Endomarketing em franquias: pensando na gestão de redes

O endomarketing é uma estratégia de comunicação interna adotada pelas empresas para melhorar a imagem da marca perante os seus colaboradores. Descubra quais impactos este tipo de ação pode causar na sua rede de franquias.

Alinhar o pensamento dos colaboradores aos objetivo da empresa tem sido um desafio dos empreendedores mundo à fora. A verdade é que não há uma fórmula pronta para resolver este problema. O que existem são estratégias de Endomarketing que, se adequadas à realidade e ao modelo do negócio, podem produzir efeitos surpreendentes.

Neste conteúdo iremos abordar os seguintes tópicos:

Por que investir no Endomarketing?

A comunicação e o marketing interno estão diretamente relacionados com a gestão de pessoas nas organizações. A relação capital/trabalho nunca foi fácil de ser administrada. Pelo que se tem visto nos últimos tempos, este desafio está se tornando ainda mais complexo.

O entendimento de que colaboradores motivados produzem mais e melhor é algo conhecido há muitas décadas no mundo dos negócios. O primeiro teórico da Administração reconhecido por estudar esta área de conhecimento foi o psicólogo estadunidense Abraham Maslow.

Segundo o autor, as pessoas são guiadas por uma série de necessidades. Ele as classificou em cinco categorias distintas e as ordenou conforme suas urgências: fisiológicas, segurança, relacionamento, estima e realização pessoal. Como não poderia deixar de ser, com o passar dos anos, a percepção a respeito do que pode motivar um colaborador evoluiu.

É importante ressaltar que não existe uma definição universal para o conceito de felicidade. Também seria muita presunção da empresa achar que apenas o âmbito profissional é capaz de deixar uma pessoa feliz. Mas a notícia boa é que ele pode colaborar e muito com isso.

Melhorando o seu ambiente de trabalho, a empresa passa a contar com colaboradores motivados. Estes, por consequência, tendem a produzir mais e melhor. O aperfeiçoamento dos produtos e da prestação dos serviços agrega valor à marca. A qualidade, por sua vez, aproxima clientes e aumenta a lucratividade da rede.

Acho que já deu pra perceber o quanto é importante manter uma equipe motivada.  Mas como é possível fazer isso?

Como implementar estratégias de endomarketing?

Existem diversas estratégias de endomarketing e muitas formas de implementá-las.  Em um primeiro momento, a rede precisa ter em mente quais são os seus objetivos e o quanto ela pode investir.

Também é importante ressaltar que fazer endomarketing não significa apenas realizar ações de marketing voltadas ao público interno. Como dissemos no início deste conteúdo, o conceito está diretamente associado à gestão de pessoas nas organizações.

É necessário que a área de gestão de pessoas tome conhecimento das necessidades dos colaboradores. Importante ressaltar que uma estratégia focada nas expectativas das pessoas tem muito mais possibilidade de dar certo.

Alinhando objetivos do negócio para transmitir as informações aos funcionários

Transmitir novas informações aos colaboradores é uma das principais tarefas das estratégias de endomarketing. Todavia, antes de tudo, é preciso alinhar e estruturar os objetivos que se quer alcançar por meio da campanha.

É sempre importante lembrar que fazer endomarketing não significa vender uma imagem idealizada a respeito da empresa, como se tudo estivesse ocorrendo perfeitamente bem e a rede fosse o melhor lugar do mundo para se trabalhar.

Ao contrário, para a estratégia ter sucesso, é indispensável que os problemas sejam encarados com honestidade e transparência. Afinal de contas, é por meio das campanhas de endomarketing que eles podem ser resolvidos.

Escolhendo estratégias de endomarketing

Antes de tudo, lembre-se: as estratégias de endomarketing devem ser flexíveis. Abranger todo o público interno de uma empresa não é uma tarefa fácil. Isso por que, quanto maior ela for, mais abrangente será o perfil de seus colaboradores.

Empresas grandes costumam contemplar públicos das mais diferentes idades, crenças, ideologias, classes sociais. Como não poderia deixar de ser, cada um desses indivíduos possui um pensamento único. E é justamente aí que mora um dos maiores desafios do endomarketing: fazer com que toda essa complexidade de pessoas tenha a mesma ideia quando o assunto for a marca.

É importante analisar os desejos dos funcionários e planejar uma campanha para promover o comprometimento, o engajamento e a motivação de todos, independentemente do perfil. Apostar em linguagens abrangentes, com palavras fáceis e boas imagens, é sempre um bom caminho.

