastos.

➡️ Quando iniciou-se a era digital?

A era digital iniciou-se durante a terceira revolução industrial, que foi quando os avanços da ciência, tecnologia e produção se tornaram maiores e mais evidentes, afetando diretamente a economia mundial.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!