7 maneiras de realizar uma boa divulgação e acelerar a expansão da sua franquia

A partir da realidade atual em que a conectividade e a quantidade de informações é altíssima, é possível afirmarmos que uma estratégia de divulgação é essencial para qualquer negócio que busca o sucesso. Ter sua marca presente nos mais diversos canais que o ambiente digital e também nos meios tradicionais é indispensável.

Nós, da Central do Franqueado, acreditamos que uma boa divulgação proporciona crescimento e autoridade no mercado em que seu negócio atua. Nossos canais recebem cerca de mais de 130 mil acessos mensais, onde estabelecemos a nossa autoridade no mercado de franchising.

Se você busca saber como realizar uma boa divulgação em sua franquia e aumentar as oportunidades de negócio da sua rede, confira nossas dicas e saiba como se destacar no mercado de franquias!

Confira o que você irá encontrar neste conteúdo:

Por que investir na divulgação da sua franquia?

O mercado, hoje, está cada vez mais competitivo e diversificado em diferentes ambientes e formatos. A internet proporcionou um ambiente para negócios onde a inovação e a criatividade definem as empresas que são referências no setor que atuam.

O franchising é o setor que também está passando por um processo de transformação digital e isto inclui os canais de comunicação e um trabalho de divulgação de marcas. Portanto, ter visão do ambiente que sua rede atua e buscar diferenciar sua marca é o que tornará a sua rede referência entre a concorrência.

Investir em uma boa divulgação da sua rede é criar a identidade da sua marca e estabelecer sua autoridade no mercado. Sendo assim, um dos principais motivos para divulgar sua rede é gerar autoridade e se destacar entre os concorrentes.

Além disso, com a quantidade de canais existentes para divulgação nos dias de hoje, empreendedores consomem conteúdo o tempo todo sobre negócios em busca de oportunidades. Portanto, certificar que sua rede está desenvolvendo um bom trabalho de divulgação é investir na geração de oportunidades de negócio para sua rede através do alcance de possíveis investidores.

O consumo atualmente é cada vez mais influenciado pela geração de valor das marcas e a sua influência na sociedade. Diante disso, além de atrair investidores, um bom plano de marketing para sua rede irá atrair mais clientes devido à presença da sua marca nos canais de divulgação.

Como realizar uma boa divulgação de franquias?

De acordo com dados de 2018 do IBGE, 69,8% dos brasileiros têm acesso à internet atualmente. Ou seja, para que sua rede tenha sucesso na divulgação da sua marca, é necessário que esteja presente no ambiente digital. Para isso, há algumas práticas que definem o sucesso da presença da sua marca no meio digital.

Definição do público-alvo/persona

Ter em mente o público que sua rede deseja atingir é proporcionar a capacidade de tomada de decisão mais assertiva, atingindo os alvos ideias para sua rede. A persona é definida como o cliente ideal para sua empresa, portanto, é essencial que ao divulgar sua rede, você saiba quem você busca atingir e atrair para sua marca.

Posicionamento da marca

As novas gerações valorizam cada vez mais a influência e o posicionamento da marca diante de causas e pautas relevantes na sociedade. Sustentabilidade, presença digital, entre outros fatores, são constantemente avaliados por consumidores antes de se tornarem clientes de uma marca.

Portanto, busque deixar claro o posicionamento da sua marca diante do público. Acompanhe as tendências e faça sua divulgação de forma consciente. Isto irá destacar sua marca dentro do seu segmento, atraindo mais clientes e investidores.

Conteúdo de qualidade

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 97% dos consumidores pesquisam na internet antes de efetuar uma compra. Diante disso, é muito importante que sua divulgação seja feita com um informações e um conteúdo de qualidade.

Este tipo de estratégia tem resultado através da geração de valor para os consumidores e investidores. Sua rede pode produzir conteúdo que agregue na vida do seu público através de diversos canais. Com as oportunidades do mundo digital, o investimento de recursos financeiros é de baixo custo e com alta efetividade.

Utilizar diversos canais

A interconectividade é um fator valorizado pelos consumidores no ambiente digital. Ter sua marca presente em diversos formatos de divulgação é oferecer a possibilidade de haver o marketing boca a boca, aumentando o alcance da sua marca ainda mais.

Portanto, quanto mais diversidade haver no seu trabalho de marketing, maior será o seu alcance e as oportunidades. Invista em interação e qualidade e veja a sua marca aumentar cada vez mais o seu alcance.

Para saber onde investir, preparamos as dicas a seguir com os canais mais qualificados para o público do franchising e empreendedorismo. Analise cada um e saiba como gerar mais oportunidades para sua rede.

1 – Alcance público qualificado através de Portais de Franquias

Redes de franquias que visam o crescimento sempre estão investindo no processo de expansão. A divulgação também é uma forma de expansão, principalmente se for feita através de portais de franquias. Estes portais normalmente são voltados para captação de leads e geração de oportunidades, portanto a atração de um público segmentado é bem maior.

Investir na divulgação através de portais de franquias é garantir que a sua marca irá atingir um público qualificado, que normalmente está em busca de oportunidades de negócio. Sendo assim, sua marca se projeta em um espaço visível para empreendedores, facilitando o processo do seu funil de vendas.

