Gestão empresarial em franquias: buscando auxilio de uma equipe

O sucesso de uma rede de franquias não depende apenas da visão do proprietário. Entenda a importância da organização de uma equipe da franqueadora e suas partes.

Neste conteúdo, você pode conferir as principais funções realizados por:

A importância de manter uma equipe qualificada

Você já deve estar careca de saber que para uma rede de franquias obter sucesso, é necessário a dedicação de diversas pessoas dentro da empresa. Afinal de contas, o franchising é caracterizado pela gestão de rede, realizada pelo franqueador, que deve estar em consonância com a administração individual das unidades, por parte de cada franqueado.

As partes de uma franquia têm funções bastante específicas. É importante lembrar que um organismo só funciona corretamente se todas as suas partes estiverem coesas. Nas redes de franquias, o trabalho conjunto é indispensável para que haja controle de qualidade e padronização.

Parece simples falar de trabalho em equipe quando nos referimos às franquias. Mas acredite: essa é uma das maiores dificuldades que qualquer empreendedor irá encontrar nesse ramo.

Uma boa gestão empresarial depende do estabelecimento de uma equipe que consiga unir as estratégias da marca à visão e ao trabalho dos franqueados. Por mais experiente e criativo que o proprietário seja, o crescimento da rede não depende unicamente de sua competência.

A equipe da franqueadora auxilia na organização e na estruturação de todas as partes. A função é realizada por meio da estrutura de suporte, da padronização de operações, da gestão da rede e de estratégias claras e disseminadas de expansão.

Mas, como dividir as funções nessa equipe? É importante que, além do franqueador e dos franqueados, existem outros profissionais encarregados de prestar apoio à gestão das unidades da franquia. Claro: executar essa responsabilidade pode ser parte da rotina dos sócios, mas isso não pode ocupar todo o seu tempo.

A seguir, iremos explanar alguns dos cargos de uma equipe de franqueadora. Preste atenção e fique atento para alinhar todas essas atividades no âmbito do seu próprio negócio.

Gerente de Franchising: administrando e conectando as partes de uma franquia

O gerente de franchising é o responsável pela ligação entre as partes da franquia. Assim, ele terá noção do que está funcionando e do que não está. A partir disso, absorverá o conhecimento para que sejam criadas as melhores estratégias para a empresa.

O profissional deve ter domínio da parte técnica do negócio para compreender as funções operacionais e agregá-las a uma boa visão de mercado. Por ser a ligação entre franqueador e franqueados, o gerente terá que integrá-los através da organização de políticas de trabalho e campanhas internas.

Ao possuir o know-how necessário, esse trabalho será facilitado e sua participação será mais eficaz. Encontrar um profissional que encaixe com este perfil pode não ser fácil. Na verdade, muitas empresas não contam com alguém que exerça a função em si. A responsabilidade, nesses casos, acaba ficando nas mãos do próprio empreendedor.

Mas, por se tratar de um papel que requer bastante capacidade de comunicação e organização, profissionais de relações públicas e administração podem contemplar as qualidades requeridas. O gerente de franchising deve ser um profissional completo: firme, organizado, comunicativo, flexível.

Gerente Comercial: vendendo o peixe para futuros franqueados

Vender a marca de uma franquia é muito mais do que apenas comercializar seus produtos e serviços. A missão, visão e imagem da franquia devem ser bem apresentadas a empreendedores que estejam interessados em se tornarem franqueados. A marca deve ser interessante e promissora, oferecendo um bom potencial de sucesso. Assim, irá captar a atenção de profissionais que queiram fazer parte da rede.

O gerente comercial tem a função de coordenar esse processo. Ele deve atuar em diversas etapas: desde a apresentação da rede em eventos e palestras, com o objetivo de divulgar o negócio, ao recrutamento em si de franqueados, auxiliando no processo seletivo e na escolha dos candidatos que encaixam no perfil.

Sendo assim, seu papel é fundamental para a expansão da rede. Obrigatoriamente deve haver um profissional encarregado por essas funções em uma franquia.

Experiência em vendas é o que conta na escolha do profissional que será encarregado por essa função. Ele deve ser um vendedor nato, com boas habilidades comunicativas e capacidade de convencimento. A remuneração através de comissão é sempre algo a se pensar, pois incentiva a eficiência do gerente comercial.

Gerente de Treinamento: qualificando a formação de franqueados

Fácil e vantajoso seria se o próprio dono da franqueadora transmitisse seu know-how para os franqueados, a fim de padronizar processos e construir uma rede de qualidade. Entretanto, normalmente não sobra tempo para a dedicação necessária ao treinamento de operadores. É aí que entra a necessidade de um gerente de treinamento. O profissional terá a função de coordenar o programa de formação de franqueados e funcionários da rede.

