Entenda porque sua franquia precisa de um e-mail profissional

O envio de e-mails foi um dos pilares da comunicação via internet. Este tipo de troca de mensagens revolucionou o modo de se comunicar. Apesar disso, a ferramenta ainda é amplamente utilizada nos dias de hoje. 

Sua principal utilização, nos dias de hoje, é voltada para negócios. O e-mail se tornou uma forma de comunicação mais formal frente à outras plataformas e aplicativos. Para quem atua no mercado, é obrigação ter um e-mail e utilizá-lo para se comunicar. 

Além da utilização para comunicação, o e-mail também se tornou uma ferramenta poderosa para fazer marketing e vender. No mercado de franquias, é um dos principais meios que franqueadores utilizam e realizam comunicação com sua rede e fora dela. 

Diante disso, se torna fundamental a profissionalização do e-mail para uma comunicação mais formal. Há diversos casos em que o e-mail utilizado por franqueadores em sua rede é em provedores como Gmail e Yahoo. No entanto, isso não é benéfico para a rede. Saiba porque você deve criar um e-mail profissional em sua rede.

Porque criar um e-mail profissional para sua franquia

A aplicação de um e-mail profissional se direciona principalmente aos franqueadores de uma rede de franquias. É importante que os setores da sua franquia, como o de vendas e marketing, tenham o registro da sua empresa no domínio do e-mail. Há alguns benefícios diretos em sua franquia na criação de um e-mail profissional. 

1. Autoridade

A chance do seu público-alvo abrir e ler um e-mail é muito maior quando você tem o nome da sua rede marcado nele. As pessoas tendem a dar mais confiança e atenção para e-mails que obtém uma marca registrada. 

Criando um e-mail profissional você está passando transparência para o destinatário. O cliente, colaborador ou franqueado, ao receber um e-mail com a marca da sua empresa, tende considerar que sua rede é responsável e valoriza a comunicação. Isto fará com que eles abram seu e-mail e não ignorem as notificações quando receberem algo vindo da sua rede. 

2. Identificação

Se você estabelece logo no domínio no seu e-mail o nome da sua rede, o seu destinatário consegue identificar facilmente que é da sua rede. Com isso, você fortalece a sua marca e a torna mais identificável através das suas mensagens.

Com um e-mail profissional você estará ajudando a fortalecer a sua marca, afetando diretamente no branding da sua rede. Ser facilmente identificável é um dos pilares para a construção de uma identidade de marca forte. 

3. Organização

Utilizar uma conta de e-mail pessoal para receber todos os contatos e mensagens de diferentes origens pode causar uma imensa dor de cabeça. O trabalho para organizar uma caixa de entrada e encontrar os e-mails na hora que precisa é trabalhoso e improdutivo. 

Com contas pessoal e profissional separadas, você consegue filtrar melhor e organizar suas mensagens de acordo com a prioridade. Além disso, é possível separar por setores da rede, por exemplo: marketing@franquia.com.br. Deste modo, você consegue direcionar os e-mails para cada setor, diminuindo o acúmulo da caixa de entrada principal e aumentando a eficiência dos contatos. 

4. Promover sua franquia

Uma forma de utilizar o e-mail profissional é para aumentar o alcance da sua rede. Enviar uma promoção para seus clientes ou franqueados através de um e-mail profissional é completamente amador. É preciso estratégia neste tipo de comunicação. 

Portanto, esta estratégia é muito eficaz para gerar valor aos seus clientes e colaboradores. Mas, para isso, é essencial ter um e-mail com sua marca registrada. Fazendo isso, você está tirando proveito da ferramenta de e-mail para aumentar seu alcance e, possivelmente, gerar mais vendas. 

5. Flexibilidade

Ao criar um domínio para seu e-mail profissional, você se registra em um provedor. Você pode operar seu e-mail tanto pela plataforma que contratar, quanto incorporá-lo a provedores convencionais, como Gmail e Hotmail. 

Assim, você obtém flexibilidade de envio e leitura de e-mails, podendo utilizar o provedor ou leitor que mais se adapta, mas com contas separadas. Isto fará uma grande diferença na comunicação da sua rede. 

Como criar um e-mail profissional? 

Para criar um e-mail profissional, a primeira coisa que você deve fazer é registrar um domínio. Você faz isso em diversos sites com baixo custo. Após registrar o domínio, é preciso escolher o provedor de e-mail. 

Tendo um domínio, o próximo passo é ter uma hospedagem. Os sites que oferecem criação de domínios também têm planos de hospedagem. Porém, você também pode adicionar seu domínio no provedor que preferir e o gerir separadamente do e-mail pessoal. 

É um processo básico criar um e-mail profissional, mas que, com certeza, irá trazer bons resultados para sua rede. Após ter seu e-mail profissional basta fazer uma boa gestão das suas mensagens e manter a organização. 

Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre como utilizar o e-mail para fazer marketing em sua rede lendo nosso conteúdo sobre E-mail Marketing

 

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!