O portal de franquias da Central do Franqueado é um dos principais no mercado atualmente. Através deste canal, sua marca disponibiliza informações de investimento, dados sobre a rede e tudo o que é relevante para o público que busca por oportunidades. Além da divulgação, o portal é integrado com um CRM exclusivo e um serviço de automação de e-mails que otimiza o processo de expansão da sua rede.

2 – Gere engajamento e identidade através das redes sociais

O sistema de gestão de mídias sociais, Sprout Social, realizou uma pesquisa que revela que 74% dos consumidores se orientam através das redes sociais para realizar uma compra. É imprescindível para qualquer negócio que busca obter sucesso nos resultados da sua estratégia de marketing estar nas redes sociais.

O principal benefício das redes sociais é gerar engajamento do público com a sua marca. A interação através do Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e etc. torna a relação entre sua rede e os consumidores mais humanizada, o que é cada vez mais tendência entre a geração atual.

Portanto, produzir conteúdo que promova sua marca através das redes, seja em anúncios ou publicações, pode, além de gerar vendas, fortalecer sua marca com o seu público.

3 – Aumente sua visibilidade no mercado e atraia franqueados em feiras e convenções

As feiras e convenções de franquias são os eventos mais importantes do mercado do franchising. Elas acontecem todos os anos por diversas organizações. Muitos investidores frequentam estes eventos em busca das melhores oportunidades de negócio.

Algumas feiras são muito bem repercutidas no mundo dos negócios. Um exemplo delas é a ABF Franchising Expo da Associação Brasileira de Franchising. Esta feira acontece todos os anos e é, provavelmente, o evento mais importante para o setor. Essas convenções proporcionam insights do mercado e criação de uma rede de parcerias entre empresas, redes, entre outros negócios.

Portanto, se você busca divulgar sua marca e alcançar um público qualificado, as feiras de franquias são o meio mais adequado. Além disso, a criação de um networking proporcionado pelas feiras pode gerar parcerias de sucesso.

4 – Defina a identidade da sua rede com o site da marca

Este é o canal mais básico para toda rede que busca ter autoridade no mercado do franchising. Um site oficial é a apresentação da marca para o público. É indispensável desenvolver um site que exponha a identidade da marca.

Para isso, é necessário que haja planejamento da identidade visual, disponibilização de informações e uma sessão para geração de leads. Dessa forma, além de apresentar ao público a sua rede, estará gerando oportunidades e atraindo possíveis franqueados para sua franquia.

5 – Construindo autoridade com um blog

O Marketing de Conteúdo é uma das áreas que mais tem crescido dentro do seu mercado. As pessoas buscam por conteúdos de qualidade cada vez mais antes de tomar uma decisão.

De acordo com a pesquisa do site Demand Metric70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa através de conteúdos customizados do que anúncios pagos. Ou seja, se você busca alcançar clientes segmentados e investidores qualificados, ter um blog é uma ótima maneira de divulgar sua marca.

Além disso, utilizando este canal para produzir conteúdo, você consolida sua rede como autoridade no setor. Como isso acontece? Ao falar sobre assuntos que permeiam o mercado que você atua, sua marca demonstra expertise e conhecimento de mercado. Isto cativa investidores que buscam por empreender em negócios que são referência no seu ramo.

Para que isso dê certo, é preciso ter alcance. Há diversas formas de ter alcance, confira algumas estratégias aqui.

6 – Alcance o público tradicional através de materiais de divulgação

Quando você sai em busca de novos clientes, os folhetos ou materiais de prospecção podem ajudar a abrir portas. As principais franqueadoras do Brasil hoje, investem nisso.

Nesse material, você consegue expressar os objetivos do negócio, valores, tempo de retorno de todos os pontos relevantes para que o interessado possa discutir sobre as informações.

Investir neste formato é manter também os investidores mais tradicionais por perto e ampliar o alcance da sua marca a diferentes públicos. Isto mostra versatilidade e capacidade de adaptação ao da sua rede frente à diversidade do mercado.

7 – Segmente a divulgação da sua rede com Guias de Franquias

Para potencializar sua Franquia, compre espaços publicitários, dentro dessas guias e reforce a sua marca. Um dos elementos chave na hora de criar uma campanha de marketing é a criatividade.

É interessante montar algo diferente, que chame atenção e cause impacto em meio a tantos outros anunciantes.

Assim, os investidores conseguem entender sobre a sua área. Interessados em entender mais o investimento necessários para as marcas, muitos buscam esses guia. Então, se a sua marca não estiver nesses guias, pode dificultar o contato de possíveis clientes.

Conclusão

Estas são algumas maneiras de promover uma boa divulgação da sua rede no mercado. É importante que você tenha profissionais qualificados e um bom investimento em marketing. Afinal, se você busca expandir a sua franquia e promover o crescimento do alcance da sua marca, é essencial um bom investimento em divulgação de qualidade.

Uma forma de aumentar o alcance da sua marca, também, é cadastrando sua empresa no Google Meu Negócio. O Google é, atualmente, um dos principais mecanismos de busca da internet e grande parte dos investidores buscam por marcas nele. Portanto, expôr sua rede neste sistema é dar visibilidade a sua marca e aumentar a quantidade de informações da sua rede na web.

Resumo

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