A importância do envolvimento dos gestores na campanha

Se você é franqueador ou franqueado de alguma rede, é de se imaginar que tenha um conhecimento muito mais aprofundado sobre a marca do que seus funcionários.

Por isso, seu envolvimento nas campanhas de endomarketing é fundamental. Além de contribuir para que a comunicação chegue até as unidades, a participação do gestor também contribui aumentado a motivação dos funcionários.

Franqueados são como líderes nessas ações, pois são representantes dos interesses da marca. Aliás, os gestores têm o poder de divulgar as ações de forma muito mais eficientes do que se elas fossem realizada por meio outros tipos de canais, como e-mails e materiais impressos.

Por quê? Porque a transparência de uma conversa aproxima as partes e pode ser adaptada aos diversos segmentos, diferentemente de algo pronto.

Quais ações de endomarketing uma rede pode realizar?

Depois de elaborar as estratégias, é hora de pôr a mão na massa. Mas afinal de contas, quais ações efetivas de endomarketing a empresa pode implementar. Confira nossas dicas:

Palestras Motivacionais

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A realização de palestras motivacionais é uma das formas mais efetivas de desenvolver o ânimo dos colaboradores. No entanto, esse tipo de ação não deve ser implementada de forma isolada.

A principal característica das palestras motivacionais é que elas apelam fortemente para o lado emocional dos participantes. No entanto, os seus efeitos costumam durar curtos espaços de tempo quando não são complementadas por outras iniciativas.

Às vésperas de datas nas quais as oportunidades de se fazer negócio aumentam, realizar ações deste tipo pode ser uma ótima sugestão. Toda a empresa que atua no varejo adoraria poder aumentar o pico de motivação de sua equipe de vendedores na semana do natal, por exemplo.

Em datas como esta, a realização de palestras que inflam o emocional dos colaboradores costumam gerar bons frutos. Mas esse tipo de evento, por si só, não pode ser considerado endomarketing. Ao contrário, uma boa estratégia de endomarketing deve prever ações permanentes.

Eventos

Há quase cem anos atrás, um estudo conhecido como Experiência de Hawthorne deu ares científicos a um conhecimento empírico de todos os gestores: a integração social é extremamente importante para a produtividade de uma empresa.

O nível e a qualidade da produção dos colaboradores é uma resultante do quanto eles estão integrados socialmente. As normas e expectativas vigentes também influenciam estes indicadores.

Desta forma, criar um ambiente colaborativo em uma rede também é uma maneira efetiva de melhorar sua imagem perante o público interno. Os eventos de confraternização são uma das melhores formas de pôr esta estratégia em prática.

Importante ressaltar que, aqui, não estamos falando apenas de eventos corporativos, mas também na festa de final de ano da empresa, nas comemorações pelo atingimento de metas, nas confraternizações em datas representativas para a marca, happy hours de final de mês.

Benefícios

Em um primeiro, é importante que a empresa tenha em mente que o fornecimento de vale-transporte, vale-alimentação, seguro de vida, plano de saúde e qualquer outra assistência que esteja prevista em lei trabalhista não pode ser considerado como um benefício. Isto por que se trata de uma obrigação da qual ela não pode fugir.

Dito isto, existem diversas outros benefícios que podem ser fornecidos aos colaboradores, tais como:

  • cupons de desconto em estabelecimentos;
  • apoio financeiro para realização de cursos;
  • convênio com estacionamentos próximos à empresa;

Empresas que atuam no varejo costumam fornecer comissões por vendas e bonificações pelo atingimento de metas. Isso todo mundo já sabe. Mas existem aquelas que pagam 14º e até 15º salário dependendo dos resultados obtidos no ano. Os PPRs – Programas de Participação por Resultado – também são uma realidade nas organizações modernas.

No entanto, é importante ressaltar que nem todos os benefícios têm natureza econômica. Você já pensou que legal seria poder levar o seu filho ao serviço no dia das crianças para participar de alguma dinâmica? Têm empresas que organizam até mesmo um dia dos pets.

Poder realizar trabalhos home office eventualmente também é um interessante atrativo para profissionais que realizam tarefas que proporcionam este formato.

Plano de Carreira

Possibilitar que os colaboradores tenham uma visão clara sobre seus futuros profissionais talvez seja a forma mais efetiva de evitar o turnover em uma empresa. Definir metas e fornecer as ferramentas necessárias para elas sejam atingidas é algo que faz com que a marca seja muito bem vista pelo seu público interno.

Realizar seleções internas para preencher altos cargos dentro da rede também é uma ótima maneira de motivar os colaboradores. Afinal de contas, contar com funcionários cujo sonhos sejam liderar um dia a organização é algo que todo o gestor deveria querer.

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