O trabalho de um gerente de treinamento qualifica a transmissão de know-how e, consequentemente, evita problemas operacionais futuros. Além disso, serve como um teste para futuros franqueados antes do momento do contrato.

Não necessariamente o profissional deve já ser atuante da empresa – contratar alguém de fora, que tenha domínio de ensino, pode ser uma alternativa.

Consultor de Campo: checando as unidades

Manter um controle de qualidade é um desafio para qualquer rede de franquias. Unidades instaladas a quilômetros de distância uma das outras podem ser uma dor de cabeça. Sem um controle rigoroso de qualidade, os serviços entregues aos consumidores podem sair prejudicados.

O papel de um consultor de campo é visitar os pontos de venda, a fim de observar se tudo está nos conformes. A análise que deve ser feita levando em consideração diversos indicadores.

  • approach dos funcionários ao público;
  • trabalho dos franqueados (levando em conta o treinamento realizado);
  • higiene e organização da unidade;
  • comportamento dos consumidores em relação aos produtos e ao serviço da empresa.

Ter disponibilidade é um fator indispensável para o profissional encarregado de ser consultor de campo. Afinal de contas, ele provavelmente fará muitas viagens. Além disso, deve ser observador e ter bastante poder de síntese na análise dos problemas e suas possíveis soluções.

O consultor de campo é a mais próxima ligação entre franqueador e franqueado. Portanto, deve ser bastante comunicativo e atencioso. Isso porque também terá o papel de estar atento à assistência prestada aos operadores, além de ouvir reclamações e elogios.

Uma rede pode ter mais de um consultor de campo. É importante que seja organizado um programa de checklists e relatórios. Desta forma, além de organizar o seu trabalho, ele vai garantir que as informações das unidades distintas não se percam.

Gerente Administrativo: controlando as finanças

Esta parte é bastante delicada dentro de uma rede de franquias. Em uma empresa desse perfil, existem diversas taxas que devem ser pagas por parte do franqueado e diversas unidades que possuem seus próprios faturamentos. Portanto, é fundamental que um especialista em contabilidade seja o gerente administrativo da rede. Ele será o responsável por controlar os fluxos de capital. Das vendas, aos royalties, o profissional deve estar atento ao que está entrando e saindo de dinheiro.

Obviamente, de início, este papel será do proprietário. Dinheiro é coisa séria e no mundo dos negócios, passar a perna é muito fácil. Todavia, é essencial que o dono encontre alguém de confiança para organizar as questões financeiras a medida que o negócio cresce. O gerente administrativo também fará projeções, baseadas na análise de investimentos e também de tendências do mercado.

Gerente de Marketing: garantindo a melhor comunicação da empresa

Nenhuma empresa conquista seu espaço no mercado sem estratégias de marketing e comunicação. Hoje em dia, em um mercado cada vez mais competitivo, investir em canais certeiros é um diferencial até para franquias que já estão bem estabelecidas no mercado.

Talvez você já saiba que as redes de franquias possuem essa preocupação ao determinarem taxas de propaganda, que devem ser pagas pelos franqueados. Pois então: é papel do gerente de marketing administrar o que será feito com o tal dinheiro.

O profissional de marketing da franquia, além de gerenciar o fundo publicitário, também será encarregado da comunicação interna (endomarketing). Isso é essencial para que sejam disseminadas políticas de trabalho e, então, seja conquistada a qualidade desejada.

Ele também será responsável pela comunicação externa. Deve ser eficiente e ter uma boa visão mercadológica. Estar atento às novidades do marketing e entender o comportamento dos consumidores em relação aos meios de comunicação.

Gerente de Logística: garantindo o controle de qualidade

A função do gerente de logística é, basicamente, a de garantir a qualidade a respeito do funcionamento das máquinas das unidades. Ele também deve controlar o fluxo de mercadorias e o abastecimento das lojas. O profissional deverá ter certeza de que nada está em falta. Afinal de contas, os processos de produção estão funcionando e rendendo da forma que deveriam.

Assim como os consultores de campo, o gerente de logística deverá ter a disponibilidade para viajar e colocar a mão na massa. Esse profissional deve obrigatoriamente ter conhecimentos técnicos a respeito dos processos utilizados pela empresa.

De forma geral, estas são as partes de uma equipe da franqueadora e suas respectivas importâncias. Montar um time forte, com os profissionais certos, que ofereçam boas qualificações, é garantir uma empresa forte, centrada e bem direcionada. Dividir funções e trabalhar em equipe é um aprendizado que deve ser adquirido no âmbito de uma rede de franquias. É através disso que é conquistado o sucesso.

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